domingo, 3 de março de 2024

FECHAMENTO FEV/24: R$479.020 ou +1,85% ou + R$14.857 (histórico: +20,03%)

 Mais uma vez cá estamos para outro fechamento Tardio. Não tenho tido muito ânimo pra escrever por aqui, pra ser bem sincero, mas bora continuar.


FINANCEIRO


A montanha russa do curto prazo segue com suas subidas e descidas. A carteira basicamente recuperou o que tinha perdido no mês passado, tendo tido um rendimento geral de +1,85%. FIIs e REITS seguem, pelo menos na minha carteira, sendo a grande desgraça do desempenho. Já estou me convencendo de que o futuro será investir em ETF do S&P500 e ponto.




O aporte do mês foi de R$6.155,71. Era pra ter sido maior porém o gênio aqui deixou pra aportar no último dia do mês, e eu havia esquecido que eu tinha diminuído o limite de PIX do aplicativo do banco (por questões de segurança que temos que ter aqui nessa zona de guerra em que vivemos). Já aumentei novamente esse limite, então mês que vem o aporte deverá ser maior. O valor foi integralmente enviado pra conta nos EUA e o aporte foi feito no ETF de S&P500. Eu tinha também um dinheiro na conta lá, e inclui uma nova stock na carteira (pois é, eu sigo na burrice de querer fazer stock picking, mesmo que todas as evidências apontem pra minha incompetência com isso). A ação escolhida foi LOW, da empresa Lowe's, que é um grande varejista de materiais de construção e coisas pra casa para o DYI (Do It Yourself) tão popular nos EUA. É uma empresa que compete com a Home Depot, que é a maior do setor lá, porém na avaliação que fiz talvez seja uma opção mais interessante que a própria Home Depot. Acredito que ela tem mais espaço pra ganhar market share.

 



Os rendimentos do mês somaram R$2.160,59, novamente acima do valor do mesmo mês do ano passado. Pode ser que a meta dos 30K de rendimentos no ano seja atingida.



 

TRABALHO


No trabalho em si as coisas estão normais, porém eu estou meio puto. As avaliações de desempenho terminaram, e adivinhem só? Tive que ouvir do meu chefe que "apesar do seu desempenho ter sido excepcional, temos uma curva forçada nas avaliações de desempenho, ou seja, o desempenho máximo teve que ser dado a outra pessoa da diretoria. Mas fique tranquilo, isso não significa nada, você está indo muito bem."

Essa é a imagem mais próxima que encontrei na internet do Tardio reagindo a isso.

Não siginifca nada é o caralho. Isso aí diminuiu em CINQUENTA POR CENTO o meu bônus. Não tive promoção alguma, apesar de que isso eu já imaginava pois acabei de fazer 1 ano de empresa, mas meu aumento de salário foi vergonhoso também. Enfim, eu nunca estive tão certo na minha vida de que quero cair fora do mundo corporativo o mais rápido que eu puder. Isso aqui é uma bosta.

Eu realmente achava que teria um reconhecimento de verdade, pois eu sei que fui bem pra caralho esse ano e fiz entregas muito boas mesmo. Ainda não aprendi que as expectativas têm que ser zero quando se trata desse mundo do trabalho de empregado.

Sigo buscando por vagas no LinkedIN, minha filosofia agora é "pagou mais, eu vou".


SAÚDE


Tudo na mesma, alimentação está boa, estou comendo frutas quase todos os dias, praticamente não como besteiras, doces é uma vez ou outra. Ainda tô enrolando pra marcar meus exames de check up..do mesmo jeito que enrolo pra começar a fazer atividades físicas de maneira constante.

PESSOAL


Tudo tranquilo no quesito pessoal. Acabei não viajando nem nada com a Alta no carnaval, além de todos os lugares ficarem uma merda nessa época eu não estava a fim de gastar grana, pra falar a verdade. Inclusive, acabamos tendo uma pequena DR por causa dessa questão aí..eu acho que ela queria ter viajado mas eu não me mostrei muito disposto. O que ocorre, como eu falei, é que os amigos dela são os típicos brasileiros: gastam o que ganham. Eles são em sua maioria bem sucedidos profissionalmente, ou seja, eles ganham bem e gastam melhor ainda. Estão sempre viajando, sempre em rolês em lugares incríveis e etc, e eu tenho certeza que isso afeta ela. Ela é no geral muito bem controlada, não vou nem julgar muito ela, só que ela ainda não tem digamos que esse livramento que a mairia da galera que busca FIRE tem, que é um grande "foda-se que tá todo mundo saindo, viajando e gastanto". Inclusive existe uma diferença muito grande de perfil entre o círculo de amigos dela e o meu: apesar de eu não ter amigos que estejam de fato em busca de FIRE, meus amigos são MUITO MAIS comedidos que os dela. Tenho amigos que ganham muitíssimo bem mas gastam infinitamente menos do que poderiam, o completo inverso de todos os amigos dela que eu conheço.

Não é segredo nenhum pra ela o que eu busco na minha vida, então eu espero mesmo que isso não comece a se tornar um problema entre nós.

Quanto ao Plano Canadá, nós voltamos a discutir ele, com essa mudança das regras me parece que ficou mais atrativo ir pra lá fazer um mestrado. Vou voltar a pesquisar sobre issio, mas uma coisa já alinhamos: se decidirmos que vamos fazer isso, vamos colocar um cabresto e nos focar única e exclusivamente nisso, sem ficar olhando pra mais nada em volta pra não nos distrairmos/desmotivarmos, que foi o que acabou acontecendo na "primeira onda" desse assunto.

Um abraço à todos e vamo que vamo.

15 comentários:

  1. Sobre mercado de trabalho: O mercado de trabalho brasileiro é nivelado por baixo em praticamente todos os sentidos e esse ao meu ver é a raiz de praticamente todos os problemas a ele relacionados.
    A blogsfera sempre foi composta por uma maioria de classe média e média alta, empreeendedores ou funcionários com boa formação, empregos e salários.
    Ou seja, com todos os problemas, ainda foram e/ou são uma parcela acima da média da população brasileira.
    Na maior parte das cidades/regiões/profissões um salário de 5k já seria o auge. E é uma minoria que consegue isso.
    Bônus? Plano de carreira? Participação nos lucros? esses e outros benefícios estão presentes na vida de uma minoria de brasileiros. O buraco do nosso mercado de trabalho é bem mais embaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anon, eu não acho que esse mundo corporativo seja minimamente bom em lugar nenhum do mundo, mas Bostil é Bostil, não há nada ruim que no Bostil não possa ser pior.

      Excluir
  2. Ah e sobre o fato dos amigos da Alta serem gastadores...
    A um bom tempo eu nem critico muito mais pessoas com esse perfil, apesar de boa parte dessas criticarem poupadores/investidores como nós.
    Prosperar significativamente num país como o Brasil começando do zero é uma tarefa bem complicada por inúmeros fatores.
    Aporto/invisto a anos e depois da pandemia é nítida a diminuição do por de compra do Real e pra ser justo não só do real.
    Hoje quem tem 300, 400k investidos (montante que a grande maioria da população brasileira não tem), ainda está longe de uma IF de classe média. Com esse valor mal dá pra comprar um imóvel razoável na maior parte do Brasil.
    Em resumo, estamos fodidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é só mais um dos desafios que o caminho da IF traz: você quase sempre vai estar caminhando sozinho.

      Excluir
  3. Sobre comprar ETF de índice ou fazer stock picking, eles não precisam ser excludentes, você pode ter os dois, ou seja, seguir o índice com parte da carteira e escolher algumas ações que você veja potencial de ganhar do índice.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu tenho feito, Mendigo, porém agora eu aumentei bem o percentual alvo do ETF na composição da minha carteira. No longuíssimo prazo dificilmente baterei o índice com a parcela de stock picking.

      Excluir
  4. Infelizmente essa é a mentalidade da maioria (me refiro ao comportamento dos amigos da Alta).

    O mundo ideal para quem almeja FIRE é ter um par que compartilha essa busca, mas certamente é a minoria da minoria dos Fire. Se a pessoa não é do tipo de gasta mais do que ganha já estamos no lucro, o restante é possível negociar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero a Alta bem comedida quanto aos gastos, ela também gasta bem menos do que poderia, mas também vou procurar ser compreensivo com ela, é foda você ter todo o seu círculo de amigos queimando dinheiro adoidado e você ficar "pra trás".

      Excluir
  5. Investir em ETF é uma paz! Mas vc pode fazer as duas coisas, investir em ETF e fazer stock picking, mas isso dando pesos diferentes.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, aumentei consideravelmente o percentual alvo do ETF na minha carteira, vamos ver se a paz aumenta, hahaha.

      Excluir
  6. No exterior só tenho ETF, já acho difícil estudar as poucas empresas listadas por aqui, estudar as do exterior complica ainda mais.

    Parabéns pelos resultados!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu na verdade nem estudo as empresas tão a fundo assim, olho apenas os pontos principais (histórico de lucro, dívida, perspectiva do setor e etc) e já era.

      Excluir
  7. Boa tarde ET! Ótimo resultado! Também sou do time ETF neutro...acho muito perigoso fazer stock picking lá fora, mas é pessoal mesmo. Que pena que a sua valorização não foi como esperado. As vezes isso vem com o tempo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI, talvez eu esteja sendo muito afobado mesmo, pois minha carteira não tem nem 5 anos ainda e considerando o horizonte que geralmente temos isso é muito pouco tempo. Mas dá um desconforto ver um resultado ruim ao longo de anos.

      Excluir
  8. Mundo corporativo é assim mesmo. Já tomei uma naba numa avaliação de desempenho. Ao longo do ano foram vários elogios e na hora H... vc foi muito bem, mas...
    Aí eu liguei o botão do foda-se. Não me mato de trabalhar e faço as coisas no meu tempo sem esquentar minha cabeça. Se não estiverem satisfeitos basta me mandarem embora e fazer o acerto.

    ResponderExcluir