domingo, 2 de julho de 2023

FECHAMENTO JUN/23: R$404.001 ou +3,94% ou + R$28.002 (histórico: +15,47%)

Lá se foi metade do ano de 2023, queridos Tardios. Esse ano está de fato passando MUITO rápido, não sei se é porquê entrei no trabalho novo e tenho tido mais desafios lá, mas eu não vejo os dias passarem ao longo da semana. Vamos lá pro nosso sagrado fechamento.


FINANCEIRO


Seguindo o padrão dos últimos dois meses esse foi um mês de forte alta. Minha carteira teve o maior percentual do ano, de 3,94%, bem atrás do IBOV que subiu cerca de 9%, mas isso deve ao fato de que o percentual da carteira em RF está cada vez aumentando mais por conta do Plano Canadá.



Inclusive esse mês eu bati a fucking marca dos 400K! Na minha postagem de março eu cheguei a comentar o seguinte: "Quem sabe eu não consigo atingir os 400K esse ano? (considerando que a bolsa não vá pros 60K pontos, né)". Pois é, metade do ano e já passei dessa marca, graças à essa forte alta das bolsas nos últimos meses e, claro, do aporte que está seguindo forte. Em valores nominais a carteira subiu mais de 100K nesse primeiro semestre do ano, dos quais quase 69K foram de aportes.

Falando em aportes, esse mês aportei o monstruoso valor de R$12.704,61. Aproveitei ao longo do mês com essa grande queda que vimos do dólar e fiz uma remessa de US$2K pra corretora nos EUA, tendo retirado o valor da RF pra fazer a remessa e, posteriormente, recolocado esse valor. Com o dinheiro fiz as seguintes compras:



Sobrou uns US$620, estou dando uma estudada em alguma outra stock pra adicionar na carteira.



A evolução do patrimônio segue como se espera: devagar e sempre.





A Petrobras com seus dividendos enormes e com a grande valorização que teve desde que comprei segue distorcendo esse gráfico de rentabilidade. Quem encheu a mão com PETR no auge da pandemia se deu muito bem.

Os proventos do mês totalizaram R$2.407,91, tendo sido o segundo maior valor do ano. O total nessa primeira metade do ano foi de R$12.682,35, e nesse ritmo espero ultrapassar os R$25K de proventos no ano. Isso seria um aumento de cerca de 20% em relação ao total de proventos do ano passado.




TRABALHO



No trabalho as coisas seguem caminhando bem. Fiz uma entrega relevante esse mês, tendo feito a apresentação desse trabalho para a alta gerência da empresa no Brasil. Fui bastante elogiado e sinto que o pessoal lá tem uma enorme expectativa em cima de mim. Uma coisa que estive pensado em dar uma sondada é sobre quais seriam, se é que existem, as possibilidades de ser transferido para uma unidade da empresa lá fora (essa empresa está em muitos países, entre eles os EUA e o Canadá). Já ouvi falar que algumas pessoas que trabalhavam no Brasil já foram transferidas, e isso sem dúvida seria simplesmente MARAVILHOSO. Com certeza sair da banânia na condição de transferido pela empresa seria infinitamente melhor do que ir pro Canadá pra fazer um college, mas imagino que ainda que isso exista, deva ser bastante limitado. De qualquer forma vou tentar me informar sobre isso.

SAÚDE


Nas questões de saúde tenho 0 novidades. Continuo sedentário, até agora não voltei a fazer as consultas com um novo endócrino e a alimentação segue o mesmo padrão (muito pouca gordura, doces e porcarias em geral).

PESSOAL

Aqui também as coisas seguem tranquilas. No início do mês fiz a viagenzinha de feriado que estava marcada com a Alta, e como sempre foi muito boa. Comemos muito, visitamos alguns lugares incríveis e tiramos muitas fotos. Uma coisa que não posso deixar de notar: COMO É CARO FAZER QUALQUER COISA NESSE PAÍS! Ainda mais em feriados e em lugares turísticos, o preço das coisas é simplesmente insano. Um almoço em um dos restaurantes bons do local não sai por menos de R$400 pra duas pessoas. A diária de um local legal é pelo menos mil fucking reais, ou seja, em uma viagem de feriado de 3 ou 4 dias não é difícil você gastar 10K pra duas pessoas. Ainda assim, todos os lugares me parecem estar sempre absolutamente lotados. Isso me parece um paradoxo, pois sabemos que na média o brasileiro é absolutamente fodido.

Sobre o Plano Canadá, bem, ele segue mais morno do que quente. Ainda assim segue sendo uma pauta central nas nossas conversas, e continuamos não vendo outra opção pros nossos futuros. Ficar no Brasil continua sendo algo que não consigo imaginar pros meus próximos anos.

Bora pra segunda metade desse ano. Um abraço à todos!

16 comentários:

  1. Boa noite ET! Parabéns pelo resultado! Foi muito bom! Ser transferido pela empresa realmente é sempre a melhor opção...além de ter vários extras no processo, eles já cuidam da papelada de imigração. Melhor dos mundos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI!

      Pois é, uma transferência dessa cairia como uma luva. Não custa sonhar, né.

      Excluir
  2. Engenheiro,
    Seus aportes nesse ano estão voando. Nesse ritmo vai chegar rápido nas suas metas. 69k? E olhe que estamos no meio do ano ainda.

    Importante dolarizar parte da carteira. Não sabemos o futuro nem do real nem do dólar. Mas olhando para trás, o dólar vem ganhando da nossa moeda no longo prazo.

    Quanto a viagem com a alta. Considero muito carro um almoço ou jantar de 400,00. Sabemos que o céu é o limite quando se trata de preços. E esses restaurantes mais arrumados, pegam pesado mesmo nos preços.

    Quando viajo com minha namorada, estou preferindo alugar um airbnb. Os apartamentos muito bem arrumados com preços em conta. O único contratempo é que não tem café da manhã. Mas para a gente isso não é tanto problema. Eu até gosto de preparar um café da manhã diferente nas viagens.

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, consegui fazer excelentes aportes nesse primeiro semestre. Acredito que pro segundo semestre os aportes serão menores.

      O único motivo pelo qual não estou mandando mais dinheiro pra corretora nos EUA é o Plano Canadá mesmo, pois vou precisar ter uma boa quantia disponível pra uso imediato.

      Quanto à viagem, realmente eu também acho caro gastar 400 conto num almoço, mas te digo que essa foi a média que gastamos por refeição. Comemos bem mas acho que pagamos acima do razoável. Eu até dei uma pesquisada em Airbnb mas uma das coisas que a Alta mais gosta é café da manhã de hotel, hahaha, aí não tem jeito.

      Excluir
  3. Tudo está caro, é duro sentir na pele as consequências da perda do valor dinheiro.
    Sobre todos os lugares estares cheios e com o pessoal gastando a rodo é uma ilusão. Mesmo que 90% das pessoas estejam fodidas, essas pessoas ficam em casa comendo arroz com ovo e você não as vê. Os outros que estão bem, mesmo que sejam só 10%, são muitas pessoas em números, que você vê aproveitando a vida, fazendo viagens, comprando carros de mais de R$100k, etc.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa perda contínua de poder de compra nesse país aqui é uma das coisas que me deixa enlouquecido pra ir embora logo.

      Sua observação em cima do que eu disse dos lugares estarem sempre cheios faz bastante sentido. Nessa era de redes sociais em que vivemos, onde parece que todo mundo está sempre espetacularmente bem, você sai e vê lugares muito caros abarrotados de gente acaba sedo algo que consegue enganar muito bem o censo crítico.

      Excluir
  4. Hora de aproveitar os bons ventos e olhar o resultado do trabalho dos últimos anos engenheiro, que os bons ventos durem o máximo possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Surfista. O que me deixa "triste" com o mercado em alta é ter que pagar mais "caro" pelos ativos.

      Excluir
  5. Fala ET! Parabéns pela marca dos 400k! Com certeza ir pela empresa para o exterior vai ser muito melhor, espero que consiga, conheço várias pessoas que foram dessa forma, até um primo meu que é sargento do exército foi para os EUA pelo exército estes dias, outro amigo foi trabalhar na filial da empresa na Alemanha e também está gostando muito. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bilionário ! Pois é cara, acho que seria bom de mais pra ser verdade, haha.

      Excluir
  6. Olá, ET!

    Belo aporte e valorização da carteira, acho que foi a maior que vi pelos blogs. Esse grau de poupança aliado ao otimismo que se espera da bolsa vai resultar num crescimento bem interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT! O aumento da carteira foi realmente expressivo, seria ótimo ter mais aumentos como esse.

      Excluir
  7. Engenheiro,

    Aportes violentos em 2023. A bolsa tem vivido um bom momento nesse primeiro semestre no final das contas o Lula fala A e faz B, resultado é que quem não ficou com os miolos derretidos pelo Bolsonaro conseguiu colher uma boa lucratividade.

    Viajar no Brasil infelizmente é caríssimo para o BR médio, e concordo com a reflexão do Mendigo a respeito do tema.

    O melhor dos mundos é ser transferido para o exterior de dentro da empresa, entretanto imagino que isso seja bem seletivo e que por você ser jovem de firma suas chances não são boas, mas seria legal você investigar como a empresa seleciona essas pessoas e contar aqui para nós.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, PI, os aportes nesse primeiro semestre foram violentos, mas acredito que serão menores nos próximos meses.

      Sobre o governo do Lula, eu diria que ele tem um total de zero a ver com o movimento que estamos acompanhando da bolsa. Acredito que o governo dele está ruim como simplesmente não poderia deixar de ser: uma fala mais absurda que a outra, aumento desenfreado de gastos (com consequente necessidade de se aumentar impostos, que é o que vamos ver ao longo desse governo), amiguinhos sendo o tempo inteiro indicados pra cargos e posições estratégicas e por aí vai.

      Viajar no Brasil realmente é foda, nego te explora aqui em níveis absurdos.

      Sobre ser transferido pela empresa eu concordo com você que minhas chances devem ser baixas, mas irei dar essa sondada, o não eu já tenho né.

      Excluir
  8. Olá, engenheiro!
    Acho que a possibilidade de ser transferido pela empresa é uma boa ideia sim! Não se deixar levar pelo pessimismo e comece a estudar os meandros necessários para conseguir isso.
    Realmente é disparado o melhor dos cenários para mudar de país.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurseiro, eu acho que pelo menos por enquanto não tenho grandes chances, mas de qualquer forma vou buscar me informar pra saber sobre essas possibilidades. Sem dúvida seria um ótimo caminho.

      Excluir