segunda-feira, 31 de julho de 2023

FECHAMENTO JUL/23: R$418.183 ou +1,60% ou + R$14.182 (histórico: +16,99%)

 Senhores, com aquela pontualidade britânica venho aqui fazer mais um fechamento. Primeiro mês do segundo semestre do ano se foi. O sentimento de que o tempo tá voando continua.


FINANCEIRO


Apesar de menor do que os últimos meses, esse foi mais um mês de aumento da minha carteira. O consolidado subiu 1,60%, bem abaixo do IBOV que subiu 3,27%, mas ainda assim é um movimento que eu não esperava que ia ocorrer tão cedo. No ano a performance da carteira está em 10,59%, o que não ocorria desde 2020.



Será que existe a possibilidade dessa carteira Tardia bater os fucking 500K ainda esse ano? Essa é uma marca que eu nem esperava bater, pois imaginei que antes disso já estaria no Canadá. Veremos.

O aporte do mês foi de R$7.593,71, menor do que dos últimos meses, como eu já esperava que seria. Além disso esse mês tive que fazer algumas movimentações: me desfiz da minha posição em SQIA3 pois a empresa será adquirida por outra de fora. Sai dela com pouco mais de 40% de lucro, e com o dinheiro fiz uma remessa pra conta nos EUA. Reforcei minha posição em algumas stocks e estou com pouco mais de 1K dol lá parados, pois preciso dar uma estudada em outras stocks pra ver o que mais posso adicionar. Além disso, fiz também a subscrição do FII MXRF11. O valor do aporte que falei aí em cima considera apenas a subscrição do MXRF + o que coloquei na RF, como de praxe.



A evolução do patrimônio segue melhor do que se esperava:





Esse mês tive novamente um bom valor em dividendos, R$2.537,18, tendo esse sido o segundo maior valor do ano. Isso já representa 74% do valor dos dividendos do ano passado. Vamos ver se chego na parca dos 25K de dividendos esse ano.



TRABALHO


No trabalho as coisas seguem bem. Acho que tenho conseguido fazer boas entregas lá, e recebi dois feedbacks muito bons esse mês. O meu chefe agora já não é mais meu chefe: foi contratada uma outra pessoa pra ficar responsável por essa célula em que eu estou (tipo um "líder" que vai reportar pra ele, e pro qual eu passarei a reportar). Isso vai mudar um total de 0 coisas na minha vida, pois como falei em outras postagens o cara era meu chefe só no Teams mesmo. Nunca me ajudou em absolutamente nada em aspecto algum. Esse cara novo que entrou parece ser muito bom, tem muitos anos de experiência nos assuntos que tratamos. Inclusive eu já tive mais interface com esse cara em 1 mês do que com meu ex "chefe" desde que entrei nessa empresa.

Outra coisa interessante que vai acontecer é que virá um pessoal de fora, da matriz da empresa, aqui pro Brasil agora em Agosto, e um desses caras me avisou sobre isso no Teams e perguntou se eu poderia ir pro escritório, pois ele "quer muito me conhecer". É claro que irei aproveitar essa oportunidade pra fazer aquele networking. Não descartei a sondagem que estou fazendo sobre as possibilidades de uma transferência pra fora da Banânia.

SAÚDE


Vou colar exatamente a mesma coisa que escrevi mês passado: Nas questões de saúde tenho 0 novidades. Continuo sedentário, até agora não voltei a fazer as consultas com um novo endócrino e a alimentação segue o mesmo padrão (muito pouca gordura, doces e porcarias em geral).

PESSOAL

No pessoal as coisas estão ok também. Esse mês saí bastante, tive 2 encontros com uma galera da faculdade, algo que não acontecia há muito tempo. Foi muito bom fazer esses rolês, levei a Alta junto comigo e foi ótimo, ela realmente é uma boa companhia pra qualquer ocasião. Na verdade percebi que não tenho conseguido ficar em casa aos finais de semana, então tô gastando mais do que eu gostaria com esses rolês todos, porém acho que ainda estou bem controlado e conseguindo manter um bom nível de aportes. Não vou deixar isso sair do controle.

Quanto ao Plano Canadá, bom, a gente segue "planejando". Confesso que depois de tanto pesquisar sobre isso eu dei uma desanimada, o Canadá não é o meu país dos sonhos mas nem de longe. A Alta continua muito animada pra por esse plano em prática (mais que eu), na verdade acho que o pouco que ela desanimou foi por minha causa. Continuo não tendo mudado uma vírgula sobre minha opinião de que continuar no Brasil não é uma opção, mas também tenho que confessar que estou em um estado um pouco inerte. Deveria estar sendo muito mais ativo na execução desse plano.

Bom, é isso galera. Bora pra mais um mês da jornada. Abraços !


20 comentários:

  1. Boa engenheiro. Sigo nas leituras e esperando novos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que deve ser normal ir mudando de idéia em relação ao Plano Canadá, pois é uma mudança grande na vida. Pode ser que daqui a pouco você se anime de novo. Pode ser que seja só medo do desconhecido, sei lá. O que te desanimou?

    E não sabia dessa da Sinquia. Que pena, outra empresa interessante saindo da bolsa. Tive que me desfazer da ENBR esse mês, e provavelmente terei que vender a Sinquia também ... acho que uma vez vi o Nastter escrevendo que "se dependesse só do controlador, toda empresa fecharia o capital".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, conforme fui pesquisando mais sobre o Canadá vi que lá é bem diferente dos EUA, por exemplo. Eu tinha uma crença sem muito fundamento de que EUA e Canadá eram "a mesma coisa", mas eu não poderia estar mais errado. Em certos pontos o Canadá me lembra mais o Brasil do que os EUA.

      Também comecei a me questionar se atingir a IF à essa altura do campeonato indo pro Canadá pra começar do zero seria viável. Enfim, são muitas inseguranças que batem, mas ainda acho que prefiro me arrepender pelo que fiz do que pelo que não fiz.

      Sobre essa fala do Bastter, ela é muito boa mesmo, hahaha!

      Excluir
  3. Bons ventos estão soprando nos últimos meses, eu mesmo estou sendo agraciado com os primeiros impulsos dos juros compostos.
    Existe muita expectativa com a redução da taxa básica de juros na próxima reunião do COPOM, mas esse deve ser uma mês de baixa... Bolsa sobre no boato e cai no fato...
    Parabéns pela consistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Surfista. Agora com o provável ciclo de queda da taxa de juros imagino que a bolsa aqui como um todo irá se valorizar. Apesar de boa parte dessa expectativa já estar precificada acredito que tem uma boa margem de aumento aí ainda.

      Excluir
  4. Só resultado positivo nos últimos meses, top demais! Que essa onda continue mais uns meses, enquanto esperamos as quedas dos juros... ABs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só não é bom pra quem está comprando bastante né, rs. Pra eu que estou focando os aportes no Plano Canadá é ótimo, pois se precisar do dinheiro que está na RV terei bons lucros.

      Excluir
  5. Fala Engenheiro! Parabéns por mais este mês vencido! Cuide de você, cara. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Funça ! Rapaz, eu só preciso criar vergonha na fuça e começar a fazer alguma atividade física.

      Excluir
  6. Esse ano está sendo uma brisa de alento em relação aos dois anos anteriores. Rumo aos 500k.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois últimos anos não foram fáceis, Mendigo. Se esses 500K vierem esse ano será uma gigantesca surpresa.

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado ET! Ser bem visto na empresa é ótimo, especialmente se quiser tentar mesmo imigrar usando a empresa. Lá fora está precisando muito de mão de obra qualificada e nas empresas que conheço mostrando qualidade as oportunidades de sair do país não demoram a aparecer. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, VVI ! É cara, eu já estou com uma moral bem interessante na empresa, mas sabe como é né, empresa grande multinacional as coisas não acontecem com muita celeridade não. Seria maravilhoso eu conseguir uma transferência mas preciso ter o pé no chão e saber que isso não é tão simples.

      Excluir
  8. https://www.youtube.com/watch?v=QETNWqoAeIo&ab_channel=RomuloJogaib

    fuja do bostil enquanto é possivel

    a prática moderada de atividade física regular traz benefícios para a saúde

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, fugir do bostil pra mim com certeza é um objetivo central.

      Quando às atividades físicas eu não tenho dúvida do quanto isso é benéfico, só que a vergonha na cara tá em falta.

      Excluir
    2. Scant irresponsável.

      Excluir
  9. Parece que ir pra fora pela empresa seria o melhor dos mundos, e pelo visto você está indo na direção certa. Quem sabe não rola? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, com certeza isso seria incrível. Mas como escrevi aí em cima, eu tenho noção de que isso não é algo simples de conseguir em empresas grandes, que adoram uma burocracia em tudo.

      Excluir