quarta-feira, 14 de abril de 2021

Aniversário Tardio: 1 ano de blog!

E aí, audiência Tardia! Pois é, o famigerado brógui está fazendo exatos 12 meses de existência hoje! Acho que graças aos registros que faço nesse blog fica claro pra mim como MUITA coisa mudou na minha vida em apenas 1 ano. Não digo financeriamente (estou apenas ligeiramente menos pobre), mas nos outros aspectos da vida.

Feliz 1 ano de blog, Tardio! Toma uma maçã.


Bom, vou trazer alguns dados dessa jornada Tardia que está apenas começando:

  • 20.930 visitas no período;
  • 25 postagens feitas;
  • 511 comentários no total (dos quais quase metade devem ser meus, pois costumo responder quase todos que comentam aqui);
  • o blog do Gari e do Tiozinho são as principais origens de tráfego;
  • principal navegador utilizado pela galera Tardia é o Chrome;
  • Brasil, Estados Unidos e Alemanha são os países com a maior quantidade de acessos, nessa ordem
  • tenho 15 acessos a partir dos Emirados Árabes, serão conhecidos do SrIF? haha
  • minha postagem menos acessada é a que eu falo de um causo com minha ex namorada, ainda que as postagens relacionadas à esse tema tenham sempre sido as mais acessadas.

Mas o que de fato mudou na minha vida nesse tempo? Vamos ver:

Financeiro

Quando iniciei o blog eu tinha 39K em patrimônio. Hoje estou com cerca de 94K, então acredito que estou em linha com o que era esperado mesmo. Nenhum aumento estratosférico, nada que faça os olhos brilharem ou que permita perspectivas de rápida chegada à IF. Sempre soube que minha jornada à IF será longa, e inclusive acho que isso é um fato interessante: existe alguém da blogosfera que também levou sei lá, 15 anos ou mais pra atingir a IF? Tô pergutando sério mesmo.

O que eu percebo é que na blogosfera é bastante comum aqueles que conseguem atingir a IF em um tempo relativamente curto, mas sabemos que essa realidade está reservada à uma parcela ínfima das pessoas (pelo menos na Banânia). Talvez isso mostre que, de fato, em linhas gerais são as pessoas com grande poder de aporte que realmente acreditam que a IF é possível de ser atingida em tempo hábil, e também não necessitam viver como miseráveis durante o processo. Isso até faz sentido. Acho que muito poucas pessoas que ganham o que eu ganho e que tem condições parecidas com as minhas cogitam ser possível viver de renda. A questão é que não é mesmo fácil você traçar (e principalmente seguir) um plano pra 15, 20 ou até mais anos. Apesar de eu estar bastante determinado a atingir esse fim, o ser humano não é imutável e com o passar do tempo você pode passar a ver mais valor em coisas diferentes. Vamos ver como será comigo.

Trabalho


Aqui tive mudanças um pouco mais significativas. Estava absurdamente desanimado com meu trabalho, fazendo atividades que não me interessavam em nada, e com promessas de promoção não cumpridas. A promoção veio, e apesar do reflexo no salário ter sido um pouco ridículo as atividades melhoraram bastante. Longe de poder falar "nossa, amo meu trabalho e faria até de graça!", mas agora há um certo ânimo pra trabalhar. Ainda assim continuo sempre atento ao LinkedIN da vida, eu não deixaria de aproveitar alguma oportunidade interessante que aparecesse. O problema é que não aparece porra nenhuma, né.

Tenho um grande senso de urgência em relação ao crescimento no trabalho, pois eu já não sou mais um "novinho" em começo de carreira, e sim alguém que está no começo de carreira de maneira Tardia. Quando eu falo desse crescimento estou sem dúvida mais preocupado com o poder de aporte que isso poderia me proporcionar. Tenho plena ciência de que são os aportes fortes que vão me fazer chegar lá o quanto antes. Mas não tenho sentido que minha curva de crescimento será mais rápida do que a "média", e isso acaba me deixando bem desanimado. De qualquer forma para o trabalho é isso: expectativas médias, aos poucos o poder de aporte deve aumentar e a IF segue na expectativa de ser atingida em cerca de 16 anos, considerando uma rentabilidade mensal real de 0,6% no período (e talvez eu esteja sendo muito otimista aqui, hein..) e um crescimento conservador no poder dos aportes (o qual eu considero que atingirá um platô em 10 anos).

Saúde

Rapaz, aqui eu não sei dizer se as coisas melhoraram de fato, hahaha! O que eu sei é que hoje estou 14kg mais pesado do que eu era, e isso me deixa extremamente feliz. Quem leu boa parte do blog deve saber que eu sempre sofri muito por ser magro de mais, isso sempre foi um grande trauma na minha vida. Hoje me sinto infinitamente melhor, as roupas ficam melhores, os comentários sobre minha magreza pararam (apesar de que toda essa mudança ocorreu ao longo da pandemia). Quando a vida "voltar ao normal" é que vou ver de fato o impacto dessa mudança na minha vida social. Bom, falei que não sei dizer se as coisas melhoraram porquê, apesar de eu estar mais feliz comigo mesmo, estou absolutamente sedentário desde o início da pandemia. Isso obviamente é péssimo, não sei se tem como eu estar de fato mais saudável considerando esse sedentarismo. Meus planos eram ter iniciado a academia há 1 ano já, mas obviamente isso não rolou. Tá, eu sei que dá pra fazer exercício em casa, correr, fazer caminhada e essas merdas todas. Mas acho que a única coisa que eu consigo criar um ânimo pra fazer é academia (não que eu goste de academia, mas eu já fiz e foi muito bom). Então esse plano segue: assim que esse pandemônio acabar, ou assim que eu estiver vacinado (o que ocorrer primeiro) eu vou inserir a academia na minha rotina. Não apenas pela questão visual, mas porquê eu realmente estou ficando mais preocupado com a saúde conforme os aniversários vêm e vão. Ainda mais considerando que devo atingir a IF já ali na "meia idade"..tenho que estar muitíssimo bem pra conseguir aproveitar saporra da melhor maneira possível.

Pessoal


Aêêê CARAJO! Chegamos aqui.

Véi, aqui temos mudanças reais.

Há um ano atrás eu estava numa bela de uma merda. Estava em um relacionamento que me fez muito mal, mas que também me fez bem: comecei a fazer terapia por causa desse relacionamento (galera, façam terapia! Saporra vale a pena.),  descobri o que eu não quero pra mim (o que eu quero eu ainda não sei), e no geral considero que cresci em diversos aspectos graças àquele relacionamento. Sinto que eu estou conseguindo me desprender daquele perfil de namorador, em que eu acabava começando um namoro meio que sem mais nem menos. Pela primeira vez desde os 15 anos eu estou vivendo uma vida de solteiro. E eu tenho curtido bastante. Um dos motivos pelos quais eu acabava entrando nesses namoros era a auto estima: "pô, betão desse jeito aqui preciso aproveitar pra namorar, porquê se não vou é ficar sozinho". Com certeza estive errado esse tempo todo.

Tenho pensado bastante sobre essa questão de relacionamentos (e inclusive discutido isso na terapia), mas ainda não sei o que de fato eu "quero", digamos assim. Acho que no final das contas estou sim aberto caso eu encontre A MINA, só que agora meus filtros estão muito mais efetivos pra isso. Vários pontos que anteriormente eu "deixava quieto" agora eu não deixarei mais. Acho que é aquela velha coisa de você talvez não saber o que quer, mas saber muito bem o que não quer.

A outra grande mudança que ocorreu, e está diretamente relacionada ao término desse namoro: morar sozinho! Mano, eu já imaginava que ia gostar de morar sozinho, mas eu estou gostando mais do que imaginei. Ainda preciso colocar mais algumas coisas aqui no AP pra ele ficar mais confortável, mas co a porra toda do comércio fechada fica um pouco difícil (tem certas coisas que eu particularmente não compraria pela internet sem antes ver de fato). Eu só tenho me policiado quanto a comprar muitas coisas "sob medida" aqui pois não sei se vou mesmo ficar muito tempo nesse AP..como disse anteriormente ele é bem pequeno, e apesar de ser suficiente pra uma pessoa solteira, eu ainda tenho vontade de ir para um lugar um pouco maior. A depender da minha evolução no trabalho eu fatalmente devo acabar fazendo isso, mesmo que tenha um certo impacto nos aportes (mas claro que nada muito absurdo).

 Eu poderia sim estar morando com meus pais, ainda mais nesse cenário de pandemia, ia economizar uma granda do caralho, poderia fazer aportes bem maiores, não teria que me preocupar com muitas das coisas da casa..mas ainda assim eu não acho que é um bom trade off. Eu me dou relativamente bem com meus pais, a convivência é ok, mas essa paz aqui que eu tenho no meu canto vale mais do que esses aportes maiores, definitivamente. E isso aqui também está diretamente ligado à qualidade da vida de soltiero: percebo que faz total diferença você morar sozinho nesse lifestyle. As minas ficam mais interessadas quando você diz que mora sozinho, eu já percebi isso. E não só isso: como é que eu ia fazer esses meus "esquemas" morando com meus pais? Sem chance alguma. Sim, eu sei que existem os moteis, mas véi, não é a mesma coisa você chamar alguém pra "assistir um filme em casa" e falar "ow, vamos num motel aí?". E lembrem-se: eu não tenho fucking carro. Com certeza se eu tivesse carro eu estaria com vários esquemas a mais.

Vamos ver quantos anos mais virão pra esse antro de escrotidão blog de qualidade duvidosa!
Um abraço a todos (^_^)/

39 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário do blog.

    Desejo-te um caminho de sucesso e que tenha força para superar os obstáculos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns tardio, que a blogsfera continue ativa e diversificada.
    O bom é que você evoluiu financeiramente e pessoalmente nesse tempo.
    Obs: Você parece ser equilibrado, então seja criterioso com quem você leva pra casa, é importante uma certa atenção nesse ponto.
    Fora isso tá tudo ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anon!

      É, a evolução financeira não foi lá essas coisas, mas devagar e sempre né. A evolução pessoal acho que foi bem mais relevante.

      Me considero uma pessoa equilibrada sim, e acredito que tenho escolhido bem as minas que trago em casa! Não faria isso com "qualquer uma".

      Excluir
  3. Parabéns Engenheiro, também estou completando um ano de blog, porém, com pouquíssimos posts publicado rs

    Sonho um dia conseguir morar sozinho e ter essa independência, e minha sugestão para você é buscar novas fontes de renda (extras) para complementar sua renda, ou desenvolver novas "skils" ficar esperando uma possível promoção para ganhar mais é furada, eu vivi isso na pratica... e pra mim funcionou, quando comecei a trabalhar por fora, foi quando minha carreira profissional progrediu, talvez possa ter sido pura coincidência, mas gosto de acreditar que uma mudança de mentabilidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IS, parabéns pra nós!

      Cara, morar sozinho é realmente muito bom. E essa questão de encontrar uma renda extra, é algo que eu queria MUITO! Porém eu não vi nenhuma oportunidade pra isso ainda..bom, pra ser bem sincero acho que não busquei também. Mas com certeza é algo muito bom.

      Excluir
  4. Parabéns pelo Niver de blog! Mais importante que fazer planos pra 15, 20 anos, é revisar e refazer os mesmos! Rs
    A vida é dinâmica, o micro muda, o macro muda.
    Viver sozinho é bom demais mesmo, uma experiência que considero absolutamente especial. Sinto muito quem sai da casa da mamãe já num relacionamento sério com outra pessoa, a tendência a problemas é muito maior.
    14kg ganhos com sedentarismo é perigoso, hein... Não só pra aparência, como para a saúde. Passe a se mexer aí dentro de casa mesmo, cheio de treino guiado bom e curto no YouTube e você notará a diferença em poucas semanas.
    Abração e siga rumo ao sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AC! Muito obrigado !

      De fato cara, hoje vejo de maneira extremamente clara que meu objetivo é atingir a IF, mas vai saber? O plano é longo, as coisas podem mudar no curso.

      A experiência de morar sozinho tem sido excelente.

      Quanto à minha saúde, eu tenho feito os exames de sangue com bastante frequência e está tudo ok, mas mesmo assim né cara..sedentarismo nunca é bom. Assim que essa pandemia der uma acalmada, ou eu estiver vacinado (o que ocorrer primeiro) eu vou entrar em uma fucking academia. Eu não consigo fazer exercício sozinho/em casa cara..por isso nem vou me propor a fazer isso porquê não vai vingar hahaha !

      Excluir
  5. Bacana sua evolução tardio. Também não curto fazer esses exercicios em casa, no máximo corrida na rua. Ainda bem que por aqui a academia está aberta e vou 4x na semana religiosamente.

    Sobre sua vida pessoal eu vou te dar um pequeno pitaco.

    Já passei dessa fase de não conseguir viver sozinho, e também da fase que (Eu sozinho me basto).

    Sim, teve uma época em que tanto faz, tanto fez ter mulher por perto. Só queria descarregar o saco de vez em quando.

    Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Depois que eu conheci o Ítalo Marsili e o Ícaro de Carvalho minha concepção sobre isso mudou totalmente.

    Ter uma companhia não é questão de carência, é questão que o ser humano não nasceu para ser sozinho mesmo meu amigo.

    Pergunta para um preso se ele prefere ficar na solitária ou em uma cela com 20 presos?

    Bacana, admiro sua evolução de não necessitar de uma mulher do seu lado. Mas é essa necessidade que faz com que nós saír da zona de conforto e ir a caça.

    Hoje eu entendo que a janela para se achar uma boa parceira na vida é muito curta, e tem muito homem e muita mulher desperdiçando essa janela em prol do "Des. Pessoal"

    Na hora do leito de morte, ninguém se arrepende de não ter ido na academia, ou feito mais dinheiro e sim de não ter aproveitado mais o seu tempo com as pessoas.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um adendo.

      Essa questão de ir morar com os pais ou não. Você como HOMEM jamais deveria cogitar isso. Não é questão de aporte. É questão de aprender a se virar, assumir responsabilidades, formar a sua familia.

      Para mim é ridiculo homem de 30 anos, pai de pet, morando com os pais.. não da.

      Excluir
    2. Peão e você cara, achou a mulher da sua vida? Ou ainda tá enrolando ou sendo eu enrolado pela ex?
      E a moça da roça que você gostou, largou porquê?

      A janela vai passar pra você também, tá aproveitando ou só querendo dar palpite na vida alheia?

      Excluir
    3. Valeu, Peão!

      Rapaz, eu não tive coragem de entrar na academia durante esse pandemônio. Mas já é uma meta séria minha entrar assim que as coisas acalmarem.

      "Na hora do leito de morte, ninguém se arrepende de não ter ido na academia, ou feito mais dinheiro e sim de não ter aproveitado mais o seu tempo com as pessoas."

      Caralho, isso que você escreveu até me arrepiou. É uma puta de uma verdade isso.

      Eu estou em uma fase acho que de "descobrimento", cara. O que de fato eu quero pra minha vida social? Eu não sei. Estou "experimentando" essa vida de putaria, nunca tinha vivido isso, mas não acho que eu vá ficar muito tempo nisso (ou será que vou? Não sei..). O que eu tô decidido a não fazer mais é namorar por namorar. Entrar num relacinamento "porquê sim'. Não cara, agora pra eu entrar num relacionamento vai ter que ser A pessoa. Alguém que eu olhe e pense "caralho, que mulher". Eu quero admirar minha parceira, quero sentir que ela vai me ajudar a evoluir e que eu vou poder fazer o mesmo por ela. Não tenho mais aquele medo de beta de que "ou fico com a fulana ou morro na punheta". Eu realmente me sentia assim antes, só que não mais. Mas não tô desesperado pra isso acontecer não.

      Quanto a morar com os pais, cara, pra mim a questão é que agora dou um valor incalculável pra liberdade e tranquilidade que tenho morando sozinho. Por isso os aportes menores não são suficientes pra me fazerem mudar de ideia. Responsável eu sempre fui, comecei a trabalhar com 15 anos, e por isso minha história acadêmica foi Tardia haha. "Pai de pet" é foda hein xD

      Excluir
  6. Engenheiro

    Excelente evolução patrimonial de um ano para cá e parabéns pelo primeiro ano de blog. O importante é estar em evolução.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Feliz aniver, grande eng Tardio! Comemore sem moderação, ou com? Afinal, estamos de olho na sua saúde e ela será fator presente para aproveitar seus anos fire! Abraços, meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaala One !

      Rapaz, estamos em uma época que tem que ter moderação até de mais né..hahaha

      Excluir
  8. Olá, ET.

    Parabéns pelo primeiro aniversário do blog. Que venha muitos anos.

    Morar sozinho é muito bom. Gostava muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy!

      Vamos ver se eu perdurarei até tempos Tardios aqui na blogosfera, haha

      Morar sozinho é top, cara. Um dos melhores acontecimentos dos meus últimos tempos!

      Excluir
  9. Parabéns ET!
    Vc está com uma média boa de publicações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, CeP!

      Cara, eu gostaria de postar mais coisas viu, gosto de escrever mas não é sempre que vem inspiração =/

      Excluir
  10. Discordo do Peão Playboy, falar de desenvolvimento pessoal como besteira é fácil quando se é um PLAYBOY e tem a vida não de mão beijada, mas facilitada.

    Eu devo então sendo pobre abandonar o desenvolvimento pessoal e ir em busca de mulher sem ter barganha alguma?

    Não me admira que ouça conselhos de pseudo conservadores que tem fotos como "conservadoras" como a Sara Winter.

    Vá a merda Peão Playboy.

    Você fez uma analogia errada dos presos burro, um cara que mora sozinho e tem uma vida social não pode ser comparado com um preso em uma solitária que só tem um único ambiente de sociabilidade que é a própria prisão.

    Filtre mais o merdinhas que você ouve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O peão é um repetidor de ideias de terceiros.
      Na questão de janela de oportunidade para relacionamentos eu até concordo, embora no mundo real maioria caga nas escolhas, tá cheio de casais vivendo de aparências.
      Na vida real o buraco é mais embaixo, cada pessoa tem que descobrir o seu caminho e não apenas repetir coisas.

      Excluir
  11. >>>existe alguém da blogosfera que também levou sei lá, 15 anos ou mais pra atingir a IF?

    Eu estou a 13 anos na batalha. Mantidas as condições atuais estimo que em mais 2 anos eu atinja a tão sonhada IF.
    https://mendigoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí, Mendigo!

      Pô cara, muito legal saber disso! É que realmenre dá a impressão de que na blogosfera o tempo médio pra se atingir a IF é de cerca de 5 anos, rs

      Excluir
  12. Engenheiro,

    Parabéns pelo aniversário do blog, a sua presença enrique muito a blogosfera.

    Sobre o aspecto financeiro, sua evolução é muito boa e notável, você já mais do que dobrou o seu patrimônio e convenhamos que em uma época de pandemia e com o preço cada vez mais explosivo do custo de vida é uma conqusita para ser celebrada.

    Sobre o trabalho, fora o desemprego eu não acho que tem coisa pior do que odiar com o que se trabalha, sei é papo de coach e que o dinheiro sempre deve ser o fator determinante, mas às vezes chega-se ao ponto de não querer sair de casa para ir lá fazer aquela merda de trabalho. Fico feliz que esteja com uma vibe mais positiva no trabalho. Os seus comentários sobre os "aportes" é a mais pura verdade, pois quanto maior o aporte mais rápido vamos chegar na IF, é matemática.

    Sobre a sua saúde, parabéns pela evolução do peso! O que recomendo é que tome cuidado com a qualidade com que ganhou esses quilinhos, é bom fazer uma boa bateria de exames para garantir que o organismo está funcionando adequadamente.

    Sobre a vida pessoal, sua ex era um relacioamento bem nocivo para você e acho que fez em fazer terapia (todo mundo fala bem de terapia). Em relação a morar sozinho é uma das coisas que eu quero vivenciar, aqui no interior é inviável, não faz o menor sentido eu sair de casa e ir morar a duas quadras dos meus pais, fora que isso costuma dar um converseiro terrível. Entretanto acho que é bom passar uns bons anos morando sozinho antes de juntar às escovas de dente com alguma mulher, tenho certeza que é uma experiência enriquecedora.

    Torço que você esteja na blogosfera por muitos anos.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  13. PI, muito obrigado!

    É, a evolução patrimonial me desanima um pouco porquê estou focando no objetivo final, que obviamente está bastante longe..mas preciso ser um pouco mais justo comigo mesmo.

    Só de estar trabalhando com algo um pouco mais interessante já faz muita diferença. Ainda muito longe de ser algo que eu realmente goste, mas é o que temos pra hoje!

    Quanto à saúde é como falei aí em cima, eu tenho feito exames e está tudo ok, só que não existe sedentarismo ok, né. Tenho total noção disso.

    Sobre o relacionamento, sim cara, me fez um baita de um mal aquele namoro. E faça terapia! Nosso emocional tem um impacto gigantesco na nossa vida, em todos os aspectos. A terapia ajuda a entender muita coisa que passa despercebida.

    No seu caso realmente morar sozinho não parece que faria muito sentido. Meus pais moram numa cidade pequena e eu numa capital, então no meu caso tudo conspirou pra que isso ocorresse.

    Vamos ver até onde a presença Tardia se fará neste reduto, hahaha!

    ResponderExcluir
  14. Amigo, como está o mercado de trabalho para engenheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, acredito que pra quem tem boas referências/experiência existem muitas oportunidades sim. Pra início de carreira sempre há os programas de trainee/estágio, que também costumamr resultar em boas oportunidades (claro que depende muito de você).

      Excluir
  15. Oi ET, parabéns pelo primeiro ano do blog. O legal de ter um blog é justamente isso, você conseguir rever as postagens, acertos e erros, além das evoluções patrimoniais. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Yuka!

      Pois é, sinto que será interessante ter esse registro histórico das coisas, quem sabe o Tardio de 10 anos no futuro não se surpreenda (espero que positivamente!) quando se comparar ao Tardio de hoje :P

      Excluir
  16. Parabéns por 1 ano, ver essa retrospectiva própria é muito boa rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, TR!

      Espero que as retrospectivas tragam boas impressões de evolução, hehe!

      Excluir
  17. Parabéns, Engenheiro, pelo 1o aniversário de seu blog! Que venham muitos mais!
    Evolução patrimonial ​bacana, não acho pouco ter chegado a 94K.

    Em relação a morar com os pais, eu só faria isso em último caso... a gente se acostuma a viver fora de casa. Recentemente precisei fazer uma obra e precisei morar com eles enquanto isso, e não foi a mesma coisa que na época em que eu ainda morava lá mesmo.

    Sua saúde provavelmente está boa, continue cuidando dela!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mago!

      É, pra minha realidade na verdade foi uma evolução excelente, mas ao olhar o objetivo final eu fico desanimado porquê a caminhada será mais longa do que eu gostaria.

      Pois é, cara! Quando vou pra casa dos meus pais sinto isso também. Não consigo mais voltar a morar com eles.

      Excluir
  18. Engenheiro, que legal ver sua evolução, tanto na parte financeira quanto na pessoal. Comecei meu blog há alguns dias também, com inspirações como o seu blog, espero no primeiro ano atingir um tráfego como o seu e também ter uma evolução em minha vida.
    Te convido a conhecer: http://odelfosoraculo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Eric!

      Vou dar uma passada no seu blog sim.

      Excluir
  19. Parabéns pela evolução Engenheiro. Com certeza você está no caminho certo.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, JD!

      Apesar de bater um desânimo de vez em quando o que resta é seguir em frente

      Excluir