quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Fechamento OUTUBRO/22: R$324.973 ou +3,29 ou +R$10.300 (histórico: +14,16%)

Colegas Tardios, aqui estamos nós para, como de costume, mais um fechamento mensal. Queria estar postando mais além dos fechamentos, mas não tenho tido ânimo e nem muito tempo pra fazer algo além disso. Bora.

FINANCEIRO


Este mês o desempenho da carteira foi novamente positivo (aliás, o terceiro melhor do ano), e ela subiu mais de 3%. Se eu tivesse que fazer um chute aqui, eu chutaria que ano que vem a bolsa deve cair bastante por aqui, pois a monstruosa bomba fiscal deixada pelo Capitão irá ficar AINDA maior com o ex presidiário. Essa bomba sem dúvida vai estourar e é óbvio que o mercado vai precificar isso.


O aporte desse mês foi um total de zero reais, e o motivo eu já havia adiantado à vocês: estou montando a reserva para a viagem do início do ano que vem. Estou deixando esse dinheiro na conta corrente mesmo, pois em breve pretendo começar a comprar moeda para a viagem. Pretendo também atualizar alguns gadgets meus, e nisso gastarei uma grana considerável. É impressionante como nosso poder de compra é simplesmente um lixo, mesmo considerando que comprarei as coisas em um local onde elas não são superfaturadas como aqui.


Os dividendos desse mês vieram mais baixos, tendo somado R$1.310,56, mas ainda assim acima de um saçário mínimo. O total do ano está em R$15.920,72, e acho que será difícil bater a marca dos R$20K esse ano. De qualquer forma a marca está muito boa perto do que eu tinha há apenas um ano atrás.



Esse próximo gráfico ainda deixa bem claro como os ativos nos EUA estão sofrendo (META já caiu mais de incríveis 50% desde que eu comprei), realmente é uma pena eu não estar aproveitando essas quedas todas.


TRABALHO


No trabalho as coisas seguem na mesma. Na prática eu já assumi a função do cara que foi mandado embora (e tinha um cargo bem maior que o meu e recebia pelo menos o dobro do meu salário). Pra me sentir menos imbecil eu tento pensar que, pelo menos, estou adquirindo uma experiência que irá me ajudar quando eu estiver no Canadá. Aliás, uma coisa que eu percebo é como é difícil conseguir um trabalho no Brasil. Eu tenho um bom currículo, não tenho dúvida de que sou bastante competente, fiz várias entrevistas nesses últimos tempos mas fui chamado para um total de ZERO vagas. Isso me deixa bem desmotivado e puto, pois eu realmente queria sair de onde eu estou.

SAÚDE


Pois é, galera, ele tardou mas não falhou: o COVID chegou até mim. Neste momento que vos escrevo estou no sexto dia do início dos sintomas. Fui ontem na empresa fazer o teste e o safado deu positivo. Fiquei bem ruim esse FDS, e estou absolutamente sem olfato e sem paladar. Inclusive uma coisa que é incrível é como o home office normalizou o trabalho doente. Agora foda-se se você está bem ou não, você trabalha de qualquer forma. Não deixei de trabalhar nenhum dia, inclusive na sexta feira, quando eu estava com 39 graus de febre, eu estava em reunião. Ninguém está nem aí pra porra nenhuma.

Fora o COVID está tudo certo. Tenho tido bem pouco saco de cozinhar em casa ultimamente, então tô pedindo comida praticamente todos os dias, mas até das comidas que eu peço eu estou ficando enjoado. Tá um saco isso aí. Semana que vem farei a consulta com a endócrino, vamos ver como estão as coisas no geral.

PESSOAL


Plano Canadá, meus amigos. Já decidimos para qual cidade vamos, e eu decidi qual curso irei fazer e em qual College. O objetivo é que a gente vá no final do ano que vem, para que eu pegue o intake de janeiro/2024 no College. A outra opção, caso essa fique complicada por conta do tempo, seria irmos por volta de abril de 2024 para que eu entre no intake de maio de 2024. Se eu tinha algum resquício de dúvida sobre esse plano ele simplesmente desapareceu quando vi o resultado dessas eleições e tudo o que está se seguindo à elas. A vida é muito curta pra que eu desperdice ela vivendo nesse projeto de país que não está dando certo.

Estou estudando inglês diariamente pra que eu tire a maior nota possível no IELTS. Acredito que só fato de ter um bom inglês já irá facilitar muito as coisas por lá. A Alta continua extremamente animada com o plano, e isso é bom, a animação dela me ajuda bastante a também me manter animado.

Bom, é isso pra essa atualização, não estou com muito ânimo pra escrever. Cuidem-se aí, Tardios.

21 comentários:

  1. Tardio, estou empregado a um bom tempo e por isso a anos não tenho a experiência de procurar emprego.
    Antes de trabalhar onde trabalho hoje, fiquei um bom tempo desempregado, entreguei muito currículo, fiz poucas entrevistas e fiz também alguns concursos.
    Senti na pele tudo o que sente um desempregado e passeio por muito do que passam. Só não tive maiores dificuldades porque na época era estudante e ainda tentava me inserir no mundo do trabalho, solteiro, sem filhos, morando com os pais.

    Te pergunto: Como estão as buscas hoje? Continuam aquelas entrevistas com dinâmicas de grupo boçais e sem sentido?
    As gostosas continuam tendo a preferência de boa parte dos empregadores?
    Ser formado em faculdades "de nome" faz muita diferença nessas horas?
    E por fim e bem importante: O Network, a famosa indicação ainda é indispensável?
    Sempre fui um cara na minha, mais introvertido, na época sem referências profissionais, se fosse depender exclusivamente de indicação, eu estaria fodido.
    Graças a Deus as coisas caminharam e de lá pra cá tive algum progresso financeiro, embora não esteja ainda no patamar que almejo.

    Finalizando, também tive Covid, tive alguns sintomas, mas de forma leve e em poucos dias estava ok (já tinha me vacinado.
    Covid não é ficção cientifica e pode realmente em alguns casos ser perigosa.
    Desejo melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, as entrevistas que eu fiz não tiveram essas dinâmicas imbecis, mas como falei, não fui chamado pra porra nenhuma. Do jeito que as coisas estão hoje em dia eu diria que se você for um travesti você tem mais chances de ser contratado, pois TODAS as empresas querem lacrar de alguma forma (nem que seja contratando gente só por conta da imagem que aquilo pode passar).

      O QI sem dúvida continua tendo uma enorme importância. Mesmo uma vez que você já está em uma empresa, seu crescimento lá vai depender muito mais das suas conexões do que das suas entregas. É assim que funciona.

      Excluir
  2. Comprar META eu acho complicado, a empresa está passando por problemas nos produtos principais e o tal do Metaverso é sugador de dinheiro e que até agora produziu uma porcaria de serviço.

    O Brasil crescendo 1%-2% é complicado impulsionar o mercado de trabalho. A produtividade da nossa economia não consegue aumentar a décadas, o que resta é subemprego.

    Direito trabalhista virou coisa do passado e o povo ainda bate palma pra isso. No Canadá existe um pouco mais de dignidade para os trabalhadores.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não acho que cortar direitos trabalhistas seja a solução mágica pra todos os problemos da nossa economia. Para isto acontecer, teria que ter um mercado de trabalho muito mais desenvolvido. Do jeito que está hoje, acho que os trabalhadores, especialmente os menos qualificados, só perderiam. Agora, acho que o FGTS bem que poderia ser cortado ou reduzido, para desonerar as folhas de pagamento.

      Concordo que o metaverso é um ralo de dinheiro. Li em algum lugar que o pessoal que trabalha no Meta (deve ser um lugar horroroso de trabalhar, imagino) está sendo obrigado pelos chefes a usar o metaverso... distópico demais! Quero distância disso... acho que os eventuais benefícios que o metaverso pode trazer não compensam seus custos em saúde, física e principalmente mental. Fora os problemas de privacidade, hackers, etc.

      Excluir
    2. PI, concordo que a aposta da META tem um bom risco envolvido. Não diria que tenho ''certeza'' que a tese deles irá vingar, mas acho que existem boas chances. Por isso inclusive que meu percentual alocado neles é baixo.

      No meu ver o Brasil continuará sempre dando pequenos voos de galinha mas, no longo prazo, irá ficar cada vez mais para trás de países que até pouco tempo eram muito mais irrelevantes. Os problemas do Brasil são profundos e não vejo eles sendo resolvidos em momento algum do futuro próximo.

      Excluir
    3. Mago, 'os ''direitos'' trabalhistas só servem pra diminuir a capacidade dos empreendedores de contratar, serve pra arrecadar ainda mais imposto e também serve pra diminuir a competitividade do nosso mercado. Não vejo a hora de perder meus direitos trabalhistas morando no Canadá.

      Sobre a META e a aposta deles, é o que falei aí em cima pro PI: considero a tese interessante porém sei que é de alto risco, e por isso tenho um pequeno percentual da carteira alocado nisso.

      Excluir
    4. Engenheiro Tardio,

      Eu pessoalmente não vejo graça nesse Metaverso. Parece coisa de videogame e vi alguém comentar em sites especializados em inovação de que a "inovação" só costuma se popularizar quando ela consegue tornar a vida dos usuários mais fácil ao mesmo tempo em que não é mais demorada ou complexa para acessar.

      A ideia de Metaverso com óculos de realidade virtual, em um ambiente que não serve para nada é complicada.

      Esse negócio de que vamos trabalhar online no metaverso não vejo se tornando realidade pois o Teams já fez esse papel de forma mais eficiente.

      Se o Metaverso der certo podemos considerar o Mark no Hall dos Maiores Inventores de todos os tempos.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Brasil é um fazendão estagnado há anos, 95% do empregos pagam até 2 SM, quer um emprego melhor? Vai disputar a tapa com milhares de desempregados e subempregados.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exceto algumas profissões e áreas o mercado de trabalho brasileiro na média é uma bela merda.
      O teto salarial para a grande maioria dos brasileiros é algo em torno de 4,5 k líquidos.
      A grande maioria dos brasileiros assalariados na iniciativa pública ou privada, mesmo com curso superior e especialização dificilmente conseguirá ir além de 4,5k líquidos independente de profissão ou empresa.
      E essa realidade só não é pior porque em algumas profissões e em algumas regiões do Brasil é possível ganhar mais que isso como assalariado e também porque uma parcela do funcionalismo público ganha mais que isso, em especial em órgãos estaduais e federais e/ou servidores com mais de 10 ou 15 anos de carreira.

      Excluir
    2. Mendigo, infelizmente não acredito que o Brasil deixará de ser esse fazendão. Veja o que outros países que há não muito tempo eram muito mais subdesenvolvidos estão fazendo e ficará fácil de perceber que seremos os retardatários da história.

      Excluir
    3. Anon, de fato a realidade do brasileiro é uma tristeza. Além de termos um poder de compra horroroso a maioria esmagadora da população vive com salários ridículos. É só você pensar que um atendente de Starbucks no Canadá tem um padrão de vida melhor que muito gerente de empresa grande aqui pra você perceber como esse país aqui é difícil.

      Excluir
  4. Essa história de trabalhar doente, dependendo do cargo e da empresa, já existe desde antes do advento do home office em larga escala. Já trabalhei em um lugar em que quem faltasse por doença era mal visto, então quem tinha interesse em ser promovido ia pro trabalho mesmo com febre. Engolia uma novalgina e vida que segue. É meio triste se pararmos pra pensar, pois realmente o ser humano é cada vez menos valorizado no trabalho. Somos enxergados apenas como custos ou como um "mal necessário" para a empresa. E justamente pelo mercado de trabalho no BR ser tão ruim, muitas empresas tratam seus funcionários como se estivessem lhes fazendo um favor dando o emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mago, só que eu sinto que o home office normalizou isso numa escala muitíssimo maior. Ninguém em momento algum realmente falou para eu ir repousar por conta do COVID.

      Eu acho que o mercado de trabalho, no geral, é uma bosta, porém me parece que aqui no Brasil ele é ainda pior.

      Excluir
    2. Verdade! E o pior é que o que tem de caboclin que bate palmas para isso, vide linkedin, só entrar lá me dá asco.

      Excluir
  5. Olá, ET.

    Bom que você já está adiantado em sair do Brasil.

    É ruim pegar atestado, mas trabalhar doente é pior. Eu não pegava atestado, mas nunca fiquei com medo de ser mandado embora de empresa. Fazia horas extras quando dava, não estavam nem aí com cara feia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, os últimos acontecimentos que presenciamos só serviram para reforçar minha tese de que sair daqui é algo imperativo.

      Quanto a trabalhar doente, é como eu comentei aí em cima, com o home office isso virou basicamente o padrão.

      Excluir
  6. Como você estuda para o IELTS, está fazendo algum curso ou é sozinho mesmo?

    A Covid é realmente perigosa, mesmo após várias doses de vacina os seus sintomas foram bem fortes pelo visto. Melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, FT!

      No momento eu estou estudando sozinho mesmo, mas eu pretendo pegar aulas particulares pra treinar principalmente a parte do speaking.

      Da Covid eu já melhorei, mas realmente não podemos brincar com essa doença.

      Excluir
  7. Fala Engenheiro! Parabéns por mais esse mês vencido. Arrumar trampo aqui é osso, além da alta concorrência tem as vagaranhas de RH que escolhem tudo quanto é escória, menos os cara de bem que sabem o serviço. Um abraço e melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí, Funça!

      É cara, o ano simplesmente se esvaiu. Eu tô na última etapa de mais um processo seletivo, dessa vez pra uma empresa americana..vamos ver se vai dar em algo.

      Excluir
  8. È AVVOCATO ASSASSINO: #CRISTINAROSSELLO CRISTINA ROSSELLO DI FORZA ITALIA MAFIOSA #FORZAITALIA MAFIOSA E COMUNIONE E LIBERAZIONE #COMUNIONEELIBERAZIONE (DOVE MAFIA CON EX AGENTE DI CAMBIO, DA SEMPRE CRIMINALE, #GIOVANNIRAIMONDI GIOVANNI RAIMONDI DI MATER OLBIA SPA #MATEROLBIA SPA, EX POLICLINICO GEMELLI #POLICLINICOGEMELLI, EX RICICLATORE DI SOLDI MAFIOSI, VIA FAMIGLIA MALAVITOSA #LIGRESTI LIGRESTI, COSA SEMPRE FATTA PURE, DA SUPER DELINQUENTE ED ASSASSINA CRISTINA ROSSELLO #CRISTINAROSSELLO STESSA) ! È POLITICO BERLU$CORROTTO & KILLER: #CRISTINAROSSELLO CRISTINA ROSSELLO! PER CONTO DI PEDOFILI STRAGISTI #MASSIMODORIS MASSIMO DORIS DI CRIMINALISSIMA #MEDIOLANUM MEDIOLANUM, #SILVIOBERLUSCONI SILVIO BERLUSCONI, #MARINABERLUSCONI MARINA BERLUSCONI, #PIERSILVIOBERLUSCONI PIERSILVIO BERLUSCONI E #FEDELECONFALONIERI FEDELE CONFALONIERI, TRAMA A MORTE EROI ANTI MAFIA E NAZISMO DI SOCIETÀ DI COSA NOSTRA: #FININVEST, FININVEST, #MEDIASET MEDIASET, #MFE #MEDIAFOREUROPE MFE MEDIA FOR EUROPE E #MONDADORI MONDADORI!

    L'AVVOCATO PEDOFILO, LESBICONE, MASSO^NAZI卐FASCISTA, CORROTTO, LADRO E KILLER CRISTINA ROSSELLO DI MAFIOSA E HITLERIANA #FORZAITALIA FORZA ITALIA E DELINQUENZIALI TIPI DI MASSONERIA NEO P2ISTA ASSASSINA, ROTARY #ROTARY ASSASSINO, #LIONSCLUBS LIONS CLUBS ASSASSINI, KIWANIS #KIWANIS ASSASSINI, CLUB DIPLOMATIA #CLUBDIPLOMATIA ASSASSINO, CLUB CANOVA #CLUBCANOVA ASSASSINO, RICICLA TANTISSIMI SOLDI MAFIOSI, VIA SUO CRIMINALISSIMO #ROSSELLOFAMILYOFFICE ROSSELLO FAMILY OFFICE DI LONDRA
    http://www.cristinarossello.it/EN/rfo.html

    LA LECCA FIGA DI RAGAZZINE 13 ENNI, LA VOMITEVOLE PEDOFILA ED OMICIDA CRISTINA ROSSELLO #CRISTINAROSSELLO UNITA AL PEDOFILO ASSASSINO FEDELE CONFALONIERI #FEDELECONFALONIERI DI #MEDIASET MEDIASET ALIAS MAFIASET O #MFE ALIAS MAFIA FOR EUROPE, COMPLOTTANO A MORTE, EROI ANTI MAFIA E NAZISMO DI SILVIO BERLUSCONI #SILVIOBERLUSCONI, #BERLUSCONI, NEL MONDO INTERO!

    LA LECCA FIGA DI RAGAZZINE 13 ENNI, LA VOMITEVOLE PEDOFILA ED OMICIDA CRISTINA ROSSELLO #CRISTINAROSSELLO PROTEGGE PURE SOLDI STRAGISTI E LATITANZE DI MAFIOSI N1 AL MONDO: #MATTEOMESSINADENARO MATTEO MESSINA DENARO E #GIUSEPPEMOTISI GIUSEPPE MOTISI (COPERTA DA NAZI卐LEGHISTA BERLUSCONICCHIO PEDERASTA ED OMICIDA PAOLO BARRAI A DUBAI... FA PURE RIMA... CRIMINALE EFFERATO #PAOLOBARRAI, IMBOSCANTESI A #DUBAI, PER NON FINIRE IN CARCERE A MILANO). LA KILLER SATANICA CRISTINA ROSSELLO #CRISTINAROSSELLO, DA TANTI ANNI, ORGANIZZA PURE TANTI OMICIDI MASSO^MAFIOSI DA FAR PASSARE PER FALSI SUICIDI, MALORI ED INCIDENTI. LA TRUFFATRICE LECCA VAGINE DI ADOLESCENTI CRISTINA ROSSELLO, LA PEDOFILA #CRISTINAROSSELLO FU ARTEFICE DEI FALLIMENTI DI #FONSAI E #VENETOBANCA! NON SI SCHIFA "IL MASSONE MAXIMO" #ALBERTONAGEL ALBERTO NAGEL DI #MEDIOBANCA MEDIOBANCA A TENERE IN #SPAFID SPAFID UNA CRIMINALE KILLER, HITLERIANA E MAFIOSA COME CRISTINA ROSSELLO #CRISTINAROSSELLO?

    https://twitter.com/RossellosCrimes
    https://twitter.com/CRosselloUccide
    https://twitter.com/RosselloLaLecca
    https://twitter.com/CatalanoSgama
    https://twitter.com/RossellOmicida
    https://twitter.com/Rossell_Omicida

    ED A PROPOSITO DI PEDOFILO ASSASSINO #SILVIOBERLUSCONI SILVIO BERLUSCONI..

    #SILVIOBERLUSCONI SILVIO BERLUSCONI É UN SATANISTA PEDOFILO NAZISTA, MAFIOSO E GENOCIDA! SI, É PROPRIO COSÍ! É UN ASSASSINO PEDOFILO, FIGLIO, MARITO, PADRE E MEGA PAGATORE DI PUTTANE: IL SATANISTA NAZISTA, IL SATA卐NAZISTA SBAVA MINORENNI, MAFIOSO, CAMORRISTA, NDRANGHETISTA, STRAGISTA: SILVIO BERLUSCONI DI CRIMINALISSIMA #FORZAITALIA MAFIOSA FORZA ITALIA MAFIOSA, CRIMINALISSIMA #MONDADORI MONDADORI, CRIMINALISSIMA #FININVEST FININVEST, CRIMINALISSIMA #MFE MAFIA FOR EUROPE MFE MAFIA FOR EUROPE, CRIMINALISSIMA #MEDIASET MEDIASET, CRIMINALISSIMA #MEDIASETESPANA MEDIASET ESPANA, CRIMINALISSIMO #ACMONZA AC MONZA, CRIMINALISSIMO #ACMILAN AC MILAN,
    CRIMINALISSIMA #BANCAMEDIOLANUM BANCA MEDIOLANUM, CRIMINALISSIMA #MEDIOLANUM MEDIOLANUM!

    ResponderExcluir