domingo, 8 de maio de 2022

Post dos 2 anos de blog TARDIO!

 É, galera, essa parada aqui completou 2 anos de existência no dia 14/04. Dando uma olhada em algumas postagens do período fica bem evidente pra mim como bastante coisa mudou na minha vida nesse período que parece curto. Vou dividir a postagem nos tópicos que sempre descrevo e tentar fazer uma retrospectiva desse período.

FINANCEIRO


Na primeira primeira postagem que fiz eu não sei porquê tive a viadagem de não colocar o valor do meu patrimônio, hahaha! De qualquer forma na segunda, que foi no dia seguinte, lá constava: R$39,4K. De lá pra cá meu patrimônio aumento bastante, mas em grande medida por conta de um não recorrente que tive no final do ano passado e que não deve se repetir. O patrimônio evoluiu da seguinte forma:


O ritmo de crescimento que deverá se reproduzir pelos próximos tempos exclui esse "salto" que tive em outubro/21, ou seja, é um ritmo bem mequetrefe. Esse é mais um dos motivos pelos quais estou tão desmotivado com o trabalho: não sinto que estou conseguindo espaço pra me desenvolver lá dentro e ter isso refletido nos meus rendimentos. A evolução do patrimônio foi basicamente toda por conta de aportes, pois o rendimento da carteira está pífio no período. 

Os meus proventos também observaram uma boa alta. Eu mudei um pouco a forma como eu anoto os proventos: antes eu incluía apenas os recebidos de ações/FIIs, mas agora passei a incluir todo o tipo de rendimento, incluindo o que tem rendido na parcela que tenho em renda fixa e o que recebo das stocks lá fora. Assim, fica um pouco "errado" comparar a evolução dos rendimentos, mas de qualquer forma aí vai:


Comecei a incluir todo tipo de rendimento em outubro/2021. De qualquer forma há uma evolução nítida nos proventos recebidos, e isso dá um certo ânimo. Quanto a carteira em si ela mudou basicamente com a adição de diversos ativos, bem como o início dos aportes nos EUA e em bitcoin. Os únicos ativos dos quais me desfiz foram o XPCM11 e CVCB3.

TRABALHO


Aiai viu..o fucking trabalho. Desde o início desse blog eu já mudei de área 3x nesse trabalho. Mas e crescimento profissional? Praticamente NADA. Minha grande dor ultimamente tem sido essa. Pra mim é nítido que eu deveria estar crescendo num ritmo muito mais acelerado, não se esqueçam que eu sou o Engenheiro TARDIO. Eu não tenho mais 20 e poucos anos, e isso me deixa bastante tenso. O grande problema que tenho encontrado (e já falei disso nas postagens recentes) é que tenho me sentido meio de mãos atadas, as vezes tenho a impressão que não posso fazer muita coisa quanto à essa situação. Sempre que vejo as vagas de trabalho no LinkedIN da vida, por exemplo, não vejo NADA que me pareça realmente interessante. Tudo parece uma grande bosta. E assim eu vou indo, sem motivação pra me focar em algo e ir atrás. É uma situação horrível.

De qualquer forma eu sei que do jeito que está não pode ficar. Ainda não sei pra que "lado" eu vou, mas o alerta já tá disparado na minha cabeça. Alguma coisa vou ter que fazer pra mudar essa situação.

SAÚDE


Na questão de saúde acredito que tive melhoras. Iniciei meu tratamento pro hipertireoidismo, ganhei muitos quilos (e eu PRECISAVA disso), melhorei bastante minha aparência por conta disso, acredito que também melhorei minha alimentação. O que pega é que continuo muito sedentário. Tenho 0 ânimo pra fazer qualquer tipo de atividade física, e acredito que de agora em diante vai ser só ladeira abaixo se eu não me cuidar nesse quesito. Em algum momento eu devo cair na real e começar a fazer alguma coisa..ou não.

PESSOAL


Aqui tenho que mandar mais um AIAI, só que bem grande..no pessoal aconteceu coisa para um grande caráleo nesses dois anos. Quem acompanhou esse blog aqui lá no início sabe. Eu comecei esse blog no meio de um relacionamento embaçado. Estou, inclusive, escrevendo esse post aqui ouvindo a música-tema desse blog pra mim, hahaha, que era a música que eu ficava ouvindo no fone de ouvido enquanto eu escrevia os posts e a minha ex-namorada provavelmente ficava trocando mensagens no grupo de suruba dela e dos amigos (seria cômico se não fosse trágico)! Pra quem estiver curioso, a música é essa (versão estendida):


Nesseds dois anos eu pirei por causa desse relacionamento, comecei a fazer terapia, tomei coragem pra terminar esse namoro, comecei a primeira experiência da minha vida morando sozinho (e cá estou eu), descobri o que é ter uma vida de putaria a la Maluco Beleza, (que tá sumido, inclusive), e enfim conheci a Alta, que é com quem estou namorando atualmente. O quesito pessoal foi sem dúvida o que teve as mudanças mais significativas nesse tempo, cresci muito em diversos aspectos.

Inclusive, uma coisa que percebo muito aqui agora é como aquela mina era bagunceira! (minha ex)
Eu continuo no AP que morávamos juntos. É um AP pequeno, deve ter aí seus 35m2, e ela ainda tinha a porra da cachorra. Esse AP aqui parecia ter a metade do tamanho que ele tem por causa da zona que ela fazia. Hoje comigo morando sozinho ele parece ter o espaço ideal. Eu sou extremamente organizado, então antes em uma sala/cozinha que mal cabia uma mesa, hoje eu tenho a mesa (maior do que a que tinha quando ela estava aqui) e um sofá grande, em que é possível dormirem confortavelmente duas pessoas. Faz toda diferença ser organizado quando se mora em um espaço pequeno.

Então, no final do ano passado vem uma grande bomba na minha vida, que foi a perda familiar que tive. Esse foi o grande episódio do período, um episódio extremamente difícil. Não tenho dúvida que cresci (e estou crescendo) e amadureci muito com esse acontecimento. Muita coisa eu ressignifiquei, e se antes eu basicamente nem pensava no fato de que eu e todos somos finitos, hoje eu penso bastante nisso. Sei que ainda estou longe de realmente conseguir entender a essência disso (se eu estivesse nesse patamar não ficaria reclamando ou tão insatisfeito por conta de trabalho como eu estou, por exemplo), mas o fato de estarmos aqui, vivos, nesse grande acaso da evolução que é termos consciência pra estar aqui discutindo isso, deveria ser algo pra nos fazer perder menos tempo com muitas outras coisas. Eu espero que eu um dia consiga de fato incorporar isso melhor na minha vida, nos meus pensamentos, acho que a vida fica pode ficar bem melhor assim.

E nos próximos 2 anos?

Bem, futurologia não é o meu forte. Ainda assim se nenhuma grande catástrofe acontecer eu acredito que os próximos 2 anos serão "menos movimentados" do que foram esses últimos dois. O que eu espero é que o movimento seja maior no âmbito profissional, que foi o único que eu acredito que não se movimentou tanto nesses 2 anos. No pessoal, espero que as coisas sejam mais calmas. Esse brógui aqui continuará vivo, pelo menos as atualizações mensais eu queri fazer, e se o ânimo contribuir eu posso falar algumas idiotices em outros posts esporádicos.

Valeu, galera!

23 comentários:

  1. Tardio, sobre a vida profissional, acho que não é só você que acha que no geral tá tudo uma bosta.
    Pelo contrário, tem muita gente com opinião parecida com a sua, eu mesmo sou um dos que pensa parecido.
    Meu emprego tem seus pontos positivos e negativos, colocando na balança é no máximo nota 5, é assim que o considero hoje, e só atribuo nota 5 por ser perto de casa, por eu por ir a pé ao trabalho e almoçar em casa.
    Porque em termos de possibilidade de desenvolvimento é 0, ambiente de trabalho é 5 por que é realtivamente tranquilo e já estou adaptado, porém tenho colega nota 0 e é tudo muito engessado e enrolado nota 2 nesse quesito no méximo.
    A praticidade é 10, o único 10 aliás.
    Porém o tempo vai passando e acho qua até pelo avanço da idade tendemos a nos desanimar com mercado de trabalho. O mundo do trabalho tem muito papo furado, puxa saco, gente falsa etc etc e fazer parte desses ambientes é um cú.
    E meu maior desânimo é esse, pensar em voltar a estudar, buscar uma nova área para cair nessa realidade merda (o que é bem provável infelizmente) é altamente broxante.
    Estou pensando em fazer algum curso, mais por "prazer" e em parte pra agregar algo novo, caso realmente me anime a mudar de ares. Mas acredite que tá difícil sair da inércia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo bem Anom, é horrível ter que fazer parte de um ambiente que você simplesmente não se identifica. No meu caso tem um ponto "positivo", que é o fato de que continuo em home office e mesmo quando começar o modelo "híbrido" devo ir na média 1x por semana apenas ao escritório. Ainda assim é uma grande bosta não ter outra saída (pelo menos por enquanto).

      Excluir
  2. Olá, ET.

    Parabéns pelo blog.
    Lembro da sua choradeira com a ex. Ainda bem que você se livrou dela e está melhor.

    O meio corporativo é uma merda. Eu mesmo não gosto. O negócio é atingir a IF e sair fora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cowboy!

      Hahaha, pois é, era uma choradeira mesmo aquela porra xD

      Quanto ao trabalho percebo que muitos de nós estamos no mesmo barco. Eu ainda tenho o agravante de achar meu salário uma bosta.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O mundo corporativo é uma droga mesmo. Não só pros peões, mas tambem para quem tem cargos medianos (meu caso). Ter chefe geralmente é um saco, mas ter subordinados é uma droga também.
    O negócio é juntar muito patrimônio para garantir uma renda passiva mínima mensal, e estudar pra virar autônomo ou montar uma pequena empresa que seja possível gerir com poucos ou nenhum funcionário e cair fora. Ou estudar pra concurso e entrar no mundo corporativo público, que também deve ser uma droga, imagino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, eu pensei em "empreender" já, mas vivendo nesse grande fazendão que nós vivemos eu não sei se a essa altura eu correria esse risco. Teria que acender alguma luz muito forte na minha cabeça pra eu fazer isso.

      Excluir
  5. A cada dia que passa mais eu acredito firmemente que a independencia emocional é tão ou mais importante que a independencia financeira .

    Vejo muitos caras com potencial , porém vacilam no desenvolvimento emocional e depois ficam coçando a cabeça pensando aonde erraram .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A independência e equilíbrio emocional são sem dúvidas mais importante que a independência financeira, até porque a falta de independência ou desequilíbrio emocional, podem levar a decisões erradas, podendo comprometer até mesmo o patrimônio de quem possui boa condição financeira.
      Fora que com boas condições emocionais/psicológicas é mais fácil se desenvolver no aspecto finaceiro e também em outras áreas.

      Excluir
    2. Porém ninguém é perfeito, nem infalível e nem os mais centrados e calculistas estão totalmente blindados contra erros e situações emocionais adversas.
      Entender, aceitar e saber administrar nossas limitações é um ato de sabedoria.

      Excluir
    3. Ras Ratel, com certeza a independência emocional é muito importante. Os betas mentais são os que mais se fodem, acho que em todos os quesitos.

      Excluir
  6. Boa Engenheiro! Sua caminhada é incrível, pelo menos nos relatos! Fique tranquilo! Tudo se encaixará no final!

    ResponderExcluir
  7. Nao esquenta cara. Trabalho, se fosse bom mesmo, ninguém te pagaria pra fazer. Crescimento profissional é canto da sereia. Foque nos seus objetivos, nao nos da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima definição de trabalho, Vagabundo, hahaha! O que tem me incomodado é de fato ganhar pouco. Quando vejo o que as pessoas costumam ganhar em países sérios na minha área me bate uma tristeza enorme. Ser brasileiro não é fácil.

      Excluir
  8. Cara, esse negócio do emprego bosta, acredito que é muito mais uma questão de mentalidade, do que do emprego em sí.

    Até por que, o emprego não é o fim, é o meio. Você deve usar esse emprego somente como uma forma de ganhar dinheiro e aportar o máximo possivel.

    O antigo blogueiro Rover, já dizia:

    "Se você não tem nenhum objetivo, tenha o objetivo de alcançar a Independência financeira"

    Com IF, você trabalha onde quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ata, não expliquei porque acredito que é mental.

      Então, com você tendo o objetivo de alcançar a IF e aportar o máximo possível, o emprego se torna somente uma ferramenta, um meio para chegar nesse objetivo. Acaba que muitas vezes, ele acaba ficando até prazeroso.

      Excluir
    2. Peão, eu concordo com você que o trabalho é apenas um meio para um fim. O que tem me deixado muito incomodado é que eu preciso me desenvolver nesse "meio" para que eu chegue o mais rápido possível no "fim", não tem muito como ser diferente disso. No meu ritmo atual isso vai levar muito mais tempo do que eu acho que posso suportar.

      Excluir
    3. "rover" - migrou para os EUA e continuou trabalhando por lá (montou um negócio) mesmo após atingir a IF
      "emprego não é o fim, é o meio." - qual é o fim?
      o sentido da vida? enfim, ninguém consegue responder;
      então tudo é meio já que o fim é desconhecido (salvo morrer é claro, mas ninguém vai falar que morrer é o "fim" da vida).

      boa sorte

      Excluir
    4. Jiro - Dreams of Sushi (2012) | Netflix

      Excluir
    5. Scant, eu particularmente tenho encarado o trabalho como o meio que tenho (no momento) pra atingir minha meta, que é a IF. Será que atingindo a IF (se eu chegar lá, né) eu vou mesmo querer ficar sem trabalhar? Eu acredito que sim, mas nós somos seres dinâmicos. O que eu sinto hoje pode não ser o que eu vou sentir daqui alguns anos.

      Excluir
  9. ô, engenheiro, lendo aqui a parte do seu post sobre trabalho, parece até que foi motivação pra escrever o meu do dia 13. Cara... Será que nossos pais tbm eram infelizes assim no trabalho?

    Desculpa a indiscrição, dps me responde aqui onde vc falou com mais detalhes desse evento que vc descobriu q sua ex tinha um grupo de suruba... Q história!!!

    No mais, vou falar um bla bla bla, que no fundo é verdade: use essa insatisfação de achar que está atrasado com suas metas como combustivel... não deixa ela te consumir... e aproveite a jornada... a vida não é uma corrida de 100 metros muito menos uma maratona... a vida é uma viagem, aproveite ela.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, acabei de ler esse seu post do dia 13. Caraca hein! Eu entendo mutíssimo bem o que você idsse lá. Onde eu trabalho é exatamente assim: se "dá bem" quem faz muita pirotecnia, e não quem de fato põe o cu na cadeira pra fazer um bom trabalho. Eu também não sinto que tenho espaço pra me desenvolver aqui, pois fazer fumaça onde não tem fogo não é (e nem pretendo que seja) uma habilidade minha. Enfim, não tem melhor coisa pra motivar o foco no plano da IF do que isso.

      Excluir