segunda-feira, 2 de setembro de 2024

FECHAMENTO AGO/24: R$571.634 ou +1,62% ou + 15.790 (histórico: + 38,41%)

 Mais um mês indo pra vala esse ano (o mais longo deles, inclusive). Bora pro fechamento.

FINANCEIRO


Outro mês de altas gerais, a bolsa brasileira em mais um de seus vôos de galinha bateu o recorde histórico. Dólar parece que está no novo normal acima de R$5,50, o que inclusive deu uma ajudada no rendimento dessa parcela da minha carteira. Apesar disso tudo o rendimento da minha carteira no mês foi menor do que eu imaginei que seria, e bem menor do que o IBOV (que subiu mais de 6%). Os FIIs sempre ajudam a arrastar pra baixo o desempenho da minha carteira, é impressionante isso.





Concentrei o aporte desse mês de R$6.674,90 nos EUA. O valor ainda está um pouco abaixo do que eu gostaria, pois ainda estou pagando alguns gastos que foram parcelados no cartão por conta da mudança. Dá pra perceber que o percentual da carteira lá fora está aumentando mês a mês, e espero que ele chegue ao menos a 50% em breve (a meta ideal seria 100%). Cada vez mais o Brasil se mostra um país completamente inseguro para o investidor estrangeiro, e isso é só mais um fator que contribui para o fracasso que somos e sempre seremos como economia (não me venham com essa de que "hur dur somos a oitava economia do mundo". Somos um país de 230 milhões de habitantes, falar em números absolutos aqui é coisa de imbecil. Nosso PIB per capita é miserável. Isso tudo por si só já é mais do que um motivo forte pra termos a obrigação de maximizar nosso patrimônio fora daqui.



A evolução do patrimônio segue a passos de tartaruga, porém eu sigo buscando formas de ganhar mais dinheiro. Falo mais disso a seguir. Os rendimentos desse mês foram de R$2.115,80, mais baixos do que a média recente. Na verdade, olhando melhor aqui, foram os menores desse ano. A curiosidade é que eles já suepraram o valor total de 2022.



TRABALHO


Fiz minha avaliação de meio de ano com meu chefe e ela foi boa. Fui colocado com a classificação máxima, e ele me disse que acredita que estou em um bom caminho e todo aquele blá-blá-blá. O que eu vejo é o seguinte: acho que ele está mesmo sendo sincero, só que essa é uma empresa quadrada e tradicional, o que significa que se eu quiser mesmo evoluir ali eu vou ter que ter uma paciência de monge (por exemplo, esperar mais 2 anos pra ver alguma coisa de fato acontecer). O que ocorre é que eu não tenho essa paciência, e nem posso ter mesmo, se não como já disse antes essa IF só vai chegar quando eu já estiver velho. Então, o que tenho feito é deixar meu LinkedIN como open to work, porém sem aquela alteração ridícula na minha imagem de perfil (e visível apenas para recrutadores, se é que isso é verdade mesmo). Isso tem dado algum resultado: em agosto eu fiz 3 entrevistas com recrutadores que entraram em contato comigo. Estou seguindo algumas dicas desse post da Aposentada aos 30, em que ela narra como fez pra conseguir um aumento exponencial no salário dela. Em uma das entrevistas que fiz percebi de maneira bem nítida que já fui descartado assim que falamos sobre a questão de salário. O que tenho feito é aumentar em uns 15% o quanto eu realmente ganho e dizer que pretendo mudar de trabalho se tiver um aumento de pelo menos 20% nesse meu salário.

Uma das 3 entrevistas que fiz me parece que pode dar em algo. O único porém é que ela é uma vaga PJ, apesar de que a recrutadora me disse que ia verificar a possibilidade de contrato CLT. Pra ser sincero eu não sei muito bem na prática se vale a pena trabalhar como PJ ou não, pois apesar dos impostos serem bem menores (pelo menos pelo que eu pesquisei), a empresa tem muito mais facilidade em simplesmente cortar o contrato. Não que eu ache que exista alguma segurança extra por eu trabalhar como CLT, afinal layoffs ocorrem o tempo inteiro, mas de alguma forma acho que as empresas devem pensar um pouco mais antes de cortar alguém CLT por conta dos custos pra elas. Essa vaga é para uma grande empresa multinacional, e que inclusive conheço casos de pessoas que foram transferidas para fora trabalhando nessa empresa (o que seria meu objetivo caso eu entrasse nela). Vamos ver como as coisas irão desenrolar.

SAÚDE


Fiz meus exames e passei novamente com a endocrinologista, e tudo parece estar ok. Tenho mais alguns outros exames marcados, mas no geral acho que a saúde está boa. Sigo indo na academia entre 4 e 5x por semana, e tenho me sentido bem por isso. Já comecei a perceber mudanças no meu visual, com algumas roupas ficando melhores em mim. A alimentação em casa também está muito boa, raramente temos pedido comida nos iFood da vida, e a verdade é que como muito melhor fazendo comida em casa do que pedindo fora.

PESSOAL


No âmbito pessoal as coisas estão ok. A vontade de conseguir um meio de ir embora da Banânia parece que tem ficado cada vez maior, me pergunto se tem alguém que não seja alienado que consegue se conformar em viver nesse lugar estando sujeito à tanta merda. Tenho quase 0 vontade de fazer coisas aqui na cidade onde eu moro (que é uma capital grande), e isso tem me deixado meio down.

No mais as coisas em casa estão indo bem. Estou começando a planejar com a Alta nossa viagem de férias para o começo do ano que vem, talvez a gente faça a viagem pela Europa mesmo, a não ser que o dólar/euro deem alguma disparada absurda.

Tô com pouca inspiração pra escrever sobre a vida pessoal. Talvez isso seja um sinal de que as coisas não estão tão boas mesmo (ou vai ver é só preguiça).

Um abraço a todos!


15 comentários:

  1. Brasil é complicado mesmo, ou você aceita ou fica louco.
    Eu comecei a aceitar quando fiz concurso e agora reafirmei minha aceitação quando pedi demissão e vou viver de uma renda majoritariamente em reais e proveniente do Brasil.
    Para o bem ou para o mal estou casado com o Brasil, agora é esperar que ele não me agrida muito. Parar de acompanhar a política e noticias (pão e circo) ajuda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por ter alcançado seu objetivo. Vi sua postagem no seu blog, sou funcionário público a 14 anos e desde que entrei no meu emprego invisto objetivando a IF ou ao menos uma semi IF.
      No meu caso comecei ganhando pouco e isso faz com que eu ainda esteja um pouco longe de onde gostaria estar, mas vou perseverando e já tentando encontrar uma outra atividade profissional pra quando eu sair daqui.
      Acho que um possível desafio depois de sair do emprego é encontrar uma ocupação saudável. Vai ser interessante você ver o incomodo de outras pessoas com a sua nova condição.

      Excluir
    2. Mendigo, por enquanto eu continuo empenhado em tentar sair daqui, então ainda não vou pro caminho de me conformar, rs

      Mas com certeza vai chegar um ponto em que, se o universo estiver conspirando pra que eu não saia dessa latrina, eu vou ter que buscar esse caminho de me conformar, se não nunca terei uma vida decente aqui.

      Excluir
  2. Até eu já estou cogitando investir fora do Brasil. Já fui investidor de Renda Fixa, depois passei a investir em fundos de investimentos e em 2019 em ações pra poder ter rendimentos melhores que a RF que naquele momento ia perdendo força com as quedas de juros que seguiriam a partir dalí.
    O que aprendi com isso? Que no Brasil de forma geral não tem investimento bom, renda fixa embora pague mais que boa parte do mundo, não proporciona aumento significativo de patrimônio no curto ou médio prazo, só no longo ou muito longo prazo.
    Renda variável aqui é fundamentalmente especulativa e em muitos casos desafia a lógica, aqui pode ser muito melhor especular em ações de empresas com resultados meia boca ou ruins no curto prazo do que investir no médio e longo prazo em empresas consideradas boas e com resultados sólidos.
    Tenho ações de uma empresa boa que não sai do lugar a meses e meus maiores ganhos em RV até hoje foram em duas ações ruins, Dommo e Saraiva. Ou seja, aqui tem que se contar muito com a "sorte".
    Sobre trabalho, infelizmente o mercado de trabalho brasileiro na média é uma merda. Tirando médicos, menor parte dos advogados que ganham ou ainda vislumbram bons salários na iniciativa privada ou pública e uma parcela dos funcionários do mercado financeiro ou TI, o restante está aí naquele oceano de assalariados que ganham entre o salário mínimo e 5k líquidos. 5k líquidos esses que já não valem nem perto do que valiam a uns 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, investir fora do Brasil não é nem questão de opção, é uma necessidade mesmo. É absurdo ficar exposto 100% a todo o risco que esse país aqui oferece, sendo que é tão simples investir lá fora nos dias de hoje.

      Excluir
  3. Engenheiro
    Sua rentabilidade está boa. Acredito que tenha ativos seguros.
    Tenho essa também que devemos ter boa parte da carteira dolarizada. Mas fico pensativo como seria no momento FIRE. Embora nosso dinheiro esteja fora do país, ainda sim ele está submetido a regras do nosso país. Digo em caso de saque, ou sei lá, valorização. A legislação está nos cercando, que capaz de termos que pagar imposto pelo simples fato de ter investimentos lá fora.

    Vc está bem de atividade física! Se tem mais de 20 dias fazendo isso, certamente manterá esse ritmo.

    Vi um canal do Rafael Scapella onde este entrevista um cara que fala em morar no Brasil depois de conseguir juntar um bom dinheiro lá fora.
    Talvez essa nossa revolta também seja devido as opções que o dinheiro nos trás. Se a pessoa tem mais dinheiro, escolhe morar nos melhores lugares do país.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se comentário sobre local de moradia é bem pertinente. Infelizmente morar em bons locais no Brasil não costuma ser barato. Em cidades grandes e médias pode ser caro ou muito caro.
      Mas mesmo em cidades pequenas os melhores locais não são baratos.
      Em cidades com 30k hab em cidades do Sul, maior parte do Sudeste e boa parte do Centro Oeste, uma boa casa num local considerado bom chega ou passa dos 500k.

      Excluir
    2. CP, eu particularmente não estou muito satisfeito com esse desempenho, mas isso porque ainda tenho um pouco daquela mentalidade de que o desempenho da carteira vai ajudar na construção do patrimônio. Na verdade tudo indica que não vai né, eu é que preciso ganhar mais pra aportar mais.

      Sobre a questão de usufruir do patrimônio lá fora sendo FIRE aqui, bem, o ponto pra mim é exatamente esse..eu pretendo não ter que continuar aqui quando me aposentar. Seria realmente p último caso pra mim ficar aqui, aí paciência, terei que dar um jeito.

      Já tenho 14 semanas indo na academia ao menos 4x (na maioria fui 5x), então acho que já entrou na rotina.

      Excluir
  4. Ótimo mês, Engenheiro.

    Observando a divisão atual dos ativos na sua carteira e seu histórico mensal de rentabilidade, acredito que você está dentro do esperado. Não haverá grandes quedas ou altas mensais, mas no geral, sua carteira estará sempre em crescimento.

    Quanto ao nosso Brasil, compartilho da visão do nosso colega Mendigo. Aceitei a realidade e sigo levando as coisas à minha maneira, mantendo-me afastada do que considero irrelevante. Não acredito em grandes melhorias nos próximos anos, mas também não acho que chegaremos ao fundo do poço.

    No entanto, atualmente, enfrentamos problemas enraizados desde o descobrimento do Brasil, que se perpetuaram no DNA das gerações seguintes.

    O mais importante é seguir o caminho que o coração e a mente consideram o melhor. Se você acha que uma vida fora do Brasil é o ideal, então deve buscar realizar esse desejo.

    Quanto a preparar a própria comida, venho fazendo isso há uns três anos. É uma mudança de vida. Quem começa, não para mais!

    Um abraço e sucesso nas suas entrevistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupadora, eu até tenho uma parcela da carteira em ações que pelo menos pelo que eu estudei tem grande potencial pro futuro, porém até o momento nada disso se concretizou. Acho que, no longo prazo, não ficando abaixo ou muito abaixo da média já vai estar bom.

      Quanto ao Brasil é o que respondi ali no comentário do Mendigo: em último caso terei mesmo que seguir o caminho de me conformar.

      Em relação à comida, é muito bom mesmo quando fazermos a nossa comida, com ingredientes de qualidade e bem feito.

      Excluir
  5. impressionante mesmo Fundo imobiliário nunca sobe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto. são sempre eles que seguram a minha carteira, são quase como uma âncora.

      Excluir
  6. Ótimo resultado, em relação ao trabalho achei interessante essa estratégia, tomara que consiga! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tardio, acho que se aparecer a oportunidade de pj deveria pegar, embuste umas férias pagas e 13 ou bônus e vá tocar sua vida, esse negócio da empresa quando quer cortar, ela corta independe do regime. Não fique preso a disso não, o futuro para quem queira receber um salário maior no bostil, e ser pj pois consegue negociar aumentados de trabalhos e pagam menos impostos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite ET! Estar aberto às oportunidades que nos são ofertadas é meio caminho andando...Continue sendo bem visto no seu trabalho e "aberto a propostas" que naturalmente uma boa oportunidade aparecerá. Grande abraço!

    ResponderExcluir