quarta-feira, 27 de março de 2024

Atualização de marca simbólica: atingi os 0,5M!

E aí, Tardios.

Passando rápido aqui só pra dizer que hoje, dando uma checada na carteira, vi que eu tinha atingido a (não tão) simbólica marca dos 500K!




Eu diria que, quando comecei esse blog (e consequentemente a montar minha carteira), eu achava ia levar muito mais tempo pra chegar nessa marca. Será que o primeiro milhão e os subsequentes também irão chegar antes do que eu imagino? Espero muito que sim.

Fiquei feliz de ver que a disciplina está dando certo, porém continuo achando que sem um aumento exponencial da minha renda e, consequentemente, da capacidade de fazer aportes, irá levar tempo de mais pra eu atingir a tão sonhada IF.

Nos ”vemos” no fechameto do mês.


17 comentários:

  1. Parabéns Engenheiro!
    Não vai levar muito tempo não para chegar os 1M. Se seus investimentos estão muito bem feitos, o bastão nessa corrida será passado dos seus aportes para os juros compostos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, CP!

      Olha, se meus investimentos estão muito bem feitos eu não sei, mas espero mesmo que no longo prazo os resultados sejam satisfatórios.

      Excluir
  2. Parabéns engenheiro. O percentual de brasileiros que tem 500k em dinheiro não é grande, logo quem tem já está bem posicionado financeiramente em termos de Brasil.
    O ponto negativo é que de uns anos pra cá o Real perdeu poder de compra e 1 milhão que era um valor simbólico de IF a anos, hoje já representa um poder de compra muito menor.
    Mas independente disso, o negócio é olhar pra frente e continuar no caminho, pra quem chegar nesse patamar a caminhada rumo a IF ganha velocidade e esse é um dos pontos que trazem ânimo.
    O desafio é alcançar o patamar financeiro esperado até os 40 ou 40 e poucos anos, para poder aproveitar bem esse feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anon. Pensar que isso equivale a míseros 100K dol (e olhe lá) e que, ainda assim, uma parcela ínfima da população brasileira tem isso em dinheiro, só nos mostra como somos uma nação de pessoas incrivelmente pobres.

      Sobre o poder de compra, dá até tristeza pensar nisso. Estava hoje mesmo comentando com a Alta que parece que com um salário de 1/3 do valor do que temos hoje tínhamos um poder de compra maior há 4 ou 5 anos atrás. É surreal.

      Sobre alcançar a IF aos 40, com certeza seria um sonho, mas no meu caso acho que vai acabar ficando pra um pouco depois disso.

      Excluir
  3. Acabei de passar os 400k, estou na sua cola, kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ET! É um grande marco para todo investidor FIRE! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas é um marco importante, parabéns pelo resultado!

    Vejo como um sinal de que o plano está funcionando, agora é manter a disciplina e dar tempo ao tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT! É, na realidade a maioria esmagadora desse resultado é proveniente de aportes, isso é algo que me preocupa um pouco, mas ainda é um período muito curto então não dá pra tirar muitas conclusões.

      Excluir
  6. Fala Engenheiro! Parabéns pela marca, herói mundial! Agora pro sabugão vai mais rápido. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Funça! Espero que o sabugão como vc diz chegue antes do esperado, hahaha.

      Excluir
  7. Parabéns pela marca dos 500k.

    Essa sessão de comentários contou com vários comentários enriquecedores.

    Concordo com sua visão de que parece que o salário de hoje a cinco atrás garantia um padrão de vida muito melhor, isso é um fato, para ter o padrão de vida de 5 anos atrás que meu salário proporcionava certamente seria uns 30%-40% maior (líquido).

    O anônimo das 14h52 também trouxe um comentário muito bom de que a maior parte dos brasileiros não tem nem 500k investidos no mercado financeiro, eu diria que deve ser no máximo 2% da população, claro, considerando bens imóveis o percentual é bem maior, principalmente por conta do boom de valorização, mas se tirarmos a casa própria da equação acredito que voltamos para próximo de 3% da população.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI!

      Nossa perda de poder de compra, em especial nesses últimos 4 ou 5 anos, foi avassaladora. Eu sei que isso ocorreu em todo o mundo, mas como SEMPRE acontece, aqui na Banânia a coisa é ainda pior.

      Sobre o comentário do Anon, sim, é uma constatação assustadora mesmo. O brasil, ao contrário do que muitos dizem por aí, é SIM um país EXTREMAMENTE pobre. Qualquer trabalhador de base num país desenvolvido ganha em média o que um engenheiro costuma ganhar aqui.

      Excluir