quinta-feira, 30 de novembro de 2023

FECHAMENTO NOV/23: R$446.630 ou +4,34% ou + R$22.893 (histórico: +16,76%)

Caros Tardios, mês cheio de feriado passada voando, não? Vamos lá pro penúltimo fechamento do ano. Um fechamento imagino que "feliz" pra maioria esmagadora dos sobreviventes da blogosfera de finanças.


FINANCEIRO


O últomo fechamento dessa carteira acima de 4% no consolidado foi em agosto do ano passado. Ainda assim meu resultado foi infinitamente abaixo do IBOV, por exemplo, que subiu mais de 12%. Eu sempre tenho a impressão de que, quando tudo cai, minha carteira cai mais, e quando tudo sobre, minha carteira sobe menos. Essa subida propiciou um aumento nominal que eu não via há tempos, tendo o patrimônio batidpo na trave dos R$450K. Quem sabe não ocorre um milagre em dezembro: a bolsa vai pros 135K, S&P pros 5K e eu chego no meio milhão? Hahaha.





O aporte do mês foi de R4.312,79. Menor do que eu vinha mantendo, pois esse mês acabei gastando uma grana extra aí comprando algumas coisas que eu gosto. Dinheiro é pra gastar também, né. Acabei fazendo esse aporte lá fora. Fiz a remessa mas acabei não comprando nada. Preciso dar uma pesquisada em novas stocks pra adicionar na carteira, e também dar uma olhada em como estão indo algumas das que eu tenho. Tô completamente desligado do que tem ocorrido nos mercados, minha carteira tá 100% no automático nesses últimos tempos.






Os rendimentos no mês totalizaram R$2.303,51, abaixo do que vinha recebendo. Novembro historicamente é um mês em que os meus proventos não são altos. O total do ano está em R$25.654, então acho improvável bater a meta de atingir os R$30K esse ano.


TRABALHO



Esse foi um mês com algumas emoções no trabalho. Vejam só: houve uma "reestruturação" na empresa e uma boa galera foi mandada embora, globalmente. Eu fiquei bastante apreensivo quando isso foi anunciado que ia acontecer, mas fui informado de que poderia ficar tranquilo pois parece que eu sou a pessoa mais bem avaliada em toda a área. Ainda assim isso me fez disparar candidaturas pra uma cacetada de vagas/empresas, tanto no BR quanto fora. Agora uma coisa que queria comentar aqui, a partir de coisas que eu testemunhei: existem MESMO pessoas que acham que uma empresa é amiga dela, "família" dela, né? A galera não entende que você está em uma empresa APENAS por conta de um contrato. Quando esse contrato, sejá lá pelo diabo de razão que for, não fizer mais sentido pra empresa, ela vai ENCERRAR ele, e ponto. Simples assim. A galera simplesmente não entende isso. Ficam emocionados, caem naquele papinho horroroso de "empresa amiga", "empresa solidária", "empresa socialmente responsável", "empresa VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CÚ" e etc e, quando são sumariamente degolados, ficam desolados, tentando entender o que aconteceu. Meu amigo, você achou que estava namorando e a mina só estava interessada no que ela podia tirar de proveito de você, é isso que aconteceu. Uma vez que ou você não tinha mais o que oferecer ou o que você tinha não era mais suficiente, você tomou o famigerado pé no tóba.

Bom, tirando esse pequeno causo, as coisas por lá estão ok. Sigo sentindo que estou além das expectativas lá, devo finalizar esse ano com entregas robustas e quero é saber se vai rolar um aumento/promoção. Vou tentar puxar esse papo com meu gestor. Mas claro, sempre sem me emocionar.

SAÚDE


Colando novamente o que escrevi no último mês pra ver se eu crio vergonha na cara nesse tema:

Vou colar exatamente a mesma coisa que escrevi mês passado: Nas questões de saúde tenho 0 novidades. Continuo sedentário, até agora não voltei a fazer as consultas com um novo endócrino e a alimentação segue o mesmo padrão (muito pouca gordura, doces e porcarias em geral).

PESSOAL


Aqui as coisas foram mais tranquilas do que mês passado. As questões da Alta estão mais calmas agora, estou bem aliviado por ela. Apesar dos feriados do mês acabamos não viajando nem nada, mas ainda assim eu gastei uma grana e tanto, com eletrônico (que é uma das poucas coisas que eu gasto mesmo) e com restaurantes. Inclusive final do ano está aí e não faço ideia do que iremos fazer..não estávamos nem pensando nisso por conta do Plano Canada, né, porém esse plano deu uma boa esfriada, pra ser bem sincero. Claro, ele continua sendo algo que estamos considerando, porém estamos pensando em uma correção de rota: não iríamos mais no esquema anterior (college pra mim e Open Work Permit pra ela), mas sim focaríamos no Express Entry, que é um metódo pelo qual já sairíamos do Brasil com residência permanente. Como todo mundo aqui sabe que não existe almoço grátis, esse método é mais difícil. Ainda assim estamos estudando e se decidirmos que esse é o caminho que vamos apostar, vamos nos preparar da melhor maneira possível. O problema dessa método é que pode demorar mais tempo do que eu goistaria (2, 3 anos por exemplo). Isso me deixa um pouco apreensivo, pois quanto mais o tempo passa mais as coisas ficam difíceis pra planos desse tipo.

Final de ano nunca foi uma data que eu gostei muito. Acho que desde minha adolescência eu me sinto um pouco triste nessas épocas, não sei muito bem o porquê. Não acho que esse ano vá ser muito diferente, por isso vou ver se programo algo legal pra fazer pra tentar evitar que esses sentimentos tomem conta de mim.

No mais, esse aqui deve ser a última postagem desse ano. Vou ver se consigo fazer uma logo no início de janeiro com o fechamento do ano. Não sei se vou colocar muitas metas aqui, acho que a única meta que realmente me importa é aplicar um plano pra sair da Banânia..mas claro, caso isso vá acabar levando mais tempo do que eu gostaria eu vou me focar no trabalho pra conseguir ganhar mais.

Se essa postagem só sair ano que vem, já deixo aqui meus votos de um feliz ano novo pra todos os Tardios dessa blogosfera. Um abraço !

16 comentários:

  1. Delicia a rentabilidade desse mês, se subir mais uns 2% mês que vem esse ano fecha muito melhor, coisa que não se via há vários anos.
    Tenho horror a esse papinho corporativo também, estou lá para fazer o meu trabalho e receber a minha grana, sem emoção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mendigo. Se isso ocorrer devo bater a relevante marca dos 0,5M.

      Papinho corporativo me causa náuseas.

      Excluir
  2. Excelente resultado, tomara que continue em dezembro :)

    Boas festas ET!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bilionário! Vamos ver se em dezembro o 0,5M vem, ou se eu volto pros 400K, haha.

      Boas festas aí pra você também !

      Excluir
  3. Esse mês foi excelente! Eu estou cada vez mais no automático... As vezes não fazer nada e só comprar é a melhor opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não via um mês desses há um bom tempo, Surfista. Eu pretendo voltar a dar uma atenção pro mercado, pois quero adicionar algumas stocks novas lá fora.

      Excluir
  4. Minha carteira sempre está no automático, quase buy and forget! Só compro, mês a mês, a ação que estiver mais defasada ou alguma nova que me interesse.
    Vendo só se a empresa anunciar OPA. Se a empresa micar, apenas paro de comprar, deixo esquecida na carteira.

    Realmente essas coisas de "empresa família" são mentira, ilusão pura! Pode até ter, mas acho que só em empresas bem pequenas. Empresa grande é grande demais para nos enxergar como seres humanos.

    Abraços, te desejo um feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, eu sigo um pouco o que o Bastter costuma dizer também: não vendo nunca, a não ser em uma OPA (o que inclusive andou acontecendo aqui no BR). Do contrário largo lá e esqueço.

      O que eu acho foda é que tem gente que realmente acredita nesse papinho corporativo de que a empresa liga pros seus sentimentos e problemas. O objetivo de uma empresa sempre foi e sempre será um só: gerar lucro. É bem simples.

      Excluir
  5. Ótimo resultado ET! Que barra no trabalho em? A gente realmente tem que lembrar que a relação de trabalho não é uma relação familiar. Triste o que aconteceu no seu setor...espero que os demitidos sejam realizados com velocidade...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI!

      Pois é, foram aguns dias um pouco tensos aí. Mas sempre estamos em uma corda relativamente bamba enquanto fazemos parte desse mundinho corporativo né. Por isso temos que estar sempre antenados nas nossas áreas de atuação.

      Excluir
  6. Maravilha de rentabilidade, o presente de Natal veio antecipado esse ano kkkk. Basta o barco continuar no mesmo rumo que sua carteira vai atingir os 450k em dezembro. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, vamos torcer pra não exigirem a devolução desse presente com correção né, hahaha! Quem sabe os 0,5M não chegam esse ano.

      Excluir
  7. A galera fica presa na matrix e se nega a enxergar o óbvio.
    A empresa é humana SIM, a partir do momento que você se torna apenas uma fonte de despesa, ela te dá um belo pé na bunda. kkkkkk
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Engenheiro,

    Sua descrição sobre o mundo corporativo acertou em cheio. Na minha empresa eu vejo a mesma coisa acontecer, tem uma galerinha emocionada que defende a empresa com unhas e dentes e acredita realmente no papinho furado de que "somos uma família", "cuidamos de você" e "pensamento de dono", já vi vários serem demitidos após anos de serviços prestados onde muitas vezes priorizaram a empresa antes deles mesmos.
    Na hora da demissão são tratados com frieza absoluta.
    Empresa só quer sugar o funcionário e o funcionário tem que ir todo dia lá apenas pela grana e eventualmente oportunidades que a empresa possa agregar na sua carreira pessoal.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O centro de tudo durante a jornada de uma pessoa em uma empresa tem que ser ELA MESMA. TUDO tem que ser feito pensando-se em quais serão os possíveis benefícios pra sua carreira. É óbvio que você tem que fazer um bom trabalho, entregar com qualidade, mas isso pura e simplesmente porque, dessa forma, suas chances de crescer são maiores. É simples assim.

      Excluir