domingo, 4 de agosto de 2024

FECHAMENTO JUL/24: R$555.845 ou +2,99% ou + 22.931 (histórico: + 36,45%)

Primeiro mês desse segundo semestre indo pra vala, hein. Bora pro fechamento.

FINANCEIRO


A carteira teve nesse mês de julho o maior rendimento de 2024 até o momento, 2,99%. Boa parte disso se deveu à decolagem vertical do dólar em relação ao real, o que se somou à valorização dos ativos lá fora.




Esse mês tive quase 40K de CDBs que venceram. Com o dinheiro fiz algumas compras aqui no BR, tendo adicionado PSSA3 na carteira de ações e HGLG na de FIIs. O restante enviei pra corretora nos EUA e aportei nos ativos que estavam mais desbalanceados em relação ao que defini. Pouco a pouco o percentual da carteira lá fora em relação à todo patrimônio está aumentando. Quero conseguir chegar em pelo menos 50% do patrimônio com a carteira lá fora (o ideal seria 100%, né).

O aporte do mês foi de R$6.817. Ainda estou com gastos altos no cartão por conta da mudança e de coisas que comprei pro AP novo, além de um outro gasto que não estava esperado com saúde (está tudo bem). Por conta desses fatos os aportes dos próximos meses não deverão ser tão bons. De novo, a extrema importância de conseguir ganhar mais se mostrando.


Ainda assim a evolução do patrimônio está indo bem. Será que atinjo a marca dos 600K esse ano? Isso significaria quase 140K de aumento de patrimônio no ano, o que com esse meu poder de aporte relativamente baixo seria um resultado bem interessante.



Os rendimentos do mês foram de R$2.629,03, em linha com a média que tenho observado. Interessante observar que em pouco mais de 58% do ano eu já quase atingi o mesmo valor de rendimentos de todo o ano de 2022.


TRABALHO


No trabalho as coisas seguem meio que na mesma. Ainda não tive a conversa de desempenho do meio do ano com meu chefe, mas já finalizei minha autoavaliação no sistema. Fui bem incisivo 
nessa autavaliação, deixando bem claro quais são meus objetivos e que não pretendo ficar andando de lado lá dentro. Sigo me inscrevendo pra diversas vagas que vejo no LinkedIN, mas o incrível é que nunca chego em entrevista alguma, hahaha, sempre sou descartado na parte automática de seleção de currículos. Provavelmente eu preciso dar uma remodelada tanto no meu perfil do LinkedIN quanto no meu currículo.

O que eu sinto, pra ser bem sincero, é que meu chefe é aquele cara que está lá correndo apenas atrás do dele. Ele não está muito interessado em desenvolver gente ali, a não ser, é claro, que isso beneficie ele de alguma forma. Novamente sinto que não estou no lugar certo, na hora certa ou com as pessoas certas. É foda.

SAÚDE


Aqui sigo cumprindo as promessas que eu tinha feito a mim mesmo, hahaha. Sigo indo na academia entre 4 e 5x por semana. Já comecei a sentir que alguns resultados estão aparecendo, pois sinto que algumas roupas estão ficando melhores em mim. Esse mês devo fazer o retorno com a endocrinologista pra ver como estão todos os exames. Quanto ao gasto que tive com saúde que mencionei, não é nada sério, mas foi um valor que eu não estava esperando ter que gastar. Nessas horas vejo como é bom poder gastar uma grana extra sem que isso cause qualquer impacto na sua vida (a não ser uma diminuição nos aportes).

PESSOAL


Esse foi um mês em que fui a diversos eventos de colegas (eu raramente vou usar a palavra amigo aqui, porque como acho que eu já disse, amigo mesmo se eu realmente tiver é 1 ou 2). Foi bem legal rever uma galera que eu não via a bastante tempo, e esse é um aspecto da minha vida que me deixa relativamente triste. Nunca consegui ter amigos de verdade, sinto que não sou bom em cultivar essas relações (acho que tem até um pouco de preguiça envolvida). Porém percebi que me faz muito bem ter essas interações, então é algo que eu pretendo começar a investir um pouco mais do meu tempo e energia.

A vida com a Alta aqui está bem tranquila também, temos curtido bastante a nossa casa, realmente faz diferença esse conforto a mais que estamos tendo. Vamos começar a planejar nossa próxima viagem, que deve acontecer no ano que vem. Confesso que com esse aumento astronômico do dólar/euro demos uma desanimada de ir pra destinos que usam essas moedas, então estamos avaliando aqui as opções. Em último caso faríamos um bom rolê aqui pela América do Sul, que tem também destinos que valem muito a pena conhecer.

Bom, vou ficando por aqui. Vamos que vamos, galera, o tempo basicamente não para. Um abraço a todos!

14 comentários:

  1. Você teve um mês excelente, Engenheiro!

    Seu patrimônio está aumentando, os aportes são significativos, e a renda passiva continua crescendo. Parabéns!

    Se tivermos outro "rali de fim de ano" como o de 2023, você ultrapassará facilmente a marca dos 600 mil. Será que seremos agraciados? Sonhar é sempre bom, rs...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupadora, o mês foi bom mesmo. No ritmo que as coisas estão acho que é possível sim passar a barreira dos 600K esse ano, mas como bem sabemos no curto prazo tudo é um caos no mercado, então o negócio é nem ficar pensando nisso mesmo.

      Excluir
  2. Essa questão dos amigos é complicada, hoje quem eu considero meus amigos são os de infância e adolescência, mesmo não tendo contato com eles no dia a dia.
    Não acredito muito e amizades depois de adulto, pois ficamos todos muito cínicos, mais interesseiros, então as amizades (ou coleguismos) viram apenas trocas de interesse e não aquela coisa mais desinteressada de quando somos mais jovens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendigo, é bem isso aí que você descreveu mesmo. Me parece que ou fazemos bons amigos quando ainda somos crianças/pré-adolescentes, ou teremos muitos colegas mas nenhum amigo.

      Excluir
  3. Amigos, em 2024, é realmente algo raro.

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente estou pensando em fazer uma viagem internacional, mas o dólar alto, só me faz pensar em ir para América Latina. E ainda sim, os países da América latina estão caros. Difícil de encontrar um pais onde o real seja forte.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, nossa perda de poder de compra nos últimos 5 anos foi esmagadora. pra gente que tem consciência do valor do dinheiro e quer maximizar os aportes, as viagens começaram a se tornar algo que precisa de bastante planejamento.

      Excluir
  5. Chefe é complicado mesmo. Já tive uns bem difíceis, acho que nunca me esquecerei de um ou outro que encontrei. Sobre a observação que você fez a respeito do seu chefe ("O que eu sinto, pra ser bem sincero, é que meu chefe é aquele cara que está lá correndo apenas atrás do dele. Ele não está muito interessado em desenvolver gente ali, a não ser, é claro, que isso beneficie ele de alguma forma") é meio que a mentalidade de praticamente todo mundo no mundo corporativo. Vejo que quem tem interesse em te desenvolver, só quer que você se desenvolva até certo ponto, se não você vira uma ameaça.

    Dólar está bem caro, está dando saudades de quando estava na casa dos 4 reais... e pensar que já achávamos caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos motivos pelos quais eu quero tanto me retirar desse mundo corporativo o mais rápido que eu puder. Me parece que absolutamente tudo ali é uma grande encenação, ninguém está preocupado com absolutamente nada além de si próprios. É uma merda aquilo.

      Tô vendo a hora em que o dólar a 5 vai nos deixar saudade.

      Excluir
  6. América latina vale muito a pena, muito local interessante pra conhecer (Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Colômbia principalmente, fora o Caribe todo). O ruim é que com o dólar nas alturas nenhum país sai muito barato, mas mesmo assim nem se compara com os destinos europeus. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, dependendo de como estivr a situação do dólar/euro a viagem vai acabar sendo na América Latina mesmo, mas como você disse, não faltam lugares interessantes pra ver nela também.

      Excluir
  7. Desistiu do Canadá? Foi aquela onda de eutanásia bancada pelo Estado, incentivo ao suicídio entre outras pataquadas que o trudeau está promovendo que influenciaram na sua decisão?
    Vc acha que ele é o filho do fidel Castro mesmo, como os meses dizem?
    Abraço!
    Assinado:. Anon que finge de morto pra comer o cu do coveiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, depois d emuita pesquisa o Plano Canadá acabou nos deixando bem desanimados. A situação por lá não me parece estar nada boa, eu particularmente odeio com todas as minhas forças essa cultura woke, então isso é algo que ia sim me incomodar lá. Estamos buscando outras alternativas mas o mundo inteiro está bem esquisito nesses tempos que estamos vivendo. É foda.

      Excluir