sexta-feira, 24 de março de 2023

Fechamento JAN E FEV/23: R$327.228 ou -1,32% ou +R$21.736 (histórico: +5,26%)

 E aí, colegas Tardios! Eu estava me encaminhando para entrar na estatística de mais um da finansfera que desapareceu sem deixar rastros, mas cá estou eu. Eu já considero a finansfera como um lugar em processo de abandono, mas vou continuar mantendo isso aqui nem que seja apenas pra consulta própria minha no futuro.

FINANCEIRO


Considero que esse ano já começou como bem esperávamos no quesito financeiro: dando um passo pra frente e dois para trás por vez. Eu verifiquei aqui que, desde que eu comecei a fazer meus primeiros aportes  ”oficiais”, eu tive um rendimento em valores NOMINAIS de alguns mil reais apenas. Basicamente 100% do meu patrimônio hoje é puramente proveniente dos aportes (considerando, ainda, que reinvisto 100% dos dividendos). Se eu for calcular o desempenho líquido de inflação o negócio deve estar aí na casa dos -15%.



Como sabem, eu estava em viagem até recentemente, por isso os aportes foram de 0 nos últimos meses de 2022, e ainda tive uma retirada em janeiro desse ano. Em fevereiro já consegui fazer um aporte muito bom pros meus padrões, de R$29K e integralmente na RF, e o aumento nominal do valor do patrimônio nesses dois meses, obviamente, foi única e exclusivamente devido ao aporte. Vou falar mais sobre a viagem nessa postagem.

Os proventos em janeiro somaram R$1.937, e em fevereiro R$1.711. Como não estou aportando em RV por conta do plano Canadá os rendimentos esse ano não deverão ser muito diferentes do que foram ano passado, exceto pelo que a RF irá render a mais por conta dos aportes novos.

A evolução do patrimônio segue da seguinte forma:



Quem sabe eu não consigo atingir os 400K esse ano? (considerando que a bolsa não vá pros 60K pontos, né)

TRABALHO


No trabalho novo as coisas estão interessantes, do ponto de vista dos desafios que tenho, coisas que estou aprendendo etc. Quanto ao meu chefe, eu não tive UMA ÚNICA conversa no estilo 1-1 com ele, até agora. Não falamos sobre metas, expectativas, absolutamente nada. Tenho sido elogiado por diversas outras pessoas com quem tenho tido bastante interação, pois como já falei aqui pra vocês minha parte social é muito boa, consigo estabelecer as conexões da maneira bem fácil. Tenho também sido extremamente pro-ativo, e já consegui alguns feitos ali que o pessoal simplesmente desconhecia a possibilidade.
Tenho, também, treinado meu inglês. De fato eu não tenho problema algum pra entender o que as pessoas falam, eu só dou muitas travadas quando estou falando. Essa é a questão central que preciso resolver, tenho que melhorar essa fluência na língua.

Mas a uma conclusão eu já cheguei, de fato: eu quero sair desse mundo. Estou mais satisfeito nesse trabalho porque estou ganhando mais, estou trabalhando com algo que me interessa mais também, mas ainda assim, eu simplesmente não quero mais ter que trocar o meu tempo por dinheiro de maneira obrigatória (quando digo obrigatória é porquê eu dependo disso pra sobreviver, então sim, eu sou obrigado a fazer essa troca). Eu não tenho mais a ilusão de que o problema é a empresa, o chefe, etc, etc. O problema, pra mim, é a situação em si. Fico admirado com aquelas pessoas que realmente "vestem a camisa", amam a empresa, ficam extremamente felizes de estarem lá trabalhando. Queria ter esse sentimento, mas eu simplesmente não tenho. Quando vejo que estou simplesmente ajudando a construir e manter o sonho de alguma outra pessoa em troca de "algum" dinheiro, eu fico chateado.

SAÚDE


Em relação à saúde, com a viagem e etc eu dei uma relaxada, apesar de considerar que comi muito bem ao longo da viagem (dá pra contar nos dedos quantas vezes comemos porcaria al invés de fazer uma boa refeição). A minha endocrinologista parou de atender no hospital que eu ia, está atendendo apenas em consultório, não aceita plano de saúde e CADA consulta custa QUINHENTOS REAIS. As consultas com ela costumam levar cerca de 5 minutos, então realmente me parece que estudar medicina é um GIGANTESCO investimento. Agora preciso pegar com ela todo o histórico do meu tratamento pra continuar indo no mesmo hospital seja lá com a endocrinologista que for (estou enrolando pra fazer isso).

Além disso, como ano que vem eu espero muito que eu esteja no Canadá, esse aqui é o ano que pretendo fazer um grande checkup de absolutamente tudo. Fazer endoscopia, colonoscopia, ressonâncias, ir no dentista e etc, pois sei que o sistema de saúde lá é uma grande bosta (como TUDO que se inventa de querer fazer através do estado e "de graça").

PESSOAL


Meus amigos, QUE VIAGEM! Foi simplesmente INCRÍVEL. Eu tinha esquecido um pouco como é estar em um país realmente civilizado, desenvolvido, e onde o seu dinheiro tem um poder de compra gigantesco. Mesmo fazendo a conversão pra real, eu posso afirmar que grande parte das coisas é MAIS BARATA de serem feitas lá fora do que no Brasil (comer fora e comer bem, fazer passeios, comprar lembranças e etc). Comprar itens de maior valor então, como eletrônicos, nem se fala. O brasileiro realmente só se fode aqui.

Andamos em média 15km por dia lá. Fomos para várias cidades, principais pontos turísticos e alguns outros locais não tão "famosos" mas igualmente incríveis. A Alta ficou totalmente maravilhada com tudo, e foi muito gostoso viajar com ela. Ela realmente é uma boa companhia, topa tudo, não fica se irritando ou se estressando com as coisas e etc.
Ela voltou um pouco antes de mim, eu acabei antecipando minha volta por conta do trabalho novo, o que eu acabei descobrindo que eu nem precisaria ter feito pois dá pra considerar que esse trabalho é 100% home office.

Essa viagem serviu pra dar uma boa revigorada na minha "alma", por assim dizer. É muito bom viver esse tipo de coisa e estar com o tempo totalmente ao seu dispor. Estou bem mais disposto pra "encarar" o ano, o que sabemos que não será fácil aqui no nosso grande e quente fazendão. Agora preciso ter foco no plano Canadá.

É isso aí então, Tardios. Estou vivo e em breve estarei perambulando quase sozinho nessa finansfera moribunda. Um abraço !
 

11 comentários:

  1. Boa noite ET! Bom ter notícias suas! Que bom que está conseguindo aproveitar algumas partes do novo trabalho e espero que ele te ajude no processo Canadá. Realmente os últimos anos pra nós investidores não foi fácil...Eu comecei a investir diretamente em 2018 e acredito que tive desde então poucos meses de "lua de Mel". O resto é só patrimônio caindo...Torço pra nós próximos anos a estratégia de aportes constantes dê frutos... rsrs. No mais vamos seguindo...some não...por mais que a Finansfera esteja meio parada ainda tem alguns bons blogs pra seguir...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VVI! Pois é, estive meio ausente esses tenmpos da finansfera, mas pretendo voltar a ler mais os blogs do pessoal, comentar e postar também, hehe.

      Sobre o mercado, eu particularmente não me abalo muito com isso, pois sei que o que importa é o longo prazo (a partir de 10 anos).

      Excluir
  2. Que bom que vc deu notícias, gosto do seu blog.
    Acho que está certíssimo no plano Canadá, qualquer pessoa que analisar o nosso país com racionalidade sabe que aqui não existe um futuro promissor, na verdade, o país tem retrocedido.
    Já tem um bom tempo que não aporto em rv, o Brasil é o país da renda fixa.
    No mais, parabéns pela viagem, pelo trabalho bem remunerado e pelo relacionamento, parece que vc achou uma pessoa realmente bacana para conviver.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anon!

      Eu estou convencido que a mudança que é necessária ocorrer no Brasil, SE ocorrer, será ao longo de gerações. Não tenho tempo suficiente pra isso, espero acompanhar o que for possível mas bem de longe.

      Excluir
  3. Boa Sorte no seu plano!
    As coisas não estão fáceis mesmo. Não descarto a possibilidade de um dia sair do Brasil também. O problema é que a maior parte do mundo também está tensa. A principal vantagem que enxergo nos países de "primeiro mundo" é a segurança urbana. Mas fora isso, não acho que esteja muito melhor que aqui não (empregos, governo corrupto, etc). Mas claro, esta é só a minha opinião. Não analisei a fundo nenhum país pensando seriamente em emigrar. Talvez eu chegasse em outra conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mago !

      De fato, eu tenho conversado bastante com a alta sobre isso, a impressão que tenho é que a sociedade ocidental está entrando em uma enorme decadência. Porém eu entendo que, atingindo a IF em dólar, fica muito mais fácil pra eu meio que escolher onde eu quero viver durante o período IF. Não descarto o Japão, por exemplo.

      Excluir
  4. Boa Engenheiro tardio! Faz bem em não abandonar aqui, acho a blogosfera um lugar legal ou a pessoa pode estender mais sobre os assuntos da vida cotidiana.
    Eu também estou pensando em começar o meu blog tem muito tempo, mas seria mais para registro histórico do que para angariar leitores.
    Abraços e boa sorte no plano canadá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Concurseiro! Comece um blog sim, essa comunidade aqui tá precisando de movimento, hehe!

      Meu objetivo aqui é mais pra esse registro histórico mesmo, apesar de que as trocas que acontecem aqui com os leitores também são muito boas.

      Excluir
  5. Cara que fantástico ler esse seu post.

    Você foi de uma vibe totalmente boa do começo ao fim. O Canadá é realmente um país civilizado.

    Tem o melhor da cultura britânica com o capitalismo americano.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI!

      É cara, a viagem deu uma boa oxigenada no ânimo. Sobre o Canadá, eu não estou idealizando muito, sei que por exemplo lá é o celeiro da cultura Woke mundial, que é uma das coisas que eu mais abomino, mas como falei ali em cima pro Mago, eu vejo que a nossa sociedade está trilhando um caminho bastante sombrio. Pra escapar disso, ao meu ver, o único jeito é ir pra Ásia.

      Excluir
    2. "Canadá é o celeiro woke mundial" - com certeza, e isso tem que ser levado em conta. O problema é que a maioria dos países ocidentais estão atolados com agenda woke, agenda ESG, babaquices ecológicas, etc. Talvez no futuro só sobre a Ásia mesmo, mas lá tem outros problemas.

      Excluir