Fala, pessoal! Bóra pro penúltimo fechamento desse ano de los carajos !
FINANCEIRO
Imagino que esse tenha sido um mês em que vossos briocos puderam se regenerar do estrago dos meses anteriores. O mercado é retardado engraçado, né? Surgem uns ânimos coletivos gerais e a porra toda sobe loucamente, pra logo mais sair alguma notícia que jogue um balde de água fria nesses ânimos mal fundados e ele caia tudo de novo. De qualquer forma, tive um aumento de mais de 7% na minha carteira, voltando novamente acima dos 60K e vendo no horizonte uma possibilidade de encerrar o ano dentro da minha meta (que é de 68K). O aporte do mês foi de magros R$1.147,48, integralmente na reserva de emergência e ainda como consequência do desfalque ocorrido pra me ajeitar no meu cafofo. Os dividendos totalizaram R$97,45, incluídos aí os dividendos das ações nos EUA (que estão sendo automaticamente reinvestidos nos próprios ativos).
Seguem os gráficos (tô usando o TradeMap ainda pois não sei de fato que caralhos usar):
Consolidado geral da carteira. Essas "variações" aí que ele indica não são a rentabilidade. |
Ações no Brasil. |
FII's no Brasil. |
Ações nos EUA. |
Estou recompondo minha reserva de emergência para, então, voltar a fazer os aportes na renda variável. Pretendo por hora aportar apenas em ações nos EUA, pois cada vez mais sinto que a Banânia simplesmente não tem futuro. Essa desvalorização do dólar fez com que ficássemos ainda mais miseráveis do que já éramos (pegue aí um bom salário de engenheiro aqui e passe isso pra dólares, euros, libras esterlinas..o engenheiro sênior aqui tá ganhando o mesmo que um operário lá fora), e isso me deixa cabrêro de mais. Estou pensando seriamente em não esquentar a cabeça e ir só de S&P500 e algum outro ETF de real estate.
Ah! Meus amigos, quem aí tem um bom conteúdo sobre bitcoin pra indicar? Esse é outro que eu acho que já demorei demais pra começar a estudar e entrar. Muitos dizem "ah, mas agora já se perdeu o bonde", mas acho que nunca sabemos quando é que o bonde realmente passou. Vai que essa porra chega no 1MM de dólares como alguns dizem? Ou então volte pros centavos, sei lá. Como minha bola de cristal tá sempre muito embaçada, pretendo apenas entender o básico sobre o negócio pra começar.
TRABALHO
Galera, pra vocês terem uma ideia do QUÃO FILHA DA PUTAMENTE BAGUNÇADA é essa porra dessa empresa onde eu trabalho, amanhã eu saberei se de fato minha maldita promoção aconteceu. Sabem como? Olhando no sistema, pois lá deverá constar meu novo cargo. E, então, eu entrarei no portal do RH pra saber qual é a porra do salário. Parece uma fanfic isso, né? Mas não é. Esse é o nível do maldito lugar. De qualquer forma imagino que tenha acontecido sim, pois a pessoa que irá me substituir na minha atual função já está participando das reuniões de time, e eu já estou envolvido nas atividades da nova área. Véi, é inacreditável..
O aumento salarial não deve ser tão substancial como eu achei que seria, mas já será o suficiente pra dar um bom up nos aportes. Se tudo correr mais ou menos como eu espero que corra, essa nova função deve renovar meus ânimos com esse trabalho, e talvez eu pare de me inscrever até pra atendente no Mcdonald's com isso (ei, nada contra os atendentes de Mcdonald's). Lembrando que estou morando sozinho, né, então esse aumento nos aportes vai ser apenas adequado à essa minha nova realidade.
Fora isso, bom, o trabalho continua sendo o trabalho. Eu não me sinto miseravelmente infeliz como o SrIF parecia se sentir com o dele, por exemplo, mas confesso que estou vivendo uma enorme desilusão. Eu fantasiava bastante sobre como seria minha vida de "mão de obra qualificada", mas acho que esse conto de fadas só pode ser bem vivivo por aqueles que de alguma forma conseguem se integrar bem nessa dinâmica do mundo corporativo. Tenho sentido que esse não será meu caso.
SAÚDE E PESSOAL
Minha saúde acredito que está melhorando com o tratamento. Estacionei nos 15kg a mais que a época pré-tratamento, e ja me sinto bem melhor comigo mesmo. Continuo naquela de "preciso começar a fazer academia!", mas acho que enquanto não tivermos uma vacininha marota pro coronga não irá rolar pra mim. Sei que é perfeitamente plausível fazer uns exercícios em casa mesmo, mas né...vergonha na cara aqui tá em falta. Tenho uns outros médicos/exames que estou enrolando pra ir fazer, não sei por que eu enrolo tanto pra fazer essas porras.
A experiência de morar sozinho tem sido ÓTIMA! Cara, como eu me sinto bem em ter meu canto do jeito que eu quero, puta que pariu..se eu soubesse que seria assim eu teria feito isso antes. Eu me viro muito bem na cozinha, inclusive considero que eu como muito melhor quando cozinho em casa do que quando peço os iFood da vida. Limpeza tenho pedido pra uma moça vir em média 2x ao mês (o AP é pequeno, eu sei, eu podia muito bem limpar, mas porra...que preguiça). Exatamente por ser um AP pequeno acaba saindo barato, então considero que compensa. Nesse meio tempo eu apenas dou uma varrida no chão (isso mesmo, varrida, ainda não comprei o aspirador de pó..dicas de aspirador aí? Daqueles verticais.) e uma esfregada no box/vaso sanitário. O que ocorre aqui é que eu vou tentar negociar com o dono do prédio o aluguel, pois eu considero que o valor que ele cobra está fora da realidade para o tamanho do AP/localização. Ainda mais considerando que ele acabou de fazer um reajuste pelo IGP-M, e vocês sabem, né? Essa porra de IGP-M subiu sei lá eu quanto, 20%? Porra, não me fode. Não retrata NEM DE LONGE a realidade do que deveria ser considerado pra reajustar um aluguel. Além de tentar mudar o indexador de reajuste, quero negociar o valor do aluguel. Acho difícil ele não querer negociar, pois já percebi que o prédio tá bem vazio, e além disso eu sou um excelente inquilio (pago o aluguel no exato dia que recebo o boleto, não crio problemas, enfim, não sou o típico bostileiro). Caso eu não chegue em algo que eu acho razoável, bem...mais uma fucking mudança vai vir por aí. Infelizmente, pois sei que com o preço desse aluguel aqui eu consigo um AP pelo menos 50% maior e talvez até mais bem localizado. Por esse motivo, também, não comprei algumas outras coisas aqui pra esse AP, pois seriam coisas mais "sob medida", digamos assim. Vou esperar ver como que essa situação vai ficar.
Minha preparação para meu aprimoramento profissional está em curso, estou animado com isso. Será algo que irá tomar um enorme tempo meu, e terei que me organizar muito bem pra conciliar isso com o trabalho. Mas acredito que valerá a pena, vejo isso como um potencial para que eu possa aumentar meu poder de gerar renda num futuro aí (não estou fazendo apenas por isso: é algo que eu realmente tenho vontade de fazer).
Bom, por hoje é só galêre! Tô meio sem inspiração pra escrever, apesar de ter ficado um tempo sem postar nada aqui. Surgindo inspiração eu faço algum post aí que não seja o fechamento, hehe!
Bom dezembro de los infiernos à todos!
Bom, por hoje é só galêre! Tô meio sem inspiração pra escrever, apesar de ter ficado um tempo sem postar nada aqui. Surgindo inspiração eu faço algum post aí que não seja o fechamento, hehe!
Bom dezembro de los infiernos à todos!