quarta-feira, 1 de maio de 2024

FECHAMENTO ABR/24: R$503.359 ou -1,41% ou + R$2.653 (histórico: +30,00%)

 E esse ano já meteu 1/3 dos seus dias. Tempo voando. Bora pro fechamento.

FINANCEIRO


Fiz mais um ajuste aqui no meu acompanhamento: ao invés de anotar o Tesouro Direto pelo preço de mercado atual dele, passei a computar o valor de acordo com a taxa contratada + inflação, pois pretendo manter o título até o vencimento. Dessa forma, vocês podem perceber que mês passado eu já havia fechado nos 500K, o que se manteve esse mês graças ao aporte. Absolutamente tudo caiu nesse mês.




O aporte do mês foi de R$9.843 e, seguindo o que fiz mês passado, que foi não deixar a emoção interferir tanto nos meus investimentos, novamente aportei uma parte disso aqui na Banânia. Adicionei uma nova ação na carteira aqui: LEVE3. Pesquisei um pouco sobre a empresa e me pareceu uma empresa bem gerida, com bom histórico de lucros. O restante do aporte foi para a conta na corretora nos EUA.

Além disso, com o esfriamento do Plano Canadá, acho que estou com muita coisa na reserva de emergência. Estou pensando em tirar um pouco para colocar, talvez, no Tesouro IPCA+ 2029, que está pagando mais de 6% além do IPCA. Não pegarei títulos muito longos por motivos óbvios.




Abril é um mês de rendimentos mais baixos historicamente, e não foi diferente esse ano. Recebi um total de R$2.161,85. A tendência agora parece que é de ter rendimentos mensais sempre acima dos 2K.



TRABALHO


No trabalho as coisas estão um pouco paradas, pra ser sincero. Estou ensaiando um papo com meu chefe sobre carreira: quero saber quais são os "próximos passos" pra minha carreira ali. Preciso fazer isso no intuito de conseguir aumentar minha renda, pois pelo menos por enquanto é tudo o que posso tentar fazer pra acelerar essa minha caminhada rumo à IF.

Fora isso, ontem tivemos mais uma reunião global da empresa e, novamente, eu fui um dos reconhecidos no Brasil pela minha atuação no que pode ser considerado o principal produto da empresa aqui no Brasil. Novamente é o que eu sempre falo: esses reconhecimentos não servem pra nada se isso não vier acompanhado de um reconhecimento de verdade, que podemos traduzir como dinheiro no bolso. Quero aproveitar esse acontecimento pra puxar o gancho da conversa com meu chefe sobre minha evolução na carreira.

SAÚDE


Tudo na mesma, porém aqui muito em breve teremos novidades, que serão explicadas no próximo tópico.

PESSOAL


Big news aqui, queridos Tardios: vou me mudar junto com a Alta! Já vínhamos falando sobre esse assunto há algum tempo, e decidimos de vez por concretizar isso. Já assinamos o contrato de aluguel pro AP que vamos morar, e pra ser sincero só de pensar na mudança já me dá um certo pavor. Eu detesto mudanças, talvez seja uma das coisas que eu mais odeie ter que fazer/passar. De qualquer forma, decidimos fazer isso principalmente por questões de qualidade de vida. Com o esfriamento do Plano Canadá nós percebemos que nossa qualidade de vida está bem baixa, e manter isso dessa forma enquanto estamos aqui não é algo bom.

Hoje nós moramos em apartamentos minúsculos, e como somos até que bem caseiros morar em um AP melhor sem dúvida vai impactar nessa qualidade de vida. Pegamos um AP muito bom, espaçoso, novo (seremos os primeiros moradores), e em um ótimo condomínio (com uma bela academia, uma ótima piscina e etc). A melhora na saúde está aqui: já combinamos que vamos diariamente frequentar a academia. Eu particularmente gosto muito de cozinhar, e esse vai ser outro plus de morarmos nesse local, pois pegamos um AP com uma ótima churrasqueira na varanda.

Não iremos economizar por morarmos juntos, pois o aluguel desse AP é substancialmente maior do que os dois aluguéis atuais juntos, mas tudo bem. O intuito principal dessa mudança está sendo de fato aumentar a nossa qualidade de vida, que está muito baixa atualmente, na minha opinião.

Acho que já nos conhecemos o suficiente pra imaginar que a experiência será boa. Claro, morar de fato com uma pessoa é outro nível no quesito convivência, mas em raríssimas ocasiõas nós tivemos algum tipo de atrito até hoje. Nossa relação é muito boa, existe uma parceria bastante profunda envolvida.

Estou animado com essa nova etapa da minha vida. Acredito que vai ser muito bom tanto pra mim quanto pra ela. O plano de sair do Brasil continua vivo, mas enquanto ele não se concretiza vai ser bastante positivo melhorar a nossa qualidade de vida por aqui.

No próximo fechamento já terei me mudado, contarei como é que se sucederam as coisas, hehe.

Um abraço à todos !


23 comentários:

  1. Olá, Engenheiro.

    Alcançar meio milhão é uma conquista significativa. Parabéns! O próximo marco é o 1º milhão.

    Tenho explorado o site de R.I da MAHLE. A empresa consistentemente tem registrado lucros e nos últimos anos melhorou consideravelmente suas margens, além de distribuir generosos proventos, o que certamente agrada quem gosta.

    Quanto aos títulos IPCA+, tenho considerado incluí-los em minha carteira. Mas quando as taxas estão acima de 6%, a bolsa também parece estar "barata", o que me leva a escolher investir em ações, rs...

    Sobre a mudança para o novo apartamento, realmente é um processo bastante estressante. Eu vivenciei isso em 2023, quando mudei de cidade e de emprego.

    Foi, sem dúvida, a semana mais longa da minha vida. Passei horas empacotando tudo e depois organizando no novo apartamento.

    Contudo, depois de tudo estar pronto, a sensação de satisfação foi maravilhosa.

    Sem mencionar que vocês já estão empolgados e cheios de planos para o novo apartamento.

    Abraços e felicidades na nova residência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que essa seja sim uma marca significativa, eu sempre tenho a impressão que o objetivo ainda está em outra galáxia..isso dá um certo desanimo.

      Sobre o Tesouro Direto, com certeza eu não deixaria de investir em RV pra colocar nele. O que estou pensando em fazer é tirar um pouco da reserva de emergência e colocar nesse título.

      Acredito que a mudança vai fazer bem pra nossa qualidade de vida. Estou animado com isso!

      Excluir
  2. Engenheiro, eu estava olhando sua planilha (imagem) e fiquei impressionado em como você cresceu rápido desde 2020, parabéns pela disciplina!

    Sobre a mudança, desejo toda a felicidade do mundo para vocês dois! Obs. independentemente do regime de bens, sugiro que oficializem o casamento. Ficar na 'união estável' (morando junto) só irá dar dor de cabeça futuramente (e nem estou falando de conflitos, mas de seguro de vida, plano de saúde e coisas assim).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cyber, o crescimento foi realmente melhor do qe o projetado, mas ainda estou muito, muito longe do objetivo.

      Sobre a mudança, nós já oficializamos uma união estável com separação total de bens. Nosso acordo financeiro é muito claro: dividimos todas as despesas comuns e cada um tem os seus ativos separadamente.

      Excluir
  3. Legal essa estratégia empresarial de afagar o ego do empregado ao mesmo tempo que usa o lombo dele como escada pra lucrar cada vez mais .

    https://nobrezaecastaguerreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu não me deixo mais enganar com isso (apesar de ser algo que ainda me irrita bastante).

      Excluir
  4. Grande passo morar junto. Algumas coisas só aparecem na convivência diária, boa sorte.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Mendigo. Não acho que terei grandes surpresas, mas nunca se sabe.

      Excluir
  5. Sua carteira está segurando bem esse começo de 2024. Gosto de LEVE3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o único almoço grátis que existe está dando uma ajuda nisso, Surfista.

      Excluir
  6. Pq seu aporte varia tanto de mês a mês? Vc considera reinvestimentos como aporte ou apenas "dinheiro novo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, se você estiver se referindo ao início da minha série histórica, isso se deve ao fato de que todo meu dinheiro estava num CDB, aí comecei a investir ele.

      Nos outros meses em que existem valores muito discrepantes geralmente é por conta de algum não recorrente que tive. Fora isso, acontece também de eu perdewr o timing do investimento em um determinado mês, o que faz com que eu acabe investindo mais no mês seguinte.

      Por fim, considero apenas "dinheiro novo" nos aportes, os rendimentos não são contabilizados (e são sempre integralmente reinvestidos).

      Excluir
  7. Engenheiro,
    A parte crucial do relacionamento é a convivência diária. Espero que dê tudo certo. Parece que vcs são maduros. Isso ajuda muito. Pois, as dificuldades aparecem quando se mora junto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, com certeza é na convivência diária que de fato conhecemos uma pessoa 100%. Nesses já mais de 3 anos com a Alta eu pude perceber que as chances da nossa convivência diária ser muito boa são bem grandes. É claro que não existe uma conviência em que tudo é lindo e maravilhoso, mas acredito que no geral será bom.

      Excluir
  8. Engenheiro,

    Parabéns pela escolha de prezar por um pouco mais de conforto, a vida também é sobre isso. Eu até ia comentar sobre a questão do casamento, mas você já esclareceu acima.

    Sobre o trabalho, não dá para deixar o momento de glória passar sem aproveitar para ter uma conversa sobre carreira, traga atualizações sobre esse papo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI, tentar transformar a jornada em algo mais agradável sem impactar muito no plano com certeza vale a pena.

      Já decidi me movimentar da forma que eu puder pra tentar avançar nessa questão da carreira. Vamos ver se terei êxito.

      Excluir
  9. Oi Engenheiro!

    Aposentada aos Trinta aqui (não sei pq o blogspot nunca aceita que eu use meu site pra comentar!)

    Primeira vez vendo seu blog, e se conseguiu acumular quase meio milhão em 4 anos, está excelente!
    E com aportes de R$10mil por mês, imagino que sua IF não esteja tão tardia assim, rs.

    Eu usei muito a parte de aumentar a renda a meu favor para antecipar a IF. Até preciso falar mais sobre isso no blog.
    Chega uma hora que vc já cortou todas as gorduras do orçamento. E tem algumas coisas que você até poderia cortar mais para antecipar a IF, mas que não valeriam a pena. No meu caso, eram as viagens internacionais, que eu fazia duas por ano. No seu caso, talvez seja esse apartamento novo. São luxos, sem dúvidas, mas que fazem com que a vida tenha alguma graça. Não adianta só ter $ para sobreviver, a gente também tem que saber viver.

    E é aí que aumentar a renda ajuda muito. Eu mudei de emprego 2 vezes durante minha jornada FIRE. Justamente por conta do ponto que vc mencionou: minha performance era ótima, super elogiada, aumentavam meu cargo, mas o salário subia só 5%. Era uma piada.

    Mas quando eu mudava de emprego, eu já falava na entrevista que minha pretenção salarial era 30% a mais do que eu ganhava.
    Esse tipo de aumento de salário, aí sim, tem potencial de mudar o jogo FIRE!
    Eu acho que é isso que devemos buscar.
    Não sei se no seu ramo é fácil mudar de empresa, no meu era.
    Na última negociação salarial que tive, eu até cheguei a negar a primeira proposta, que já era 30% a mais do que eu ganhava, para conseguir 40% a mais. Tive que ter sangue de barata pra dizer não pra primeira proposta, mas deu certo!

    Boa sorte no processo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Aposentada!

      Olha, não tenho tido muita fé de que esse (e os próximos) milhões chegarão tão cedo, viu. Às vezes parece que com o passar do tempo eles ficam é cada vez mais distantes.

      Sobre o trabalho o que tenho tentado fazer é dar subir na carreira dentro da empresa, mas sempre atento (e buscando) vagas em outras empresas. Na minha área, em teoria, não é tão difícil fazer isso, mas na prática não tem me parecido ser tão fácil também. Eu já estou convencido que sem um aumento exponencial da renda meu sonho de atingir a IF ou vai chegar muito tarde, ou nem vai chegar.

      Tomara que eu consiga fazer o que você fez!

      Excluir
  10. Provavelmente fez uma boa escolha comprando o IPCA +29, com as taxas nesse patamar é bem provável que saia no lucro caso precise do dinheiro antes para o plano Canadá.

    E sucesso com a nova moradia, pelos posts aqui do blog vcs possuem uma relação bem madura. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, peguei o IPCA a +6,29% e essa bagaça já bateu quase 6,5%.

      Sobre o AP novo, estou curtindo bastante!

      Excluir
  11. Parabéns! Melhorar a qualidade de vida irá pesar no dia-a-dia para você se manter focado e mais feliz.
    Para mim, a felicidade é o agora, não adianta tentar achar que será feliz só quando tiver a FIRE, que isso muitas vezes não acontece.

    ResponderExcluir