domingo, 5 de novembro de 2023

FECHAMENTO OUT/23: R$423.736,51 ou -1,67% ou - R$23 (histórico: +12,04%)

 Leitores Tardios, vamos lá pro antepenúltimo fechamento do ano.

FINANCEIRO


Seguimos devolvendo firmemente todos os ganhos que ocorreram entre março e julho. Esse foi mais um mês em que não estive tão ligado no mercado. Não sei bem como foi a performance do IBOV ou mesmo do S&P, mas sei que pra mim foi mais um mês em que apenas os aportes é que impediram uma queda de valor nominal mais expressiva da carteira.





O aporte do mês foi de R$7.168,82, como sempre integralmente na RF. Só irei mudar essa estratégia se o Plano Canadá for de fato abortado, o que não ocorreu. A evolução do patrimônio se mantém estagnada, e não tenho grandes esperanças de que isso vá mudar aí no curto prazo.






Os rendimentos totais do mês somaram R$2.792,33, tendo sido o segundo maior valor do ano (perdendo apenas para agosto). Acredito que os rendimentos no ano podem chegar perto dos R$30K, o que seria muito interessante.


TRABALHO


No trabalho as coisas seguem normais. Estamos caminhando pro ano acabar e ainda tenho algumas coisas ali que estão um pouco enroscadas, mas acredito que no geral irei entregar um bom ano. Ainda não sei bem como funciona o sistema de avaliação dessa empresa mas imagino que eu serei bem avaliado. Acho improvável que role algum tipo de promoção, pois esse é só meu primeiro ano, mas ao menos um aumento de salário eu irei pleitear.

Continuo me inscrevendo em algumas vagas que vejo pra fora do Brasil, mas não cheguei a fazer nenhuma entrevista. Muitas dessas vagas perguntam se "você tem permissão para trabalhar no país?", e o que imagino é que as candidaturas que respondem que não devam ser sumariamente ignoradas. Me pergunto porque já não colocam isso como critério de exclusão pra se prosseguir com a candidatura.

Comecei também a fazer um curso de especialização na minha área de atuação. Não é um curso muito longo mas acredito que me dará conhecimentos que serão muito valiosos nessa minha impreitada de dar o fora da Banânia.

SAÚDE


Colando novamente o que escrevi no último mês pra ver se eu crio vergonha na cara nesse tema:

Vou colar exatamente a mesma coisa que escrevi mês passado: Nas questões de saúde tenho 0 novidades. Continuo sedentário, até agora não voltei a fazer as consultas com um novo endócrino e a alimentação segue o mesmo padrão (muito pouca gordura, doces e porcarias em geral).

PESSOAL


Esse foi um mês bem complicado. A Alta está passando por uma questão familiar difícil. Tenho procurado ser tão parceiro com ela quanto ela foi comigo quando passei por algo semelhante há uns tempos atrás.

Observar como ela tem lidado com essa situação toda tem me feito admirar ela ainda mais do que eu já admirava: essa mina é FODA. Na realidade eu fico até um pouco preocupado porque ela tem um coração grande de mais, então acho que ela pode acabar sendo um alvo mais fácil pra pessoas que querem se aproveitar dessa característica dela.

Fora a bad vibes por conta desses acontecimentos as coisas estão normais. Estamos investigando nossas possibilidades pro Plano Canadá por uma rota que não tínhamos considerado tanto anteriormente, mas que talvez seja um caminho. Esse mês tivemos um indício de que isso poderia dar certo, então isso nos deu uma animada.

É isso pra esse fechamento, a inspiração está meio baixa por aqui. Abraço à todos !



12 comentários:

  1. Boa noite ET! Que bom que as coisas estão indo bem no trabalho e vida pessoal! Sobre a queda da carteira foi pra todo mundo...vamos torcer pra ter alguma recuperação nesse fim de ano! No mais espero que a situação da alta se resolva da melhor forma possível. Se for pro Canadá, outro pais ou ficar no Brasil mesmo o que importa é qie voces estarão juntos e sempre temos tempo para definir novos sonhos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI ! Já estamos caminhando pro final do mês e aconteceu muita coisa. As coisas na situação familiar da Alta já estão bem mais tranquilas, ainda bem. O Plano Canadá segue sendo considerado o mais viável possível, porém outras opções estão sendo também consideradas.

      Excluir
  2. Peça logo a Alta em casamento.

    ResponderExcluir
  3. compra uma ergometrica e uns halteres

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, eu preciso é criar vergonha na cara e me matricular em alguma academia.

      Excluir
  4. Mês ruim pra todo mundo. Faz parte. Talvez fosse interessante aportar um pouco na renda variável nesses meses de queda forte. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bilionário, apesar de que houve uma grande reviravolta, imagino que pra todo mundo né, haha !

      Excluir
  5. Tenho estado pouco inspirado para escrever também.
    Acho que uma boa idéia, como sugeriu o Scant, acima, é fazer mais exercícios para extravasar as coisas ruins.
    O que você entende como "permissão parra trabalhar"? Porque parece um raciocínio circular: se vc arruma emprego, a empresa te dá o visto de trabalhador, mas essas daí parrece que querem que você já tenha o visto para deppis te darem o visto! Éque nem no BR, que empregos de nível iniciante tipo balconista, auxiliar de escritório, etc exigem 5 anos de experiência (pagando mil e quinhentão)... complicado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A blogosfera está minguando aos poucos, Mago, infelizmente. Imagino que a maioria que escreve aqui o faz mais como um tipo de "diário" mesmo, um log da evolução das coisas ao longo do tempo.

      Sobre essas vagas que citei, essa permissão pra trabalhar significa basicamente você ser alguém que mora no país/tem residência permanente e pode, oficialmente, trabalhar naquele local. Isso é sinônimo para "não patrocinamos o seu visto".

      Excluir
  6. Cara, eu entrei no blog agora e não sei se já falou isso antes. Mas minha irmã mora fora, e ela investiu numa galera que "monta" teu linked in de uma forma muito profissional. Não falo de inventar nada, mas de deixar de forma que consiga atrair mais atenção de potenciais empregadores. Sei que ela fez isso e meio que o linked in dela deu um boom e começou a aparecer ofertas. Quem sabe pode ser um caminho pra ajudar.
    Obs: essa tua rentabilidade da petro é absurdamente sinistra hahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa é uma dica interessante sim. Eu recebo muito menos coisas pelo LinkedIn do que eu imagino que deveria, muito provavelmente porque meu perfil deve estar bem mal feito/formatado.

      Sobre a rentabilidade da PETR, de fato, hahaha, eu comprei ela em uma das grandes baixas que teve. Vale notar que essa rentabilidade aí considera os dividendos pagos, que foram absurdos nesses últimos tempos.

      Excluir