quarta-feira, 15 de abril de 2020

Quem é você?

Olá, quarentenados! Como estamos?

Bem, pretendo aqui resumir rapidamente a história deste que vos fala.

Me mudei para o Japão com meus pais quando ainda era pequeno, pois eles nunca foram muito bons nos negócios e estavam absolutamente quebrados no Brasil. Acredito que tem muita gente aí que conhece aquele vizinho/cunhado do tio da prima, que foi para o Japão como "dekassegui" para trabalhar 14 horas por dia em chão de fábrica, 6 dias por semana, e ganhar o equivalente a 3 mil dólares por mês com isso. Pois bem, foi exatamente isso que meus pais fizeram.

Como dispendi pelo menos 50% líquidos do tempo em que estive no Japão.

Até aquele momento eu nunca havia tido nenhum contato com a língua ou a cultura japonesa (apesar de ser descendente), então dá pra imaginar que o rolê foi TENSO. Isso culminou em eu parar de estudar cedo e já começar a trabalhar, também, em fábricas (antes ainda dos 18 anos).

Muitos anos se passaram trabalhando para um caráleo por lá, e eu digamos que cansei. Os efeitos da crise do subprime em 2008 atingiram o Japão em cheio. Meus pais, que já estavam velhos, ficaram sem emprego e retornaram ao Brasil (talvez tão ou mais ferrados do que já eram quando fomos para lá, muitos anos antes). Vê-se que eles não tem lá uma grande aptidão ao planejamento financeiro e de futuro, né....enfim.

Alguns anos após eles voltarem pra cá, decidi fazer o mesmo. Cheguei no Brasil sem nem o fundamental completo, e o que eu fiz? Estudei feito um FDP. Durante 2 anos e meio eu estudei insanamente, em casa, com vídeo-aulas no YouTube. Fiz supletivo do fundamental. Usei o ENEM pra concluir o Ensino Médio. Prestei vestibulares de fauldades públicas e passei. Agora, tô aqui adentrando ao mundo das finanças e me cuidando para não repetir os passos dos meus pais. Aliás, devo sim deixar um agradecimento aqui à eles (que não vão ver isso aqui), pois, bem ou mal, eles me apoiaram nessa decisão de largar toda a vida que eu tinha e buscar algo através dos estudos. Por enquanto está dando certo.

Terminado o blábláblá, vamos ao que interessa. Quero mostrar à vocês meus humildes investimentos no presente momento:

Omiti os zeros à direita para não poluir a imagem. Mentira.

Esse é o mesmo gráfico do meu post beta, porém com a grande revelação do valor. Não sei por que, mas esse aplicativo que tenho utilizado para acompanhar os investimentos separa o TD da RF (essa última está num CDI de liquidez diária). Detalhando mais:

Resumo do desempenho até o momento...triste.
Distribuição das ações



Distribuição dos FII's, que estava escondendo a legenda do XPCM11, como é possível observar na imagem.

Essa carteira começou a ser montada no final de Fevereiro deste ano, ou seja, eu literalmente acabei de entrar na parada. Talvez não tenha sido lá o melhor timing, pois se tivesse iniciado duas semanas depois já teria pegado tudo em liquidação..

Com meu cargo e salário atual, pretendo aportar algo entre R$1.500 e R$2.000 por mês. Caso a promoção de cargo que está rondando a esquina se concretize mesmo, esse valor poderá aumentar consideravelmente. Vale notar que eu moro com a minha namorada e a cachorra dela. Inclusive, essa questão COM CERTEZA renderá posts por aqui, e acredito que será interessante, hahaha (rindo, mas de nervouser).

Aliás, amanhá é dia de adiantamento do salário, e estou querendo comprar HGLG11 (apesar de achar que está caro PARA CACETE) e ver se sobra algo para colocar nos FII´s que estiverem com as maiores perdas percentuais para mim. Quero ver se dou uma rebalanceada nisso, tentando deixar +- no mesmo patamar da carteira os FII´s e as ações.

Pra esse post beta 2.0 é isso. Boa quarentena à todos, e hidratem-se.

9 comentários:

  1. Sua carteira de ações está bem agressiva com PETR4, CVC3 e CIEL3, apesar das outras ações mais defensivas.

    Qual o racional pela escolha de CIEL3 e CVC3? Pretende levar pro longo prazo ou visa apenas um ganho de capital no curto/médio prazo?

    É difícil acertar o "cu da mosca" nos preços dos ativos, mas eu não curto comprar "caro" não. Já estudou o GGRC11, ALZR11 e XPLG11? Também são do ramo logístico assim como o HGLG11, talvez estejam num ponto melhor de compra.

    O valor do seu aporte está muito bom comparado com a realidade dos brasileiros, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Colheita de Dividendos!

      Bom, de forma resumida, CIEL e CVCB eu escolhi baseado no que pesquisei sobre as empresas (o mercado deles, desempenho, alguns indicadores financeiros). São empresas que eu acredito que ainda podem ir muito bem em seus respectivos segmentos. Toda a minha carteira está baseada no “buy and hold”. Não pretendo realizar lucro no curto prazo..

      Em relação aos FII’s que você indicou, darei uma olhada neles! R$170 cada cota do HGLG é osso, hehe!

      Muito obrigado pelas dicas!

      Excluir
    2. Pretende segurar os ativos como Holder, bacana demais então!

      Agora é só continuar aportando e acompanhar o desempenho das empresas.

      Excluir
  2. Parabéns pela mudança de vida e os estudos!

    Sugiro agora no começo que siga e acompanhe um site chamado bastter.com

    Vai mudar a sua vida e o seu jeito de vida e investir.

    abçs e boa sorte na nova jornada.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcus V. !

      Eu cheguei até a fazer um cadastro no Bastter, mas cara, eu não consigo acessar praticamente nada das análises lá, tudo tem que ser assinante.. Você assina o site? Acha que vale a pena?

      Abraço!

      Excluir
    2. Opa Engenheiro! Conheci seu blog hj e ja adicionei aos favoritos. Me metendo na conversa, recomendo muito o Bastter. O valor da anuidade é nada comparado a td q se aprende lá, se necessario pagaria ate mais. Alem disso, tem uma ferramenta la chamada Basttersystem que te permite gerenciar maravilhosamente sua carteira e te ajuda a fazer a declaração de IR, deixando mamao com açucar. Tb sou engenheiro e to nessa jornada rumo a IF desde q me formei, ha alguns anos. Sucesso aí na sua jornada! Vamo q vamo! Um abraço!

      Excluir
    3. Olá! Bisteca!

      Seja bem vindo =)

      Bom saber essas informações sobre o Bastter! Já vi muita gente falando de lá e os comentários não costumam ser muito positivos..falam muito sobre a tal “voadora”, hahaha! Mas vou avaliar sim assinar o site, eu tenho tido dificuldade quando busco informações mais detalhadas sobre alguns ativos. Como estou começando agora, não me sinto ainda muito confortável com as minhas “análises”, que acredito ainda serem rasas.

      Um abraço e tamo junto na jornada!

      Excluir
    4. Ah, então, esse negocio de voadora não tem nada demais, é só uma expressão lá relacionada aos "dislikes nos comentários" que costumam dar naquele pessoal que não está disposto a estudar/aprender e em vez de ler o rico material do site, ficam postando "sardinhices". Alguns não entendem que essas tais "voadoras" não tem objetivo de ofender a pessoa, mas sim fazer com que ela se esforce pra buscar conhecimento e evoluir ao inves de achar que vai ficar rica da noite para o dia atraves daquela dica magica.
      Enfim, o que quero dizer é q não se preocupe com isso, uma vez lá, vc vai entender melhor isso e perceber q nao tem nada de mais, como to comentando. Depois vc vai perceber que o ganho de conhecimento e "PAS" que vc adquire nos seus investimentos com o site lá fazem essa anuidade ser nada (ah, e tem um negocio la que todo ano o valor reduz 5 reais, ou seja, no longo prazo a anuidade tende a zero)
      Um abraço!

      Excluir
    5. Obrigado pelo esclarecimento, Bisteka!
      Vou dar uma olhada a mais no conteúdo gratuito pra sentir melhor a vibe do site, e aí talvez eu assine porque parece que pode me ajudar mesmo.

      Abraço!

      Excluir