quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Primeiras férias literalmente sozinho: em busca da autossuficiência

 Boa tarde, colegas Tardios.


Estou de férias desde o dia 1º de fevereiro, e essa é a primeira vez que tiro férias morando sozinho. Não entrarei em mais detalhes mas estou novamente solteiro, hahaha saporra é rir pra não chorar mesmo hein. Já comentei aqui também que não sou a melhor pessoa do mundo na "manutenção" de amizades, e junta-se a isso o fato de estarmos em meio a um apocalipse zumbi, posso dizer que estou tirando as primeiras férias da minha vida absolutamente sozinho. Cheguei até a sair com uns amigos e ir na casa deles, mas na maior parte do tempo estou aqui, sozinho em casa. Inclusive sobre minha "morada solo", tem sido muito bom. Eu fico com um certo conflito de sentimentos, pois apesar de achar excelente morar sozinho, aquele meu lado que sente uma certa necessidade de companhia continua ali, né. Isso acaba me impedindo de curtir as coisas de maneira melhor (por exemplo, é comum eu deixar de assistir algo porquê "não tem graça assistir sozinho"). Vai entrar pras metas desse ano trabalhar em cima dessas questões.

Estes dias têm servido para que eu reflita sobre essas coisas. Sempre fui uma pessoa que sentiu uma enrome necessidade de "estar com alguém", e meu histórico traduz bem isso: sou o "namorador". Eu atribuia isso à autoestima, pensando que como um bom beta minha meta deveria ser não ficar sozinho. Porém minha autoestima tem melhorado muito com o tempo, e sinto que com isso essa necessidade de estar com alguém também tem diminuído. Li esses dias um post (como sempre) maravilhoso no blog Viver Sem Pressa, em que se discute, entre outras coisas, o fato de que "a felicidade não pode ser terceirizada nem por pessoas, nem por coisas". Talvez o que eu venho tentando fazer ao longo de tanto tempo é a terceirização de uma parte da minha felicidade. Sempre tive o pensamento de que alguém seria capaz de preencher algo em mim que não sou capaz de preencher sozinho. Isso tem se mostrado como uma ilusão, uma leitura equivocada do cenário. Com certeza tem algo lá dentro de mim que não está preenchido, mas cheguei à conclusão de que só eu posso encontrar essa porra.

Sei e concordo que o ser humano é um ser social, fez parte da nossa evolução nos juntarmos em bandos, o que evoluiu mais tarde para as sociedades, mas sinto que estamos entrando em um estágio em que a autossuficiência das pessoas vai ser cada vez mais importante. Quando digo autossuficiência estou me referindo, principalmente, às questões emocionais. Vocês percebem o tamanho da ironia disso? Na época "de ouro" do "mundo globalizado", onde teoricamente as pessoas podem estar mais próximas do que nunca, eu estou aqui falando sobre necessidade de ser autossuficiente emocionalemente. Pois é, amigos Tardios. A minha sensação é precisamente essa.

Estou programando uma viagem internacional para o início do ano que vem, e irei fazê-la sozinho (com 95% de probabilidade). Apesar de eu já ter viajado sozinho, foram viagens bem curtas. Vou pegar os 30 dias de férias desse ano para fazer essa viagem, e acho que poderá ser uma experiência bem reveladora para mim. Preciso de uma vez por todas buscar essa minha autossuficiência, preencher esse vazio que de alguma forma eu desconfio que existe. Quando eu atingir minha IF preciso ser capaz de me dedicar ao que eu tiver vontade e curtir as coisas sem sentir a necessidade de alguém comigo, caso eu esteja sozinho até lá..hahaha! Esse é um outro assunto que devo abordar de maneira mais profunda na minha terapia, talvez eu receba bons pontos de vista e formas de analisar isso tudo. Quem sabe aquela "sujeira debaixo do tapete" não tenha alguma influência nessa minha caracterísitca.

Bom, e como todo bom solteiro que não necessariamente tem que ficar literalmente sozinho...estou dando uma brincada com o Tinder (longe de querer ser um Maluco Beleza, hahaha). Instalei ele nesse fim de semana e estou nesse momento com 23 match's e outros 48 likes recebidos. Como eu já havia falado eu sou absurdamente fotogênico e isso me dá uma boa vantagem. Além disso com o ganho de peso considerável que tive com o tratamento que estou fazendo, acho que estou bem mais "apresentável", digamos assim. Marquei de sair com uma japinha (nota 6/7) no próximo fim de semana, devemos sair pra jantar e depois vamos "assistir filme aqui em casa". Ah, as maravilhas de se morar sozinho! E vejam só vocês, eu não tenho carro como todos sabem...mas ela tem, hahaha! Então antes que alguém fale "ah lá o mangina de novo!"...devo ser um mangina ao inverso, né, rs. Estou conversando pelo Whatsapp com outras 3 pessoas, quero ver até onde é possível ir. Inclusive entre essas 3 tem uma que é MUITO gata (nota 8 no mínimo), o que já me deixa mais receoso em marcar um encontro. Pra mim é novidade ter esse tipo de liberdade (Tinder da vida + moradia solo), então pode ser interessante essa experiência, por assim dizer. Vamos ver como isso irá caminhar.


Abraços Tardios!





22 comentários:

  1. Relacionamentos podem ajudar ou atrapalhar. Ter um relacionamento por sí só não quer dizer muita coisa, tem muitos casais casados a anos vivendo de aparência em relacionamentos falidos, aguentando desaforos, traições, interferências de parentes do cônjuge, maridos ou esposas que preferem qualquer coisa a ter ficar na companhia de seu par.

    Ficar procurando relacionamento só por medo ou por não conseguir ficar só é a ponta do iceberg, nisso muitas vezes as pessoas (tanto homens, quanto mulheres) abrem demais a guarda pra qualquer um, buscam nos ambientes errados porque não tem nada haver com o perfil deles, forçam a barra em relacionamentos que demonstram vários problemas desde o início etc.
    É bom ter autonomia emocional, não é saudável ter a dependência de terceiros pra se sentir bem, se sentir valorizado ou vivo.
    Ter um relacionamento, namorar, casar são desejos e escolhas válidas, desde que feitas com consciência e um mínimo de maturidade, caso contrário pode trazer vários desgastes como já citei.

    Relacionamentos casuais não são pra todos, nem todo mundo se sente bem nesse tipo de relação.
    Mas quem deve decidir o quer quer pra si é você mesmo, só você conhece as pessoas com quem se relaciona e pode avaliar o que isso pode te trazer e com o que você pode contribuir com essas pessoas, porque relacionamento é troca.
    OBS: Achei interessante o fato de você encontrar uma "japonesa", quem sabe ela não tem um perfil pessoal parecido com o seu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, eu acredito que costumo cair muito nesse segundo ponto que você citou: acabo namorando "qualquer uma". Isso na real não se aplica à essa minha última namorada..ela era um ponto fora da curva TOTAL, realmente foi uma pena o namoro ter terminado. Mas essa é a vida. Eu estou na busca dessa autonomia emocional que você citou, como falei no post é algum vazio que eu tenho e que preciso aprender como preenchê-lo sozinho, sem a dependência de um terceiro.

      Quanto aos relacionamentos casuais, vou ver se aprendo a lidar com eles tranquilamente, hahaha, vamos ver como serão as experiências que deverão vir por aí.

      Excluir
  2. Durante o período que usei esses Tinder ou Badoo da vida, o único "match" que consegui foi com uma gorda horrenda. O problema é que sou feio e coloquei só foto casual merda. Não usei essas técnicas modernas de hoje (foto com carro, com cachorro, em barco, em praia, em viagem internacional). Pra mim é um negócio que não valia a perda de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AC, minhas fotos também são bem casuais, coloquei apenas uma foto em viagem internacional porquê né, sabemos que tem efeito. Não tenho foto com cachorro, nem em praia (com esse meu físico aqui seria um desastre foto em praia) e como eu sempre digo eu sou beta, consigo enganar muuuuito bem nas fotos, e me garanto no papo também né. Esses são meus "trunfos". Eu te digo que apesar da taxa de acerto ali ser baixa (talvez pra cada 20 match's você vai desenrolar legal uma única conversa), é possível sim descolar ums rolês com o Tinder, mas tem que dedicar tempo. Considero que para betas o Tinder é ainda melhor do que o "ao vivo', pois além de ser difícil abordar alguém "do nada" pessoalmente, não temos a loteria genética à nosso favor, o que pode nos impedir de tentar mostrar qualquer outro atributo logo de cara (um bom papo, por exemplo).

      Excluir
  3. ET,
    Tu vai ficar igual ao Maluco Beleza. O bom de morar sozinho é que dá para chamar as paqueras para casa, e já economiza também. Depois nos conte desses encontros. A japinha vai assistir filme...seeeeeei. Nas próximas e com outras, marca para jantar na sua casa mesmo..kkkk

    Quanto a estar só é assim mesmo. No início vc vai sentir, mas depois amadurece.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, eu dificilmente ficaria igual ao Maluco. O Maluco definitivamente não é beta (apesar dele falar que é), não tem bom papo que cosiga atingir aquele desempenho dele sem algum alfismo físico.

      Vou comecar a sentir esse lado das maravilhas de se morar sozinho só agora, mas já estou sentindo que pode dar muito certo nesse quesito (percebo que as mulheres ficam mais interessadas quand falo que moro sozinho). Se eu tivesse carro eu acho que ia dar pra fazer uma festa boa, viu...hahaha, mas foda-se, não vou deixar essa matrix me envolver nesse nível. Carro eu estou fora.

      E não é que a janta com a japinha já virou "pedirmos algo pra comer na sua casa mesmo"? Hahaha! Ela deu a desculpa de que "ia ficar tarde" e que ela ia ter que voltar dirigindo sozinha..melhor ainda.

      Ainda estou pensando muito nesse término recente, como comentei aí em cima ela era uma pessoa totalmente fora da curva, ela estava num nível que acho pouquíssimo provável que eu encontre outra pessoa parecida. Mas é a vida.

      Excluir
    2. Cara, isso que você citou de ponto fora da curva é foda...
      De todas as mulheres que já conheci, apenas 2 me achamaram a atenção de uma forma diferente (de forma positiva), a pimeira ainda na faculdade, mas eu não tinha emprego, dinheiro e era muito inseguro porque esse cenário me desanimava.
      Hoje penso que poderia ter tentado algo, porque a maioria das mulheres que conheci depois sempre tinham algum ponto negativo estratégico: Rodadas, mães solteiras e até comprometidas e com essas pra mim não tem jogo.

      Excluir
    3. Pois é, Anom. Vou tentar não utilizar essa minha última namorada como régua, porquê se eu fizer isso aí vai ser bem difícil mesmo eu me relacionar seriamente com alguém de novo.

      Excluir
  4. Falaa ET, tudo bom?

    Entendo muito bem esse vazio e essa necessidade de se encontrar ou de fazer uma viagens pra se autossuficiente ou se conhecer melhor, tenho os mesmos planos e os mesmos problemas. Esse ano de 2020 consegui superar essa parte de ser sozinho e ter necessidade de alguém, antes eu sempre sentia a vontade de ter companhia ou ter algum "namorico", mas depois da minha evolução de 2020 sinto muito prazer em estar sozinho e as vezes até prefiro. Relacionamento então, tem que vim natural e aos poucos, cansei de tinder ou casos casuais apenas por sexo ou prazer momentâneo, parei de caçar esses prazeres e me sinto mais feliz e leve com isso.

    Espero que vc consigo superar seus problemas, fico no aguardo dos relatos.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aeeee EpI!

      Então cara, eu estou nesse processo de me tornar mais independente emocionalmente, sabe? É algo que eu sempre tive dificuldade e pode ser um dos motivos de eu ter saido de um namoro e entrado em outro, desde os meus 16 anos. Eu tive apenas alguns relacionamentos casuais na minha vida, então nem consigo dizer se eu realmente gosto disso ou não, hahaha, terei que experimentar vários pra saber xD

      A japinha veio ontem em casa e irei relatar em mais dealhes no meu próximo post. Foi top, hahaha!

      Excluir
  5. Fala Engenheiro, seus pais moram em outra cidade, estado? não pensou em ir visitá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler, meus pais moram em outra cidade. Eu achei melhor não ir visitá-los, pois como andei saindo tanto por conta do trabalho quanto pra não enlouquecer, acho muito arriscado eu ir visitá-los antes deles tomarem a vacina.

      Excluir
  6. Oi Engenheiro,
    Que surpresa agradável você ter citado o post, fiquei feliz.
    Morar sozinho é algo que eu defino como um divisor de águas para o processo de auto-conhecimento. Muitas vezes é duro morar sozinho, principalmente no início, bate aquela solidão, mas quando for assim, tente conversar com seus amigos, isso ajuda muito. Não precisa ter muitos amigos, mas ter alguns já ajuda muito.
    Tem uma frase que gosto muito da qual inclusive acredito e aplico.
    “O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você.”
    Acredito que muitos de nós acabamos focando nas coisas erradas. O foco não deveria ser no outro, e sim, em nós mesmos. Quando passamos a descobrir o que gostamos e principalmente o que não gostamos, passamos a não admitir certas coisas e começamos a fazer escolhas melhores.
    Acho que é isso. Quando sabemos o que queremos e o que não queremos, as coisas vão ficando mais claras e passamos a nos respeitar mais.
    Essa sua viagem será uma experiência e tanto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yuka !

      Realmente a experiência de morar sozinho pra mim tem sido bastante reveladora. Essa minha vontade de entender um "possível vazio" que eu possa ter dentro de mim me surgiu só agora, com certeza por infuência direta de eu estar morando sozinho.

      E isso que você falou sobre nosso foco, que deve ser em descobrirmos o que gostamos e principalmente não gostamos, é EXATAMENTE o que aconteceu comigo no meu penúltimo (rs) relacionamento..aquele que deu toda a polêmica no blog, rs. Foi com aquele relacionamento que descobri alguns limites que tenho, ou seja, descobri certas coisas que eu definitivamente não quero para mim. Isso com certeza vai servir para que as próximas escolhas que eu for fazer sejam melhores, exatamente como você citou.

      Talvez eu esteja mais ciente do que eu não quero, mas o que eu quero ainda não está tão claro.

      Quanto a viagem, já estou fazendo minhas pesquisas para ela, hehe!

      Excluir
  7. Fala ET! Parabéns pelo relato. Eu não tenho essa coragem de sair sozinho para algum lugar, sou véio e ômega viajal, é foda parcêro. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Funça!

      Cara, pra ser sincero com você eu também não tenho, eu mal assito série sozinho porquê "não tem graça ver sozinho"..rs

      Mas percebi que preciso superar ess "barreira", exatamente porquê sinto que já passou da hora de eu ser autossuficiente nas minhas experiências..se tiver alguém pra curtir comigo, ótimo, mas se não tiver, preciso conseguir fazer com que seja ótimo também.

      Excluir
  8. "A felicidade só é real quando compartilhada".

    Você está correto em buscar autossuficiência, mas isso não quer dizer ter de fazer as coisas sozinho, significa apenas que você curte fazer as coisas independentemente de ter companhia, mas se tiver, melhor!
    Pelo que você descreveu no post, seu término é recente, então muitas coisas precisam ser reorganizadas na parte emocional.

    Sobre Tinder e afins: não consigo mais. Parei de usar e tempos depois comecei a namorar... agora não tem mais namoro e nem Tinder, hahah, especialmente agora durante a pandemia, sinto vontade de conhecer um total de 0 pessoas, vou virar freira sem morar no convento, ahuauaha.
    Espero que você dilua cada vez mais esse pensamento sobre betas/manginas e toda essa dualidade entre os sexos. As relações são bem mais complexas ao mesmo tempo que são muito simples de lidar se feitas com leveza.

    Li uma resposta sua a um comentário acima e queria me intrometer (mais um pouco): se o seu relacionamento anterior foi bom, use-o como parâmetro sim. Não faz sentido ter um relacionamento pior que o anterior, busque sempre alguém melhor e relações melhores. Se não encontrar, a busca pela autossuficiência você já está fazendo ;)

    O negócio é ficar cada vez mais exigente (mas também não precisa dar muita atenção ao que eu falo, provavelmente vou morrer sozinha, huauahau).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ryca, mas eu sinto que me limito muito nas minhas experiências porquê sempre sinto a necessidade de ter alguém junto pra conseguir curtir as coisas..tenho que parar com isso.

      Sobre o Tinder, bom, aqui acho que todos devemos concordar que ele é bem mais "complicado" pra homens do que pra mulheres, né. Eu nunca fui uma pessoa de relacionamentos casuais, como já falei acho que várias vezes aqui haha, sempre saí de um namoro e entrei em outro, então já que eu tô na chuva vou tentar me molhar..hahaha!

      O pensamento de beta/magina que eu tenho não é aquela coisa extremista "a lá" Pobretão. Eu só acredito que de fato existem os betas (pessoas que não foram sorteadas pela loteria genética, como yô), e existem aqueles caras que se jogam na lama pra uma mulher passar em cima se for necessário (os manginas, que no soy yô). Meu conceito não vai muito além disso nesses quesitos.

      E quanto ao que digo sobre não querer usar minha última namorada como parâmetro..eu digo isso porquê ela estava num nível MUITO alto, digamos assim, seria uma régua ridiculamente alta pra eu usar como padrão, e aí sim eu teria grandes chances de terminar do jeito que você está dizendo que vau terminar...sozinho xD Não estou menos exigente, mas sou razoável em admitir que exigir alguém igual ou melhor que ela seria limitar de mais meu espaço amostral.

      Excluir
  9. Agora fiquei curioso, EI!
    Quem é esse mulherão com quem você terminou o namoro?
    Trace o perfil físico e psicológico dessa mulher nota 10.
    Quero saber como ela é, pra ver se eu acho uma igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, ela basicamente era uma pessoa incrível (inteligência muito acima da média, nitidamente uma pessoa de caráter e séria, muitíssimo bem sucedida). Não era um "mulherão" no sentido popular da palavra, mas era em todos os outros. Enfim, não é uma pessoa que pode ser usada como a "régua padrão" exatamente por estar muito acima do que a gente pode considerar o padrão.

      Excluir
  10. Um tempo sozinho é importante, principalmente para pessoas casadas (como eu) kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Uó!

      Pois é, cara. Estou curtindo muito esse meu tempo "solteiro" de fato, acho que minha auto estima nunca esteve tão boa por conta dos acontecimentos recentes, hahaha!

      Excluir