domingo, 2 de abril de 2023

FECHAMENTO MAR/23: R$338.216 ou +0,60% ou + R$10.988 (histórico: +5,74%)

Queridos Tardios, 1/4 do ano simplesmente se foi, se é loko. Vamos lá pra esse fechamento sem atraso.

FINANCEIRO


Esse foi o primeiro mês com desempenho positivo da minha carteira nos últimos 4 meses. Isso, com certeza, se deve muito ao fato de que minha parcela em renda fixa está crescendo cada vez mais, pois não aportei mais nada em RV desde que decidi levar pra frente o Plano Canadá, como vocês bem já sabem.


O aporte do mês foi de pouco mais de R$9K, novamente todo em RF. Além disso, uma outra pequena movimentação que fiz foi me desfazer de toda minha posição em ENBR3. Vocês devem ter visto que a empresa provavelmente fechará o capital, então se ela não quer mais sócios, eu também nã quero ser sócio. Com o dinheiro dessa venda fiz uma remessa pra TD Ameritrade e aloquei em algumas coisas lá, além de ter adicionado 2 novos ativos na carteira: TESLA e AMAZON (ambas fizeram split de ações e, agora, ficou mais fácil alocar nesses ativos, pois se não me engano uma AMZN estava custando mais de 2 mil dol). Acho que essas empresas dispensam apresentações.


Segue como está a evolução do patrimônio:




Sobre os proventos, em março eles somaram R$2.223,61, e até agora a tendência desse ano está sendo de dividendos substancialmente maiores que no ano passado. Obviamente os dividendos foram todos reinvestidos na RF, e não estão contabilizados no valor considerado como aporte. É interessante notar que, nesses 3 primeiros meses de 2023, eu já estou praticamente com a mesma quantidade de dividendos de todo o ano de 2021.



TRABALHO


No trabalho as coisas seguem bem. Acredito que estou correspondendo bem às expectativas do pessoal lá, porém acre4dito que nas próximas semanas é que eu devo fazer a primeira parte de uma entrega relevante lá. Espero que dê tudo certo no que estou construindo.

Além disso, pretendo amanhã mesmo já chamar meu chefe sugerindo marcarmos um papo 1-1, pois pelo que percebi essa iniciativa não virá dele. Quero entender um pouco melhor sobre às expectativas dele e também receber algum feedback, afinal já são mais de 2 meses que estou lá. No mais eu acredito que essa empresa que eu estou é excelente pra ficar por mais tempo e crescer. É uma multinacional com grande relevância na área que atua. Não vou negar que isso tem me feito pensar um pouco em relação ao Plano Canadá, mas o problema de estar no Brasil é estar no Brasil. Nem que eu estivesse ganhando 50K por mês eu ia ter coragem de comprar uma moto legal aqui, por exemplo, que é algo que eu gosto muito. Enfim, não quero me desviar desse plano.

SAÚDE


Pois é, galera, até agora não ligue pra fucking endócrino pra pedir pra ela meu histórico e continuar meu tratamento no hospital que tem perto de casa mesmo. Essa semana sem falta devo fazer isso. Meu peso continua estável, o que entendo ser um sinal direto de que o hipertireoidismo está controlado. A alimentação também está ok, o problema é que continuo comendo praticamente 0 frutas. Descobri que não sei escolher fruta: sempre que eu compro, por mais que eu siga dicas de como escolher, eu não pego fritas que estejam realmente gostosas (ou seja, doces). Aí isso me desanima de comprar, hahaha!

PESSOAL


Aqui as coisas estão tranquilas. Na maioria dos FDSs eu vou pra casa da Alta, saímos pra comer algo, assistimos algo na casa dela, etc, coisas normais. Ela está extremamente empolgada com o plano Canadá. Está fazendo um curso de inglês intensivo (o inglês dela já é muito bom, melhor que o meu), e ela também tem procurado outras vagas de trabalho aqui, pois ela também está bem descontente o com o trabalho atual dela. Acredito que depois dessa viagem que fizemos ela ficou ainda mais decidida sobre esse plano, pois é impossível não comparar as coisas e perceber o quão lixo o Brasil é, em MUITOS aspectos.

Eu particularmente tenho pensado bastante nas possibilidades que teríamos de atingir a IF em dólar e não morarmos no Canadá após isso. Digo isso porquê depois pesquisar bastante sobre aquele país eu sinto que tem, sim, lugar bem melhor pra se morar. Eu conversei sobre isso com ela já e ela achou muito interessante a ideia, mas não sei até que ponto que ela acredita que isso seja de fato viável. Eu particularmente acredito ser muito viável, considerando que a gente chegue, lá, no nível profissional em nossas áreas que temos aqui. Sei que isso não é fácil e não acontece do dia pra noite, mas não acho que seja algo inalcançável. Na verdade acho que esse seria o curso natural das coisas

Enfim, é isso pra esse postagem, audiência Tardia. Um bom abril aí pra todos, e se protejam desse Brasil!


22 comentários:

  1. Vou responder aqui a pergunta que você fez no meu blog.
    "Vale mais a pena guardar dinheiro na renda fixa no Brasil ou guardar dólares, pensando em ir morar no Canadá?"
    Eu sei que eu gosto de fazer um terrorzinho sobre a desvalorização do real, mas é mais para que as pessoas acordem para a necessidade de ter uma parte da carteira dolarizada. Me parece óbvio que em uma janela de 10 anos o real terá perdido valor em relação ao dólar, a pergunta de ouro é: quanto? É improvável mas já aconteceu do real se valorizar frente ao dólar por uma década de 2002-2012.
    A pergunta é extremamente difícil de ser respondida.
    Me parece que o mais seguro é comprar logo dólar, mas o que é mais seguro pode não ser o mais rentável, pois os juros pagos em real podem compensar uma eventual desvalorização do real.
    Quando você não sabe o que fazer, diversifique: por que não dolarizar 50% e manter 50% na RF?
    Abraços e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, Mendigo.

      Eu nem acho que seja terror, algo absolutamente inesperado teria que acontecer pra interromper essa tendência de desvalorização do real frente ao dólar.

      Tenho deixado todos os aportes na RF por conta da liquidez mesmo, pois irei precisar desse dinheiro no curto prazo pro Plano Canadá. O que acabo me questionando é se talvez não seja mais interessante já deixar o dinheiro em dólar logo de uma vez, pra não ficar correndo o risco Brasil, que é completamente imprevisível.

      Excluir
  2. boa sorte

    https://manorganizado.wordpress.com/category/dieta/

    ResponderExcluir
  3. Fala Engenheiro!

    Já tive muita vontade de morar fora do Brasil mas atualmente já não tenho mais essa gana, hoje estou pensando em, após a FIRE, ficar em alguma cidade pequena onde ainda temos paz e sossego no Brasil, de preferência próximo a praia pra lazer e alguma cidade um pouco maior por questão de hospitais.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário, eu estudei aqui no Brasil em cidade do interior por 5 anos, e particularmente acredito que continua sendo tão Brasil quando as cidades maiores. Acho que o meu desgosto com o país já atravessou uma linha em que não há mais volta, hahaha!

      Excluir
  4. Não tenho coragem de sair do Brasil. Principalmente por meus pais moram aqui e estão ficando idosos. Eu sairia do Brasil, talvez, se não tivesse mais família aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QSR, de fato essa é uma questão que algumas pessoas não conseguem superar (ficar longe da família). Eu acabei crescendo sem muitos desses laços (cresci fora do Brasil longe de grande parte da família), então esse acaba não sendo um fator decisivo pra mim.

      Excluir
  5. Boa noite ET! Ganhando el moeda forte a chance de conseguir alcançar a IF e aposentar em um país de moeda um pouco mais fraca é mais alta...Para um americano, morar na Europa (em boa parte pelo menos) é mais barato que morar nos próprios EUA...além do Euro normalmente ser mãos fraco que o dólar. Me parece um bom plano...
    Canadá é um ótimo país pra fazer a vida...o difícil é se acostumar com o frio e com as pessoas mais fechadas...o resto é só alegria.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, VVI, na realidade eu nem penso em viver a IF em um país de moeda necessariamente muito mais fraca, mas apenas que tenha um custo de vida menor. O Canadá e suas maiores cidades estão entre os lugares mais caros do mundo pra se viver, então não tenho dúvida que existem países desenvolvidos com um custo de vida menor do que lá.

      Sobre o frio e as pessoas serem fechadas, eu aceitaria uma temperatura média de 0 grau ao longo de todo o ano pra ter 0 cultura Woke lá, hahaha!

      Excluir
  6. Fala, ET, blz?

    Achei muito interessante estar ganhando em ITSA4 e o alto ganho em PETR4, vc deve etr entrado bem nas 2!!! parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Neto!

      Pois é, eu entrei nelas no auge da pandemia e fui comprando ao longo do tempo, então meu preço médio realmente ficou baixo. No caso da PETR4 os absurdos dividendos que foram pagos nos últimos dois anos contribuíram também pra essa rentabilidade alta (a rentabilidade está considerando os dividendos também).

      Excluir
  7. Como sempre, boa sorte com seu plano Canadá!
    Eu penso parecido com o que o colega Bilionário comentou acima: me mudaria para uma cidade pequena do interiorzão, ao invés de sair do Brasil. Claro que eu não posso descartar 100% a possibilidade de sair do Brasil algum dia, ainda mais se as coisas ficarem ainda piores aqui, mas isso também requer uma preparação de longo prazo, que nem você está fazendo.
    Uma coisa que me segura aqui também é a família, conforme um colega comentou acima.

    Há uns meses também aproveitei o split do google e comprei ações dessa empresa, pois também era de preço praticamente inacessível para meros mortais como nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em cidade pequena no interiorzão. E é a mesma merda das grandes cidades.
      Em alguns pontos é até pior.

      Excluir
    2. Mago, no meu caso é como respondi ao Bilionário, e em relação às cidades do interior o Anon aí em cima confirmou também, haha, cidade de interior no Brasil não tem nada de glamouroso.

      Pra nós que ganhamos nessa moeda mequetrefe esses splits de ação são ótimos, realmente facilitam nossos aportes nesses ativos.

      Excluir
  8. Pessoal ainda endeusa muito a vida em cidade pequena do interior, já passei por isso e é uma merda também.

    O Brasil tem um clima ótimo para viver, o problema aqui é os BRs a nossa forma de viver em sociedade é absurdamente ruim. E é ruim até comparado aos vizinhos.

    Uma colega visitou a Argentina semanas atrás e disse que apesar do país estar em crise, ás ruas são bens mais limpas do que qualquer cidade equivalente, as pessoas são mais educadas sobre as regras sociais e até a população pedinte é menor.

    Nós estamos melhores que a Argentina economicamente e o país parece muito pior do que o vizinho semi-falido.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é de fato uma comparação assustadora, PI. A Argentina, um país absolutamente destruído economicamente, parece ter uma sociedade mais civilizada do que a nossa. Por isso eu já estou convencido que o problema aqui não é Lula, não é Bolsonaro, não é STF: é a nossa própria sociedade mesmo. Esse é e sempre será o Brasil.

      Excluir
  9. Passar alguns anos acumulando em dólar certamente irá acelerar bastante o processo, principalmente se vier morar na América do Sul depois de atingir a IF.

    Planeja manter os investimentos aqui quando viajar ou vai fazer a saída definitiva?

    Abraços!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, particularmente não pretendo morar em nenhum país da América do Sul quando atingir a IF. Tenho seriamente pensado no Japão como meu refúgio pra desfrutar esse período da vida. O custo de vida no Japão não é baixo, mas é certamente menor do que no Canadá, com o gigantesco bônus de estar em grande parte livre do câncer Woke que tem acometido o ocidente (eu tenho pavor disso).

      Sobre os investimentos que estã aqui, por ora não pretendo me desfazer dos ativos, mesmo porquê provavelmente eu estaria saindo em um péssimo momento. Mas a longo prazo não pretendo ter mais nada investido no Brasil.

      Excluir
    2. Cara, será mesmo que vc está sendo racional? "Cultura Woke"? O que isso altera de fato na sua vida além do desconforto ao ler notícias? Não vi nada até agora aqui de prático e concreto nas suas razões para deixar o Brasil e para escolher outro lugar. Guerra cultural, esse besteirol todo, é cortina de fumaça, moinho de vento. Ver índice de satisfação das pessoas, funcionamento do sistema de justiça, democracia (levar seus interesses pessoais para um espaço coletivo)...não vi nada disso. A impressão é que vc e sua namorada têm grande potencial aqui, mas estão dispostos a ignorar tudo por nada mais que fantasias. Parece que vc está emburrado e tomando uma decisão importante como uma criança chorona.

      Excluir
    3. Anon, vamos listar apenas algumas coisas práticas e concretas do porquê eu quero sair da banânia:

      * falta de segurança completa: eu deixo de fazer muitas coisas que eu gosto de fazer por não ter segurança nenhuma aqui. Isso limita meu estilo de vida de uma forma que eu não quero;
      * instabilidade da moeda: pra quem está em busca de uma IF, fazer isso em real é um terror. A tendência dessa moeda é só se desvalorizar com o tempo, e o argumento de que "ah, mas se você está no Brasil irá gastar em reais" não faz sentido, pois TUDO possui alguma ramificação de sua cotação em dólar. Logo, a tendência geral é de sempre ir empobrecendo mais aqui;
      * cultura geral: eu não gosto e não me identifico com o jeito de ser geral do brasileiro. Não há nenhum senso de sociedade de fato aqui, as pessoas não respeitam o espaço do outro (já ouviu o mais brasileiro de todos os ditados, "os incomodados que se mudem"?).

      Esses são só alguns pontos, existem muitos outros que levo em consideração.

      Excluir
    4. Anon 1:36. Eu faço de quase tudo aqui no Brasil, em capital, e também sempre fiz nas capitais em que visitei, sem esse "terror" de sofrer violência. Acontece e com mais frequência que no 1o mundo, claro, mas daí dizer que esse problema é paralisante, que te impede de tudo, é claramente uma fantasia.

      Sobre a economia, vc está fazendo outra afirmação absoluta e, só por isso, com grande chance de estar errada.

      Cultura? Exceto países minúsculos, há várias "subculturas" e distinções. Inclusive aqui.

      Acho mesmo que vc está vivendo na Internet, imerso numa realidade de fantasias, conspirações e abstrações.

      Nada contra morar fora, tem muito lugar melhor que aqui. Tudo contra tomar decisão com base em medo, terror e fantasias de Internet.

      Boa sorte.

      Excluir