Colegas Tardios, lá vamos nós para mais um excepcionalmente pontual fechamento.
FINANCEIRO
Esse foi o melhor mês do ano para a carteira, e um dos melhores de "todos os tempos" pra mim. A carteira subiu mais de 5% (enquanto o IBOV subiu 6%), tendo aumentado nominalmente mais de 22K (incluindo os aportes e rendimentos). Pro meu patrimônio isso é bastante coisa. Inclusive, vejam só, ultrapassei a marca dos 300K!. Não que isso queria dizer lá muita coisa, mas é bom ver que mesmo com uma renda pífia eu tenho conseguido avançar meu patrimônio.
A carteira lá fora, porém, teve mais um mau desempenho novamente, tendo caído
mais de 5% em reais. Sinto muito por não estar mandando dinheiro pra lá e aportando..mas não deverá ser por muito tempo.
O aporte do mês foi de R$6.425,50, integralmente na renda fixa. Provavelmente precisarei de mais dinheiro do que eu estava imaginando para o plano Canadá.
Esse foi, mais uma vez, um mês em que gastei mais dinheiro do que eu gostaria de ter gastado. É inacreditável como as coisas estão caras nesse país, se é loko. Sair pra comer, fazer um passeiozinho qualquer você gasta em unidades de 100 reais (o 100 parece ser o novo 20tão). Ainda assim não tenho deixado de fazer algumas coisas porquê ninguém merece também, né. Segue como estão os ativos na carteira:
Aliás, eu arrumei esse gráfico. O cálculo de rentabilidade não estava correto, por isso a PETR4 estava com aquele valor astronômico (e eu viajando achando que ela seria uma tenbagger na carteira, hahaha).
Os dividendos esse mês foram de R$2.204, segundo maior valor do ano. Novamente eles foram integralmente alocados na RF.
Será que eu bato a incrível marca de
20K de dividentos esse ano? Haha, seria muito interessante, mas acho difícil. A evolução em dividendos é bastante nítida, lembro que meus dividendos davam, em média, pra pagar a conta de água.
TRABALHO
No trabalho as coisas "estão indo". Minha cabeça já está condicionada a encarar esse trabalho apenas como algo passageiro, então as coisas naturalmente já não têm me atingido como antes. Por exemplo, essa semana fiquei sabendo que vou assumir "um novo desafio" (será mesmo que esses filhos da puta acham que a gente é idiota? NOVO DESAFIO É A MINHA BENGA), e esse novo desafio consiste basicamente em assumir a cadeira do cara que foi mandado embora recentemente (2 degraus de senioridade acima de mim, mais do dobro do salário), porém GANHANDO A MESMA MERDA E NO MESMO CARGO. Não vou mentir, eu fiquei puto sim na hora. Mas agora já tô bem de boa, sou só sorrisos. Vou aproveitar pra desenvolver habilidades (skill é o caralho, é habilidade essa porra) que serão bastante valiosas pra mim lá no Canadá.
Fora esse causo as coisas estão ok. Sigo fazendo um bom trabalho, aprendendo várias coisas novas, tudo pensando no que será meu portfólio pra usar quando eu estiver em busca de colocação lá no Canadá.
SAÚDE
Aqui as coisas seguem ok também. Alimentação não está ruim (eu e a Alta temos tomado cuidado quando saímos pra comer, pra não "metermos o louco"), apenas os exercícios físicos é que são inexistentes. Aliás, eu comecei a fazer fisioterapia/RPG por conta dessa minha cervical/coluna de um velho de 90 anos. A impressão que me dá é que isso não serve pra porra nenhuma, mas tudo bem, vou insistir. Estou fazendo 2x por semana (acho que já tem um mês), vamos ver se sentirei de fato alguma melhora.
PESSOAL
Plano Canadá. O famigerado.
Bom, ao que tudo indica temos apenas uma alternativa realmente viável pro plano: ir através do study permit. Pra conseguir ir pelo perfil no express entry (pelo programa Federal Skilled Worker) teríamos que ter uma pontuação muito alta, o que é muito, muito difícil de conseguir se você já não está no Canadá/possui experiência no Canadá. Ainda que meu inglês e o da Alta estejam excelentes (tudo acima de 8 no IELTS), ainda que tenhamos uma job offer de um empregador Canadense, seria difícil de atingir a pontuação que temos visto nos últimos draws. Sendo assim, comecei a focar mais as pesquisas sobre os cursos lá pra ir como estudante. Os cursos/faculdades que tenho visto são bem caros (ainda mais convertendo do peso brasileiro para dólar), então por isso que preciso do maior patrimônio possível até o meio/final do ano que vem. Além de ter que comprovar os fundos pra custear o primeiro ano do curso, tenho também que ter fundos pra custear as despesas gerais no Canadá, os custos do próprio processo, enfim..estamos falando aí de mais do que todo o meu patrimônio atual. Achei que não precisaria vender as ações/FIIs, mas tô achando que não vai ter como.
A Alta não deve ter muita dificuldade de conseguir um trabalho na área dela lá (ainda que, muito provavelmente, algo entry level), e visto que ela estará com o open work permit, e eu podendo trabalhar 20h semanais, acho que não teremos que queimar muito do nosso patrimônio atual, fora os custos do curso, processo e etc.
Fora do plano Canadá, a vida pessoal segue bem. O relacionamento com a Alta é um relacionamento leve, agradável, a gente dificilmente tem algum atrito. Eu não sei se eu cheguei a comentar aqui no blog (acho que comentei) de uma mina que eu conheci no Tinder, que era da puta que o pariu do Norte do país, e que veio até a cidade onde eu moro pra gente se conhecer. Isso aí tem anos (é de antes do blog e antes da minha ex namorada dadeira). Pois é, essa mina veio me mandar mensagem! É uma baita de uma gostosa, hahaha, mas é completamete maluca. Com a tranquilidade que tenho no meu relacionamento com a Alta eu não tenho disposição nenhuma pra ficar de papinho com outras minas, encaro isso como um ótimo sinal.
Enfim, é isso pra hoje, Tardios. Vamos entrar em setembro, ano indo pra reta final já, o tempo realmente voa. Um abraço à todos!