domingo, 7 de abril de 2024

FECHAMENTO MAR/24: R$497.660 ou +1,42% ou + R$18.640 (histórico: +31,88%)

Olá, visitantes Tardios deste recinto! Um quarto desse ano já foi pro saco, e aqui estamos nós pra mais esse fechamento.

FINANCEIRO


Conforme o post relâmpago que fiz no final de março, por alguns momentos minha carteira havia batido os 500K. Acabei fechando em um pouco menos que isso, com um rendimento no mês de 1,42%. Inclusive os maos atentos poderão perceber que meus rendimentos estão bem diferentes do histórico que vinha sendo postado, e eu explico: eu estava computando de maneira errada o valor dos rendimentos mensais na planilha do AdP. Fiz essa correção em todos os meses di histórico e, com isso, tive a grata surpresa de que o rendimento histórico real está em cerca de 11% acima do que eu vinha acompanhando.




O aporte total do mês foi de R$11.672, integralmente enviado para a corretora nos EUA.

A participação dos investimentos nos EUA está crescendo cada vez mais na carteira, pois estou concentrando os aportes lá. Apesar disso, esse mês venceu um CDB meu e, pela primeira vez acho que em uns 2 anos, eu fiz um aporte em ações aqui no BR com do dinheiro desse CDB vencido (ou seja, não está contabilizado no valor de aporte acima). Não quero deixar as minhas emoções interferirem tanto nos meus investimentos. Apesar de eu detestar o Brasil, é aqui que eu moro e existem, sim, boas empresas aqui. Sendo assim fiz alguns aportes em ABEV, FLRY,  e EGIE. Além disso, vejam só, adicionei uma nova ação na carteira: EQTL3. Como havia me desfeito da posição em ENBR3 por conta da OPA, substitui ela pela Equatorial, que acho que dispença apresentações.




Os rendimentos do mês totalizaram R$2.954,05. Os rendimentos esse ano estão substancialmente maiores que os do ano passado, o que é um bom sinal.



TRABALHO


No trabalho as coisas estão ok. Sempre apagando muitos incêndios por lá, percebi que nessa empresa é muito comum você ter demandas de última hora. Fiz recentemente uma entrega bastante relevante, sendo um material que já está nas mãos do VP da empresa no Brasil e será utilizado para tomadas de decisão importantes. Sinto uma urgência enorme em conseguir crescer profissionalmente pra alavancar minha capacidade de aportes, mas tenho que ter os pés no chão e saber que isso pode simplesmente não acontecer, afinal esse mundinho corporativo é uma gigantesca bosta.

SAÚDE


Aqui tá tudo na mesma, relaxado em relação aos acompanhamentos médicos (que não tenho feito de absolutamente nada). Qualquer hora eu resolvo isso.

PESSOAL


No âmbito pessoal está tudo ok também. Fiz uma viagenzinha com a Alta e, como sempre, foi excelente. Pegamos uma sexta feira off em nossas empresas e viajamos, e mano, como é MUITO MELHOR fazer essas coisas fora de feriado! Nós pagamos um preço pelo menos 40% menor na hospedagem, não pegamos muito trânsito e a cidade pra qual fomos não estava cheia (em feriado estaria um inferno).  Não só se gasta muito menos como se consegue aproiveitar bem melhor as coisas, por estarem mais vazias. Essa com certeza é uma das grandes vantagens da IF: você faz os seus rolês quando a maioria das pessoas não poderá fazer.

No mais, não sei se isso acontece com vocês, mas sabe quando pessoas da sua família só te procuram pra te pedir alguma coisa (e geralmente essa coisa envolve dinheiro)? Pois é, eu tenho passado por isso, e é algo que me incomoda de mais. Eu digo isso pois essas pessoas só estão na situação que estão por pura falta de disciplina e foco. As vezes eu fico pensando se estou sendo egoísta ou algo do tipo, mas eu acho que não é certo a minha disciplina ter que cobrir a falta de disciplina dos outros. Enfim, foi só um pequeno desabafo mesmo.

Quanto aos planos pra conseguir sair da Banânia, bem, não tenho grandes novidades. Continuo sempre pesquisando sobre as oportunidades fora, mas ou eu estou sendo muito lerdo ou o negócio realmente não é nada simples. Acho que tem também uma certa dose de medo de "meter o louco" e colocar de fato esse plano em prática.

Enfim, bora seguir em frente. Um abraço à todos!

21 comentários:

  1. Boa noite, ET! Esse mês vem os 500k!

    Também gosto de viajar fora do período típico de feriados, além de estar mais vazio, sempre há um tratamento mais vip!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ritmo desses últimos dias os 500K vão é se distanciar cada vez mais, rs.

      Fico imaginando como realmente deve ser bom você atingir a IF, até nos momentos de lazer as coisas podem ser melhores.

      Excluir
  2. Viajar fora de época é melhor mesmo, tudo mais barato e mais vazio, fora a tranquilidade.
    Seu aporte foi invejável! Se continuar nesse ritmo, em mais alguns anos alcançará uma relativa IF (sua renda passiva já está maior que o salário médio brasileiro, daqui a uns poucos anos estará na casa dos 5K!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí mais uma provável vantagem da IF, Mago: você viaja quando a maioria das pessoas não vai estar viajando, o que com certeza resulta numa melhor experiência (e menores gastos).

      O aporte esse mês foi bom mesmo, quem me dera se desse pra ser assim todos os meses..sobre a renda passiva acho que ela está interessante mesmo, atingir 5K na média seria outro grande marco.

      Excluir
  3. Engenheiro,

    Acontece com todo mundo isso de parente um pedir ajuda ao outro. Vc só tem que analisar aquela pessoa se é um ajuda pontual, e saber dizer não de maneira educada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, o problema é que nunca é pontual. Me parece ser uma torneira que, uma vez aberta, emperra e não se consegue fechar mais depois.

      Excluir
  4. Bom dia, Engenheiro.

    Você está muito próximo do meio milhão. Parabéns pelo progresso!

    Também observei uma diferença na rentabilidade mensal e histórica entre a planilha do Adp e outras plataformas. E olha que sempre registrei apenas o dinheiro novo como aporte e os proventos mensais como rendimento.

    Uso o Gorila Investimentos para acompanhar minha carteira e minha rentabilidade histórica lá é de 66,36%, comparada aos 24,98% da planilha do Adp.

    Dei uma rápida olhada nas fórmulas da planilha e parece que a diferença de rentabilidade com o Gorila se deve à maneira como os aportes são calculados. Porém, não posso afirmar com certeza o que está causando essa discrepância.

    Enquanto não encontrar uma solução, continuarei usando a planilha e acompanhando a diferença de rentabilidade em relação ao Gorila.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poupadora!

      Pois é, ainda que eu esteja mesmo perto dos 500K não consigo deixar de sentir que a IF mesmo parece cada vez mais longe.

      Eu cheguei a utilizar esse Gorila há um tempo atrás, na verdade usei ele e vários outros apps, mas um me pareceu pior que o outro, então acabei centralizando tudo na planilha do AdP mesmo. Talvez os apps tenham melhorado de lá pra cá.

      Excluir
  5. Por isso que fora do meu blog, para todos os efeitos, eu estou quebrado. Você descreveu a situação perfeitamente, as pessoas querem que a sua disciplina cubra a falta de disciplina delas.
    Sobre fazer as coisas em períodos diferentes das outras pessoas, eu já experimento um pouco disso no dia a dia, pois não trabalho de segunda a sexta. Além disso, faz anos que tiro férias sempre em março e novembro, são meses excelentes para viajar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Mendigo, eu vou passar a adotar essa postura também. Na realidade eu já tenho uma postura bem low profile, mas as pessoas parecem que concluem por conta própria que eu ganho muito bem só por nunca pedir nenhum tipo de ajuda pra ninguém.

      E realmente poder ter a flexibilidade de escolher livremente quando viajar me parece ser apenas um dos muitos benefícios que a IF pode trazer.

      Excluir
  6. Olá Engenheiro, bom dia

    Concordo que viajar fora dos feriados e alta temporadas, é a melhor coisa a se fazer. Aproveita-se bem mais e tem-se mais tranquilidade nos deslocamentos.

    Ter disciplina para cobrir a falta de disciplinas dos outros é super complicado, tento ensinar a conquistar a IF no passo-a-passo, porem sem sucesso. Então prefiro perder apenas o amigo do que perder o dinheiro e o amigo (que geralmente acontece quando abrimos a carteira).

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAR, o brasileiro infelizmente é um povo absolutamente imediatista, eles querem apenas os prazeres imediatos e acham um porre falar ou pensar em qualquer tipo de planejamento de médio ou longo prazo. O que não é justo é que nós, que sacrificamos muita coisa em prol desse planejamento, tenhamos que arcar com a falta de planejamento de outras pessoas.

      Excluir
  7. que frase fod@: "a minha disciplina ter que cobrir a falta de disciplina dos outros" - Eng. Tardio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, deixando as emoções de lado e analisando a situação racionalmente é pura e simplesmente isso.

      Excluir
  8. Eu não comento com ninguém que sou um poupador, nem meus pais sabem que tenho dinheiro guardado. Quando falam de dinheiro no meu entorno eu finjo que faço financiamentos e que não entendo nada de investimentos.

    Se não for possível dizer não, você pode emprestar menos do que te pediram. Se alguém pediu 4 mil reais emprestado você pode dizer "só tenho 500 disponível, aceita?" Dificilmente alguém vai insistir na quantia inicial numa conversa assim.

    Aporte gigante, parabéns pela disciplina! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, eu faço a mesma coisa. As únicas pessoas que sabem que eu invisto são a Alta e alguns amigos meus que também investem. Principalmente pra pessoas da família eu não passo nem perto de falar sobre esses assuntos, pois eu sei muito bem qual seria o resultado pro meu lado.

      O que eu faço é mandar o clássico "..é, não tá fácil pra ninguém" quando começam a me mandar indiretas dizendo que "as coisas não estão fáceis".

      Excluir
  9. Complicada as vezes a situação de pessoas como nós, de famílias majoritariamente menos abastadas que decidimos por aportar/investir pensando no médio e longo prazo.
    Geralmente somos mais introvertidos e isso aliado a menor necessidade de aprovação social nos auxilia no nosso objetivo. Porém... Não temos com quem falar sobre dinheiro, investimentos, empreendedorismo, empregos etc, porque poucos entendem e se interessam, porque pode ser perigoso e desperta a inveja e cobiça alheia.
    Quem consegue foram a bolha de sua classe social fica pelo menos temporariamente deslocado e pode ser até hostilizado porque aqueles que antes estavam no mesmo patamar. Ou atrair folgados de todos os tipos.
    Há que se ter sabedoria e jogo de cintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pertinente seu comentário, Anon. Essa caminhada aqui é muito, mas muito solitária. O esforço é muito grande e o velho clichê de que "pra chegar onde poucos chegam tem-se que fazer o que poucos fazem" cabe perfeitamente.

      Excluir
  10. Engenheiro, sobre familia pedir coisas eu super te entendo e tambem nao gosto. No meu caso o que tem ajudado e que deixei claroque nao gosto de emprestar dinheiro. Quando alguem realmente precisa de algo eu procuro saber o que e e eu mesmo compro ao inves de dar diretamente o dinheiro. Ainda Assim constumo fingir demencia e deixar para o ultimo caso ajudar, pois se vc sempre ajuda facilmente as pessoas nao pensam duas vezes antes de fazer cagadas na vida delas pq tem alguem com quem contar. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anon, eu já tive em certa ocasião que dar uma boa cortada porque estavam a ponto de querer que eu assumisse um fucking financiamento de um carro (é brincadeira isso?). Eu também sigo nessa de "fingir demência" porque, como comentei aí acima, esse negócio de virar um caixa eletrônico é um caminho difícil de voltar uma vez que você entra nele.

      Excluir