Percebi agora que este Tardio blog completou meia década de vida! Rapaz, quanta coisa mudou na minha vida em um espaço de tempo que considero bem curto. Bora pro fechamento.
FINANCEIRO
Este foi outro mês em que não acompanhei absolutamente nada dos investimentos. Saquei uma graninha de um CDB no brasil pra fazer uma remessa pros EUA, pois como por enquanto ainda não sei bem como vou proceder com os investimentos com o dinheiro que estou ganhando aqui, minha parcela em caixa/RF ia começar a crescer mais do que eu gostaria. Olhei na planilha as ações nos EUA que estavam pra trás do que eu defini e comprei elas, sem análise, sem nada. Simples assim.
Esse mês eu consegui entender melhor como está minha situação financeira em ienes, então estou contabilizando como aporte o dinheiro que já ganhei menos as minhas dispesas, o que resultou nesse aporte monstro do equivalente a 25K reais. Ainda estou deixando tudo em reais pois acho que preciso de mais um tempo pra saber de fato como as coisas ficarão. O dinheiro aqui, meus amigos, rende DE MAIS. O poder de compra da moeda é muito grande, eu não estou ganhando lá um salário espetacular, mas ainda assim consigo aportar muita coisa aqui.
Os rendimentos do mês foram de R$2.546, meio que na média do que eu vinha recebendo.
TRABALHO
Aqui a vida real já começou. Tenho uma entrega relevante pra finalizar nas próximas semanas, e acredito que estou me saindo bem na tarefa. Já me acostumei com o ambiente e em como ele é absolutamente diferente do que estamos acostumados do velho ocidente. Como tenho tido que aprender muita coisa, a carga mental do trabalho pra mim tem sido bastante intensa, e eu não vejo o tempo passar enquanto estou lá no trabalho. Coisas que geralmente são simples aqui pra mim se tornam desafios, como apresentar em uma reunião o status de uma tarefa, por exemplo. Isso me esgota um pouco, mas eu estou achando a experiência muito boa. Tenho dito pra Alta que se eu conseguir me sair bem trabalhando aqui, eu posso trabalhar em absolutamente qualquer lugar.
Existe pouca ou nenhuma interação com as pessoas enquanto você está trabalhando (além de reuniões, obviamente). Cada um fica em sua mesa fazendo o seu trabalho e é isso. Para pessoas extremamente introvertidas acho que esse tipo de ambiente é o paraíso na terra. Eu sou relativamente introvertido, mas não tanto. Estou buscando extrair o melhor da experiência em si, mas não acredito que eu ficaria muito tempo trabalhando em uma empresa assim. Essa experiência aqui sem dúvidas vai me abrir muitas portas, tanto em empresas mais internacionalizadas no próprio Japão quanto fora daqui.
SAÚDE
A saúde infelizmente ainda está um pouco negligenciada. Minha rotina tem sido cansativa, não tive a menor coragem de ir atrás de academia nem nada do tipo. De qualquer forma não é uma rotina sedentária, pois tenho andado bastante (média de 6km por dia). A alimentação podia estar melhor mas não está ruim. O Japão é uma absoluta tentação quando o quesito é alimentação: tudo aqui é de altíssima qualidade, os doces são os melhores do mundo, na minha opinião, então é muito fácil você acabar se desviando. Ainda assim eu tenho um bom autocontrole, então acho que o que realmente está faltando é a atividade física regular.
PESSOAL E ANIVERSÁRIO DO BLOG!
Bom, eu tenho falado com a Alta todos os dias. Quando eu acordo pra ir trabalhar nós nos falamos por mensagem, e quando chego em casa do trabalho a gente faz chamada de vídeo. Temos sentido muito mesmo a falta um do outro, estávamos muito acostumados com a convivência juntos, então isso tem sido difícil. Ainda não fez 3 meses que estou aqui, então seguimos achando muito cedo pra começarmos uma movimentação pra ela vir pra cá. Essa realmente é uma situação complicada, pois ela está extremamente bem no trabalho atual dela. Está ganhando muitíssmo bem e vem sendo bastante reconhecida lá. Confesso que tenho evitado ficar pensando nisso, mas eu não sei como vamos fazer caso ela não possa manter esse trabalho vindo pra cá (o que, pra ser muito sincero, é o que tem mais probabilidade de acontecer). Ela trabalho muito duro pra chegar onde ela está e eu tenho total consciência de que ela não pode simplesmente jogar isso fora.
Exceto esses pontos está tudo tranquilo, mesmo a distância seguimos muito unidos e com nossos objetivos bastante alinhados.
Agora, vamos lá: esse blog fez CINCO ANOS! Eu me lembro mutíssimo bem da tarde em que eu criei esse blog e escrevi a primeira postagem (estou nesse momento ouvindo a música que eu estava ouvindo naquele dia e que se tornou o tema desse blog pra mim). Quanta coisa aconteceu de lá pra cá, hein?
Comecei esse blog com se não me engano 30 e poucos mil reais, um relacionamento TENEBROSO, trabalhando num lugar que eu odiava. Realmente não tinha como imaginar que em 5 anos as coisas estariam como estão hoje. Inclusive o blog tinha muito mais audiência quando as postagens eram sobre o relacionamento, hahaha! Realmente é muito mais interessante pras pessoas no geral ler sobre um cara que descobre que a namorada é surubeira do que acompanhar os investimentos e reflexões de vida desse cara.
Inclusive me parece que a blogosfera minguou ainda mais daquela época pra cá. Muitos blogs que eu acompanhava quando comecei o meu simplesmente sumiram/foram abandonados. Realmente acho que isso aqui é um reduto em extinção. Bom, pelo menos como um bom diário de memórias isso aqui vai servir.
Um bom início da segunda metade do ano à todos!
Que você entre em uma nova era de aportes monstros. Manter um relacionamento normal já não é fácil, imagina a distância.
ResponderExcluirEu sei que a gente odeia vários aspectos do Brasil, mas só estando fora que conseguimos enxergar o que há de bom aqui e também que nenhum lugar, por mais desenvolvido que seja, é perfeito.
Abraços.
Mendigo, na verdade esse meu aporte desse mês deu uma falsa impressão de que eles serão monstros assim sempre, ma não serão, infelizmente. Eu recebi diversos reembolsos nesses primeiros meses, por isso a grana que sobrou foi alta assim.
ExcluirSobre nenhum lugar ser perfeito, sem dúvida isso é verdade, mas o que eu posso dizer é que as únicas coisas das quais eu sinto realmente falta no Brasil possuem CPF. Do país em si, posso dizer que não tem nada mesmo que eu realmente sinto falta.
Engenheiro,
ResponderExcluirContinue trazendo pontos de vista sobre o Japão, confesso que nunca fui muito ligado na cultura japonesa ou tive interesse de visitar o país, o máximo que consumi foram alguns animes japoneses.
Acho curioso seu relato que o ambiente de trabalho é como deveria ser: profissional. No Brasil é basicamente uma macaquice no trabalho, a bajulação e o "networking" é o que faz sua carreira e não a sua entrega necessariamente. O Japão parece ser mais "preto no branco" na medição do time.
Abraços,
Pi
PI, o Japão é um país milenar com talvez uma das culturas mais ricas do planeta.
ExcluirSobre o ambiente de trabalho, meu relato não é nada exagerado. Ele é realmente como eu descrevi.
Parei para ver e percebi que o meu blog também tem 5 anos. UAU!! Embora eu não tenha sido tão assíduo nas postagens durante todo esse anos, o pouco que eu postei já mostra o quanto as coisas mudaram nesse período. O blog, assim como os diário, são muito bom para sabermos o quando estamos evoluindo, mesmo quando tudo parece estar parado. Parabéns, Engenheiro!
ResponderExcluirObrigado, Investidor !
ExcluirEngenheiro!
ResponderExcluirSe os próximos aportes foram assim, será um pulo seu milhão.
Quanto a alta, pensem como um casal. Isso é inevitável.
Abraço!
CP, infelizmente não serão, conforme eu falei pro Mendigo aí em cima. Mas serão bons aportes.
ExcluirQue aporte gigante! Parabéns 👏
ResponderExcluirVai ser muito legal acompanhar a velocidade com que seu patrimônio vai crescer com esses aportes.
Confesso que, ao ler seu relato sobre o poder de compra no Japão, bateu aquele desânimo. É realmente impressionante como, no Brasil, a gente precisa gastar tanto pra conseguir o básico.
E o ambiente de trabalho por aí? Acho sensacional. Bem que poderíamos ter algo parecido por aqui também. Quem sabe um dia!
Um abraço e sucesso na jornada
Poupadora, eu criei uma fake news aqui no blog, kkkkk. Os aportes não serão tão grandes assim nos próximos meses. De qualquer forma serão aportes consideráveis sim.
ResponderExcluirPois é, é uma sensação muito boa você sentir que seu dinheiro consegue te levar longe. Eu sou muito mais propenso inclusive a gastar mais aqui, pois eu não me sinto um imbecil sendo explorado ao comprar as coisas.