sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Você é "velho de mais" ?

 Falaê, pessoal!

Venho aqui vos relatar um causo que achei interessante. Essa semana tive que ir à empresa por conta de alguns compromissos, e tenho feito isso de táxi (como sabem não tenho e nem pretendo ter carro, e tenho evitado ao máximo utilizar transorte público por motivos óbvios).

Eu costumo entrar mudo e sair calado de táxi/uber/wathever, não costumo gostar dos típicos papos que rolam nesses ambientes. Porém, nesse caso aqui foi um pouco diferente. Estava voltando para casa com um taxista que tinha 41 anos de idade (segundo ele me informou), e começamos a conversar quando, em um semáforo que estávamos parados, uma dessas pessoas que passam vendendo coisas começou a gritar algo como "não vai me ajudar não?". Assim que o carro entrou em movimento novamente o papo começou, com ele iniciando dizendo que "não me importo em ajudar, mas se o cara faz um negócio daquele eu obviamente já não ajudo mais". Papo vai, papo vem e ele comentou comigo que tinha 2 empregos (trabalhava como segurança durante a noite e taxista durante o dia) mas que ele não queria continuar nisso pelo resto da vida. E aí, ele comentou algo como o seguinte: "já sou muito velho, tenho 41 anos, então fica difícil pra mim estudar ou tentar algo melhor".

Esse é um assunto que pega pra mim. Já contei minha história no início desse blog. Eu parei de estudar muito cedo, comecei a trabalhar de peão em fábrica e fiquei nessa vida até bem depois dos meus 20 anos de idade. Voltei a estudar depois de muito tempo, entrei na faculdade "tarde" e eu era o tiozão lá dentro. Contei toda essa minha históra pra ele, e o cara ficou bastante impressionado, e me disse que aquilo ali foi uma "lição de vida" pra ele e que ele não ia esquecer daquilo que eu havia dito pra ele. Será que eu posso ter mudado a vida desse cara? Esse cara pode estar nesse momento buscando como voltar a estudar, se programando pra daqui 1,2 ou 3 anos fazer um vestibular? Talvez. Eu não me considero uma pessoa muito altruísta, daqueles que dizem que "ama ajudar o próximo" (e eu costumo ficar com um pé atrás com essas pessoas..). Mas eu confesso aqui que eu me senti muito bem de ter tido essa conversa com essa pessoa. Eu detesto clichês e frasezinhas prontas, mas eu genuinamente acredito que cada um tem o seu fucking tempo. Claro, não vou falar para um cara de 50 anos que tem 5 filhos e uma mulher desempregada que "é só você se esforçar que você passa no seu sonhado curso de medicina na USP", ou que "basta força de vontade pra passar num concurso pro MPF". Lógico que não. Mas eu acredito sim que aquele cara não deve achar que está "velho de mais" pra sei lá, fazer uma faculdade, se especializar em algo que goste e buscar algo melhor pra vida dele. O cara me falou o que muita gente me diz, "nossa, mas você deve ser inteligente de mais né cara", e eu respondi o que eu sempre respondo, "NÃO, EU NÃO SOU". Eu não sou mais inteligente do que ninguém. O que eu sou e afirmo isso é disciplinado, esforçado e persistente. Foi isso que me fez conseguir voltar a estudar depois de tantos anos longe (tanto do estudo como do próprio Brasil), que me fez entrar em uma universidade pública excelente e me formar em um curso difícil, com ótimo rendimento acadêmico. Ao invés de eu estudar por 2 horas eu compensava as minhas maiores dificuldades estudando 6. Ao invés de ir pro rolê na quinta e faltar nas aulas da manhã na sexta, eu ficava estudando. Eu não chamo nada disso de ser "muito inteligente".


Enfim, detesto textinho motivacional, mas essa é uma história que acho que serve pra inspirar bastante gente. Dadas as devidas proporções e tendo senso crítico, é possível dizer que ninguém é "velho de mais" pra nada.


Um abraço!

19 comentários:

  1. ET,
    Você mostrou a ele que existem pessoas que recomeçam em outras idades. Agora basta ele analisar se isso se encaixa na realidade dele. Como bem dito, cada um tem seu tempo. Existem mentes fervilhando de ideias e o fator idade não pode ser limitante.
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, CeP.

      Como eu falei no texto temos sempre que usar o bom senso, mas acho que é muito comum as pessoas nem tentarem algo por conta desses pré conceitos relacionados à idade.

      Excluir
  2. "Se você é jovem ainda, amanhã velho será". Como dizia o filósofo Chaves do oito.
    41 anos não é velho mas sabemos que há algumas perspectivas de idade "ideal" para se realizar algumas cosas que permaneceram ao longo do tempo.
    Porém a expectativa de vida vem aumentando e as exigências e volatilidade do mercado de trabalho também logo alguns desses conceitos não se enquadram tão bem a realidade atual e essa questão do estudo é uma das situações que mudou muito.
    Não acho que faz mas tanto sentido essa cobrança por entrar em faculdades com 18, 19 anos sendo que nessa altura da vida muitos nem sabem que profissão escolher uma decisão mas tardia pode ser muito mas certeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela digitação com erros, o teclado do meu notebook tá uma merda.

      Excluir
    2. Eu tinha essa mentalidade de que entrar entre 18-20 anos era o ideal, hoje sou totalmente contra isso, a pessoa tem que viver primeiro e experimentar ambientes pra depois quem sabe "decidir" o que quer se profissionalizar.

      Excluir
    3. Eu, com minha visão de vida de hoje, gostaria de ter levado a sério os estudos mais cedo, me formado mais cedo e etc. Mas esse é um cenário muito hipotético, eu com certza só percebi o quanto, para mim, era importante estudar porquê conheci o "outro lado da moeda", que é a vida de peão sem estudo. Então eu devo concordar com o que você diz, realmente escolher uma faculdade aos 18 anos não deve ser nada fácil.

      Excluir
  3. Eai rapaz, que história legal! aliás vi alguns posts antigos seus e gostei bastante
    Sou engenheiro também e... como meu "nick" denuncia, também sou japa.

    Vamos conversando, sucesso aí na sua caminhada

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Japa!

      Cara, vou dar uma lida no seu blog. Você também foi um "dekassegi"?

      Sucesso para nós!

      Excluir
  4. É muito legal essa abordagem sobre a vida, em especial eu concordo com você sobre o conceito de inteligência, o problema é que algumas pessoas consideram isso como um dom que apenas algumas pessoas nascem e na verdade dá pra conquistar a tal "inteligência" com esforço e pasciência.

    O problema é que a galera quer ficar rica e bem sucedida, trabalhando pouco, olhando o Instagram e viajando para a praia no final de semana. O amigo do táxi trabalha bastante? Sim, mas aí entra um ponto interessante, trabalhar bastante nem sempre é trabalhar com inteligência, talvez é hora de rever os conceitos e objetivos de vida dele para buscar um trabalho que o agrade mais. Aos 41 anos não é tarde.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI, você fez excelentes colocações aí. As pessoas sofrem de um mal terrível chamado PREGUIÇA. Elas realmente acham que pra pessoas "muito inteligentes" é simples passar em uma boa faculdade e concluir um curso difícil, mas elas não veem o quanto de suor, dedicação e sacrifícios que estão por trás disso. Pra qeum não nasceu com a vida ganha NADA é fácil.

      Excluir
  5. Excelente post engenheiro, tenho a mesma percepção que você. Minha vida foi parecida com a sua e do nada larguei meu trabalho "bom pra época" pra estudar pra um vestibular muito difícil, era a melhor escola de engenharia do brasil. Passeis 4 fucking anos estudando pra essa merda até passar par vim nego hoje, depois de formado e tudo mais e falar que eu sou muito inteligente ou que só pessoas inteligente passam nessa prova!! O cú, o cú deles, persistência, disciplina e esforço são as palavras da minha "inteligente", mas é foda as pessoas intenderem isso, a maioria acha que certos lugares não são acessíveis simplesmente pq rotulam ele e pronto, é foda!

    Excelente reflexão!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, EpI, eu tinha uma vida bastante estável. Morava em um país de primeiro mundo, podia ter carrão, viajar, trocar de iPhone todo ano, enfim, essas coisas todas que seduzem facilmente as pessoas.

      Mas cheguei em um ponto em que vi que passar o resto da vida naquele ciclo não ie me bastar. E eu te digo: não me arrependo em nenhum instante. Foi a melhor decisão da minha vida.

      É como falei aí em cima: é muito difícil das pessoas enxergarem o quanto de esforço que está envolvido pra que mudemos um "status quo" pessoal de forma tão radical.

      Excluir
  6. Muito boa reflexão. Tenho um tio que era engenheiro desde novo, virou corretor de imóveis e aos 62 anos entrou na faculdade de Direito (hoje já está formado há mais de 10 anos).
    Poucos transformam sonhos em planos e menos ainda colocam em prática, já que demanda disciplina e perseverança.
    Com certeza você no mínimo colocou uma pulga atrás da orelha do taxista.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AC, eu diria que o caso desse seu tio é algo um pouco mais incomum (são aqueles exemplos bem fora da curva, sabe?)

      Considero que o meu caso é muito mais, digamos, "reproduzível" por uma quantidade de pessoas muito maior. Tenho certeza que esse taxista ficou com essa pulga atrás da orelha sim, e isso de alguma forma me deixou satisfeito.

      Excluir
  7. Legal sua reflexão, Engenheiro. O mercado infelizmente tem um preconceito com pessoas de mais de 30 (digo o mundo corporativo), mas por outro lado há muitas profissões que não têm esse preconceito. Devemos todos adotar uma postura de "eternos aprendizes" e estudar sempre, desenvolver ou refinar nossas habilidades, e por aí vai. O dia em que nos encostamos é o dia em que "morremos".
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Mago. Ouvi muitas vezes na empresa onde trabalho comentários como "nossa, mas você é estagiário com essa idade?". Eu simplesmente dizia "sim, sou", e para uma ou outra pessoa lá eu já contei a minha história. É que no meu caso eu realmente aparento ser infinitamente mais novo do que eu sou (geralmente acham que eu estou na faixa dos 20 - 25 anos), mas imagino que se eu fosse uma pessoa que aparenta ter a idade que eu tenho as coisas seriam piores.

      Também concordo com o que você disse sobre sermos "eternos aprendizes": da mesma forma que o mundo nunca permanece estático, nosso conhecimento também não pode permanecer.

      Excluir
  8. https://instagram.com/evandroc_trainer?igshid=6udcd83td7um

    Olhem isso, o cara é todo trincado e é no estilo que essas novinhas gostam de barbinha fechada, cabelo liso e só tem 1262 seguidores no instagram.


    Pqp! E você vê FGVs no instagram com 20, 30 mil e algumas até 100 mil seguidores.

    Está aí o porque todo beta ter que ganhar dinheiro se quiser comer mulher, o nível de exigência delas é insano hoje.

    ResponderExcluir
  9. Difícil comparar instagram de homem e mulher. É muito mais fácil investir em academia, mostrar a bunda em poses sensuais e divulgar produtos do que trabalhar em uma empresa das 8h as 18h! Destes milhares de seguidores vários deles podem ser comprados, adolescentes punheteiros, betas solteiros e tiozão. Várias delas são gp, começam cedo dando para o primeiro ficante, possuem vários parceiros até seus vinte anos, enquanto não se quer nada sério, e depois devem pensar já fiz tanto de graça qual o pq de não cobrar. Fazem o que sabem, gostam e tiram uma grana legal com isso, deixa todo mundo babando no perfil e qdo ficarem mais velha aí sim procuram alguém com grana pra sustentar. É esse tipo de mulher que procuras ou tá procurando no lugar errado? pra comer é só pagar!

    ResponderExcluir