quarta-feira, 31 de maio de 2023

FECHAMENTO MAI/23: R$375.999 ou +2,82% ou + R$18.311 (histórico: +11,52%)

Meus amigos, apesar de maio ser conhecidamente um mês longo, a sensação que tive é que ele VOOU. Não vi os dias passando ao longo das semanas, e cá estamos nós, pra mais esse fechamento com uma pontualidade invejável.


FINANCEIRO


Mais um mês de resultado positivo pra carteira, na verdade o desempenho foi muito parecido com o do mês passado. O desempenho histórico da carteira voltou novamente para os dois dígitos, o que não acontecia desde outubro do ano passado.



O aporte do mês foi de R$8K, como vocês já sabem na RF. Além disso usei parte dos dividendos pra fazer a subscrição do ALZR11, adquiri 11 cotas por R$106,90 cada. Este valor não está contabilizado no aporte. Se não tivermos grandes surpresas na bolsa é capaz de que eu atinja os R$400K antes do esperado, o que seria ótimo!


Me dá uma dorzinha no coração vendo a parcela alocada em RF aumentando cada vez mais, mas paciência. O patrimônio está evoluindo conforme o que se espera: devagar e sempre.






Os proventos do mês somaram R$2.556,09, tendo sido o maior valor do ano até o momento. Maio é o segundo melhor mês em proventos da minha carteira, perdendo apenas para dezembro. Aliás, esse é o primeiro mês em que os proventos foram menores do que os do mesmo mês do ano passado, e isso se deve ao valor absurdo que a PETR pagou ano passado.



TRABALHO


No trabalho as coisas estão bem corridas, porém considero que estão fluindo bem. Eu acredito que tive a (talvez) sorte de ter entrado em uma área que está em destaque na empresa, e que tem muita coisa pra ser construída ainda. Tenho feito muitas reuniões com diretores (tanto do Brasil quanto de fora), VPs e etc, pra apresentar o avanço das coisas que estou construindo lá. Em apenas 3 meses nessa empresa eu já tive mais contatos estratégicos do que em todos os anos que trabalhei na empresa antiga, então essa é uma diferença absurda que percebo se for comparar com o trabalho antigo. Inclusive tenho treinado bastante meu inglês, tanto nessas reuniões com pessoal de fora quanto na elaboração de documentos que tenho feito, e que naturalmente são em inglês. Esse é um ponto muito positivo desse trabalho.

Uma outra coisa no mínimo curiosa que ocorreu: semana passada fui convidado pelo pessoal de uma outra área pra ir pra um barzinho. Apesar de serem de outra área o cara que me chamou é uma pessoa com quem tenho muito contato nas atividades do trabalho. Conversa vai, conversa vem, acabamos começando a falar do meu chefe. Não sei se eu havia comentado aqui em algum post que eu ainda não tinha sacado qual era a dele, mas pelo que ouvi nesse rolê ele não é uma pessoa, digamos, querida ali na empresa. Minha perceção dele não tem sido das melhores, não sinto que ele seja nem um pouco um cara gente boa. De qualquer forma estou agindo como sempre ajo, e inclusive no último papo 1-1 que fiz com ele ele me falou que estou indo muito bem e que até o momento ele só tem recebido bons feedbacks sobre mim.

Vamos ver como as coisas irão se desenrolar.


SAÚDE


Aqui as coisas estão na mesma de sempre: 0 exercícios, alimentação OK, até agora sem ter ido atrás de um novo endócrino, hahaha..estou uma vergonha. Tenho tido um pouco de preguiça de cozinhar ultimamente, tenho comido 50% das refeições fora em média. Eu particularmente prefiro comer minha própria comida, mas sei lá, tô meio enjoado das coisas que eu faço/sei fazer. Eu até comprei peito de pato pra fazer e ver se fica bom, hahaha, tá no freezer ainda. Se alguém aí souber uma receita simples e que fique boa, pode me falar.


PESSOAL

No quesito pessoal as coisas estão tranquilas. Marquei uma viagenzinha pro feriado de junho com a Alta pra darmos uma oxigenada na cabeça. O Plano Canadá segue sendo discutido, mas confesso que estamos em um período de baixa no ânimo (já sabíamos que haveriam os altos e baixos). Discutimos sobre isso semana passada mas ainda está claro para nós dois que continuar no Brasil não é uma opção.

No mais sinto que tenho desperdiçado muito o meu tempo livre durante a semana. Depois que eu paro de trabalhar acabo não fazendo nada de muito útil, assisto vídeos de alguns canais que sigo no YouTube, leio um pouco sobre investimentos..e é isso. Essa sensação de não estar fazendo nada de útil me incomoda, mas não sei, sinto que tô sem inspiração pra ser um pouco mais útil no meu tempo livre. Espero que essa inspiração apareça.

Rumo ao meio do ano já, leitores Tardios. Um abraço à todos !


22 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Surfista, mas esse mês acabei gastando um pouco mais, e mês também devo gastar mais por causa da viagem no feriado, hehe.

      Excluir
  2. Beleza de resultado.
    Quanto a receita fácil eu compro contra filé, corto em bifes grossos, tempero com azeite, sal e pimenta e congelo.
    Daí é só colocar direto do congelador na air fryer por 10 minutos cada lado. É só juntar um saladinha e fica uma delícia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela sugestão, Mendigo, vou ver se experimento essa. Tô enjoado tanto de pedir comida nos restaurantes que eu peço quando de fazer as coisas que sei fazer, haha.

      Excluir
  3. Fala Engenheiro,

    Cara, vc que está estruturando o Plano Canadá. Acho que teria alguma coisa a comentar sobre a minha situação.

    O que VOCÊ faria se estivesse no meu lugar.

    Tenho 33 anos, solteiro, sem filhos e cidadania europeia. Sou servidor público concursado. Não pertenço à elite do funcionalismo e nem ganho o que almejo, mais minha renda está no 5% da população nacional.

    Resolvi também empreender recentemente, mais é muito desgastante. O Brasil é potencialmente lucrativo, mas vc tem que remar contra a maré toda hora. Não é apenas o Governo. É incompetência para todos os lados (fornecedores, logística, funcionários, clientes que se acham semi-deuses etc).

    Aqui no Brasil eu teria possibilidade, somando a renda do cargo público + empresa, de alcançar minha IF antes dos 40 anos de idade. Porém, vi um comentário seu esses dias que achei fantástico: "A qualidade de vida no Brasil é baixa demais para compensar buscar a IF aqui".

    Resumindo: estou pensando em pedir licença do cargo público, vendar a empresa, liquidar meus investimentos e partir pra um país mais decente. Sei que a situação não está fácil no Ocidente, mas qualquer país desenvolvido, incluindo Portugal e Grécia, está anos-luz a frente do Brasil no quesito qualidade de vida.

    A questão é que eu teria que recomeçar do zero profissionalmente. Não pretendo liquidar meus investimentos de renda variável, mas os de renda fixa não dariam para eu abrir um negócio convertendo para o euro, embora me daria uma reserva financeira para alguns anos, enquanto tento me recolocar profissionalmente.

    Em resumo: VC, no meu lugar, teria coragem de fazer o que escrevi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que a barreira do idioma no caso da Grécia seria gigantesca.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Sim PI, a Grécia foi citada só como exemplo.

      Excluir
  4. Outra opção seria tentar alcançar a IF aqui primeiro, e depois imigrar com mais dinheiro, daqui a alguns anos. Caso eu não enfarte aqui antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso você estará sujeito à uma variável complicadíssima: ter renda passível em real, uma moeda que ao meu ver tem um índice de confiança muito baixo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Com certeza seria ótissmo se eu fizesse, Scant, o problema é começar..haha

      Excluir
  6. Parabéns pelo aporte! Maio passou voando pra todo mundo, pelo visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mago! Maio realmente voou, e sinto que o ano como um todo está dessa forma.

      Excluir
  7. Engenheiro,

    No mundo corporativo uma coisa que eu aprendi sobre os chefes é quanto maior a empresa e mais alto ele está na hierarquia mais psicopata ele é.

    Em grandes empresas nacionais e multinacionais só chega na alta gerência quem é psicopata.

    O lado bom é que todo psicopata corporativo tem um problema com ego, então eles gostam de uma bela massageada no ego (puxa-saquismo).

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente que tem cargo de liderança tem essa característica de ser muito preocupado com sua aparência e o que os outros pensam.
      Porém infelizmente os puxa sacos se criam nesse vácuo. Puxa sacos natos sentem a fraqueza de seus superiores hierárquicos e procuram ocupar essa lacuna com bajulação e uma pseudo importância, distorcendo parcialmente a visão dessas lideranças sobre si mesmo e o contexto da empresa e do trabalho se colocando como pessoas importantes e/ou estratégicas dentro da empresa.
      Infelizmente isso em geral prejudica o trabalho dos demais (de quem realmente trabalha) que paga a conta pela limitação de visão, limitação de autonomia e vaidade de quem em tese deveria ser mais equilibrado e justo.

      Excluir
    2. PI, de fato talvez pra chegar em certos cargos em certas empresas seja mesmo necessário ser psicopata. No caso desse meu chefe ele parece apenas ser um típico cuzão mesmo. Agora se eu for depender de puxar saco pra qualquer coisa no mundo corporativo, eu não vou chegar a lugar algum. Essa é uma coisa que nem que eu tente fazer de maneira bem fingida eu consigo.

      Excluir
    3. Anon, esse seu comentário foi bem interessante. Os puxa sacos talvez sejam na verdade muito inteligentes, hahaha, talvez tenham uma boa sensibilidade de leitura contextual, o que pelo menos parece que funciona, afinal quem é que não conhece aquele puxa saco que na prática é bem incompetente mas que parece que sempre está com a sorte ao seu lado?

      Excluir
    4. Sou o anon 15:35.
      Puxa saco pra mim é uma pessoa de caráter deprimente, é um tipo de pessoa aproveitadora que não vê nada além do seu próprio umbigo e não tem o menor pudor de parasitar alguém para obter alguma vantagem.

      Excluir
  8. Belo resultado Engenheiro! Que bom que está sendo bem visto no novo trabalho! Isso é meio caminho andado pro crescimento. Sobre o plano Canadá é isso mesmo...tem altos e baixos e o mais importante é que, apesar de ser um plano, ele pode ser revisto ou adiado a qualquer momento. Vocês são os donos do plano não ele dono de vocês... Boa sorte e grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI! Talvez se eu não estivesse com a cabeça tão focada no Plano Canadá o trabalho novo estaria me trazendo mais animação. Apesar do momento de baixa no ânimo ainda vejo de maneira muito clara que o plano tem que ser levado adiante.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Valeu, FT, mas eu não me animo muito com esse voo de galinha da nossa bolsa não, viu.

      Excluir